Repository logo
 
Publication

A cooperação como estratégia de aprendizagem em turmas heterogéneas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Rosa
dc.contributor.authorSales, Adriana
dc.date.accessioned2020-08-28T09:39:01Z
dc.date.available2020-08-28T09:39:01Z
dc.date.issued2020-01-17
dc.description.abstractO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como principal objetivo compreender e identificar como a cooperação contribui para o sucesso da aprendizagem em grupos heterogéneos em sala de aula de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um estudo exploratório, do ponto de vista metodológico, que se realizou durante os estágios. De forma a validar a questão definida, adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa, assente em entrevistas presenciais orais de perguntas abertas. Realizou-se assim, a entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação, dois educadores e três professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de obter resposta à problemática. Tendo em conta que um dos desafios enfrentados pelos profissionais de educação no seu dia a dia, diz respeito à heterogeneidade em termos etários nas salas de aula, colocando-se, mesmo em turmas homogéneas a questão dos benefícios ou inconvenientes das transições de nível com mudança ou não de grupo / turma. Esta investigação permitiu que se adquirisse um conhecimento acerca de como os profissionais de educação lidam com grupos heterogéneos em termos etários, de modo a que no meu futuro profissional como educadora / professora, seja um elemento facilitador para potenciar as aprendizagens das crianças / alunos e garantir assim uma prática consistente de valorização e promoção das aprendizagens, tendo em vista a individualidade da criança / aluno.pt_PT
dc.identifier.tid202464547pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33233
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectHeterogeneidadept_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectTrabalho e aprendizagem cooperativapt_PT
dc.titleA cooperação como estratégia de aprendizagem em turmas heterogéneaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Adriana Costa Sales.pdf
Size:
943.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format