Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Acompanhamento do professor principiante em sala de aula

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TesePaulaToscano.pdf1.52 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O acompanhamento do professor principiante, em sala de aula, é um percurso importante para o exercício da profissão do futuro docente. É aqui que vai ter o primeiro contacto com a realidade educativa, ao nível do seu desempenho profissional e colocar em prática os conhecimentos adquiridos na formação inicial, estando, no entanto, em constante aprendizagem. Neste processo de aprendizagem, o supervisor pedagógico terá concerteza um papel preponderante na ajuda e orientação do professor principiante, de modo a que este possa, constantemente, melhorar a sua prática docente. Neste trabalho de investigação, procuramos conhecer a melhor forma de contribuir para desenvolvimento profissional do professor principiante, através de um acompanhamento, reflexão, feedback e avaliação contínuos, motivado por uma relação interpessoal e de empatia entre ambos. Torna-se igualmente importante recolher sugestões para a melhoria das etapas no percurso de desenvolvimento profissional do professor principiante e compreender se os supervisores influenciam esse percurso, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, este trabalho tem por base uma metodologia qualitativa, através de entrevistas, observações e questionários implementados a professores em início de carreira e tem como principal objetivo conhecer de que modo o acompanhamento do professor principiante, em sala de aula, por parte do supervisor pedagógico, pode melhorar o desempenho profissional e, de certo modo, influenciar o exercício da profissão de docente. Nesta investigação, pretendemos ser investigadores ativos numa instituição educativa onde exercemos funções de professores do Ensino Básico 1º Ciclo, podendo, assim, observar a problemática em questão. Após a análise e interpretação dos dados verificámos, com este estudo, que o acompanhamento, ajuda e orientação são imprescindíveis para melhorar não só a experiência, como também o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, delineamos um conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente.

Description

Keywords

Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Professor principiante Supervisão de professores

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License