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Authors
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Abstract(s)
O tema do nosso trabalho de investigação surgiu devido à nossa necessidade de
compreender como é que as crianças do nosso contexto profissional se adaptam à escola de
forma a pudermos minimizar impactos negativos desta fase da vida da criança e dos seus Pais.
Trata-se, pois, de um tema actual que suscita grandes preocupações nos Pais e Encarregados
de Educação.
Estamos certos que a escola e o educador têm um papel fundamental nesta etapa. Temos
consciência que o sucesso da adaptação da criança, passa por um bom planeamento e
organização por parte da escola.
Neste estudo contextualizamos o tema fazendo um breve resumo da evolução da
educação de infância em Portugal, passando pelo desenvolvimento da criança e, por fim, uma
abordagem sobre a importância da relação família e escola nesta fase.
Este estudo apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, cuja pesquisa se
caracteriza por um estudo de caso, com as seguintes questões: (i) o que sente a criança quando
se separa pela primeira vez da família? (ii) o que sentem os Pais com esta separação? (iii)
como preparam escola e família a entrada da criança na escola?
Para a concretização de trabalho foi necessário recorrer a diferentes instrumentos de
recolha de dados: observação naturalista, entrevistas e inquéritos por questionário, que nos
forneceram dados importantes que após terem sido tratados, analisados e interpretados, nos
permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões.
Deste modo, este estudo destina-se a compreender a adaptação das crianças à escola e
desenvolver estratégias que permitam ajudar os pais nesta nova fase das suas vidas, assim
como também propor novos desafios para que essa fase seja encarada de uma forma positiva.
Description
Keywords
Educação de infância Desenvolvimento da criança Relação escola-família Entrada na escola