Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A Vivência Lúdica nas Escolas da Rede Pública de Ensino no Município de Alcântara - Maranhão - Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO CIBELE.pdf1.14 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A partir de leituras e discussões a respeito da importância da atividade lúdica como ferramenta pedagógica na educação para criança em idade escolar, este estudo buscou identificar a atividade lúdica no contexto escolar, assim como o seu emprego quanto ferramenta de ensino nas unidades escolares do Ensino Fundamental I do 1º ao 2º anos das séries iniciais. Neste aspecto, fez-se indispensável ponderar como a ludicidade intervém no processo de ensino e aprendizado, averiguando a seriedade dos jogos na educação e no desenvolvimento dos educandos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I no município de Alcântara, no Estado do Maranhão. Pretendese com este questionamento averiguar as seguintes indagações: Como se dá o aprendizado por meio do lúdico no processo de alfabetização para a criança? Quais os métodos pedagógicos ou técnicas utilizadas para trabalhar o lúdico em sala de aula? Quais os entraves encontrados pelos docentes para praticar o lúdico no contexto das escolas públicas? Buscou-se, inicialmente, levantar embasamento teórico que demonstrasse a eficiência do lúdico na metodologia de ensinoaprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, físico e social da criança. Coletou-se dados da prática escolar em três escolas do município de Alcântara no Estado do Maranhão, investigando a presença do emprego da ludicidade, em sala de aula. Buscou-se dados por meio de questionário fechado entregue aos educadores para fundamentar, junto com o referencial teórico, as discussões e análise sobre a existência ou não do lúdico, na escola, e sua importância quando o mesmo é agregado. Esta pesquisa permitiu trazer à tona a discussão sobre as informações da realidade escolar, sob a luz do material teórico investigado, onde se verificou que o corpo docente compreende e busca aproveitar o lúdico no espaço da sala de aula, entretanto, falta material e também estímulo das escolas com relação a essa rica ferramenta. Dessa forma, o referido estudo permitiu refletir acerca da formação dos educadores, para desenvolver conteúdos e estratégias mais agradável; de modo a fazer com que o educando tenha uma participação das relações de ensino-aprendizagem de forma criativa e crítica; bem como a participação ativa da coordenação dentro da escola auxiliando o trabalho do educador.

Description

Keywords

escola lúdico ensino

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License