Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
509.41 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório final é o resultado de um estudo de mestrado com a temática: “O lúdico como instrumento facilitador de aprendizagem na matemática da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”. Assim sendo, tem como objetivo realçar que as atividades lúdicas e a aprendizagem da matemática estão relacionadas, em ambas as valências de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refleti sobre a importância da aprendizagem lúdica, os benefícios da sua utilização em contexto de sala e para o desenvolvimento da criança, nomeadamente como as crianças são motivadas para a descoberta de novas aprendizagens matemáticas. Para a investigação, optou-se por uma metodologia de investigação-ação de caráter qualitativo, em que foram utilizadas as técnicas de observação participante e de recolha documental. Começando pela caracterização do contexto e dos participantes, procedi à análise das observações, planificações e avaliações das práticas desenvolvidas durante o decorrer dos estágios, identificando sempre os instrumentos utilizados. Os dados recolhidos apontam para que o brincar é, decididamente, valorizado pelas crianças e que a aprendizagem através do lúdico estimula e contribui para desenvolve as suas competências na área da matemática.
Description
Keywords
Brincar Jogo Lúdico Aprendizagem Matemática