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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de investigação foi motivado pelo nosso contexto profissional e pela
nossa necessidade de compreender, na sua generalidade, o conceito de supervisão
pedagógica na formação inicial e especificamente, como é que o professor orientador da prática pedagógica desempenha um papel significativo na configuração do acolhimento do aluno estagiário, na concretização do seu estágio prático de formação - prática pedagógica.
Temos consciência que a realização de um adequado acolhimento, só será possível
compreendendo as suas linhas orientadoras e identificando as estratégias promotoras para o seu desenvolvimento.
Estamos também convictos de que o acolhimento e integração do aluno estagiário da formação inicial na prática pedagógica é uma das fases de todo o processo de formação e como tal contribuem para a construção e desenvolvimento pessoal, social e profissional do futuro educador/professor. De facto a formação teórica fornece-nos indicadores sobre a
produção de saberes por parte dos alunos, mas é, sem dúvida, na praxis que ele retém os
seus saberes de referência, daí a importância primordial de proporcionar através do
acolhimento, um processo de formação interactivo e dinâmico, um trabalho reflexivo sobre
as práticas, que permita ao professor orientador compreender a globalidade do sujeito e em
simultâneo, que possibilite a construção permanente da identidade pessoal do aluno.
Description
Keywords
Formação inicial-Professor Supervisão de professores Desenvolvimento profissional