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ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A Vivência Lúdica nas Escolas da Rede Pública de Ensino no Município de Alcântara - Maranhão - Brasil
dc.contributor.author | Santos, Cibele Coelho | |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T11:48:52Z | |
dc.date.available | 2020-02-19T11:48:52Z | |
dc.date.issued | 2020-01-17 | |
dc.description.abstract | A partir de leituras e discussões a respeito da importância da atividade lúdica como ferramenta pedagógica na educação para criança em idade escolar, este estudo buscou identificar a atividade lúdica no contexto escolar, assim como o seu emprego quanto ferramenta de ensino nas unidades escolares do Ensino Fundamental I do 1º ao 2º anos das séries iniciais. Neste aspecto, fez-se indispensável ponderar como a ludicidade intervém no processo de ensino e aprendizado, averiguando a seriedade dos jogos na educação e no desenvolvimento dos educandos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I no município de Alcântara, no Estado do Maranhão. Pretendese com este questionamento averiguar as seguintes indagações: Como se dá o aprendizado por meio do lúdico no processo de alfabetização para a criança? Quais os métodos pedagógicos ou técnicas utilizadas para trabalhar o lúdico em sala de aula? Quais os entraves encontrados pelos docentes para praticar o lúdico no contexto das escolas públicas? Buscou-se, inicialmente, levantar embasamento teórico que demonstrasse a eficiência do lúdico na metodologia de ensinoaprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, físico e social da criança. Coletou-se dados da prática escolar em três escolas do município de Alcântara no Estado do Maranhão, investigando a presença do emprego da ludicidade, em sala de aula. Buscou-se dados por meio de questionário fechado entregue aos educadores para fundamentar, junto com o referencial teórico, as discussões e análise sobre a existência ou não do lúdico, na escola, e sua importância quando o mesmo é agregado. Esta pesquisa permitiu trazer à tona a discussão sobre as informações da realidade escolar, sob a luz do material teórico investigado, onde se verificou que o corpo docente compreende e busca aproveitar o lúdico no espaço da sala de aula, entretanto, falta material e também estímulo das escolas com relação a essa rica ferramenta. Dessa forma, o referido estudo permitiu refletir acerca da formação dos educadores, para desenvolver conteúdos e estratégias mais agradável; de modo a fazer com que o educando tenha uma participação das relações de ensino-aprendizagem de forma criativa e crítica; bem como a participação ativa da coordenação dentro da escola auxiliando o trabalho do educador. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202445186 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31442 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | escola | pt_PT |
dc.subject | lúdico | pt_PT |
dc.subject | ensino | pt_PT |
dc.title | ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A Vivência Lúdica nas Escolas da Rede Pública de Ensino no Município de Alcântara - Maranhão - Brasil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |