Browsing by Issue Date, starting with "2011-11"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento do processo técnico e criativo numa publicação concebida de raizPublication . Henriques, Patrícia Alexandra Santos; Moreira, Luís
- A avaliação das aprendizagens dos alunos do 2º cicloPublication . Viana, Cristina Isabel SantosO estudo realizado tem como principal objectivo conhecer o processo de avaliação das aprendizagens. Conjugaram-se então duas necessidades: conhecer a forma como é concebida e aplicada a avaliação no 2.º ciclo na óptica do professor e encontrar numa escola com a valência de 2.º ciclo um campo de trabalho para o presente estudo. Consideramos que a avaliação é um processo do qual depende o bom desempenho do aluno e como tal deve ser uma resposta a todos os actores que fazem parte desse processo. O tema é contextualizado por um enquadramento histórico acerca do mesmo; pela explicitação do conceito; dimensões; tipos; instrumentos, critérios; e divulgação da avaliação; bem como se pretende fazer uma resenha sobre a legislação em vigor que rege o processo de avaliação.
- Plano de Negócios: Aldeia das PalhotasPublication . Gonçalves, Paulo Jorge BrandãoO empreendedorismo é, de um modo geral, a medida mais eficaz para o desenvolvimento da economia dos países. A aposta política, os incentivos e mecanismos desenvolvidos de apoio à criação de empresas, resultam da necessidade de existência de um tecido empresarial forte, como medida de sustentabilidade económica dos países. Portugal procura sair de uma grave crise resultante de uma recessão económica global, que afecta hoje as sociedades mais desenvolvidas. O aumento das taxas de desemprego e a eminência de falência da Segurança Social, determinam a urgência de incentivo à criação de emprego e à reinserção na vida activa. O Turismo é um sector de actividade muito importante para a economia do país, resultando numa acentuada parcela do PIB nacional. A potencialidade dos recursos turísticos é elevada e a inversão da tendência económica dos últimos anos, passa obrigatoriamente por uma aposta política neste sector de actividade, diversificando a oferta, apostando na sustentabilidade e qualidade dos destinos. O plano de negócios que a seguir se apresenta resulta de uma aposta do autor no sector turístico, através da implementação de um aldeamento turístico com respeito pela vertente ambiental, numa região de grande potencial turístico, a Costa Alentejana.
- Açores, um destino cultural e paisagístico sustentávelPublication . Silveira, Cláudia Maria Pacheco daA dissertação em ênfase procura demonstrar a validade da simbiose existente entre a cultura e a natureza e a sua potencialidade em termos de comercialização turística neste caso aplicado à realidade turística do Destino Açores. Assim sendo, a investigação prende-se por aferir os benefícios que a introdução do produto Touring Cultural e Paisagístico acarreta e a sugestão de modelos de aplicação para a sua viabilização considerando as vertentes inerentes ao princípio da sustentabilidade, a ecológica nomeadamente a salvaguarda dos recursos naturais, a económica visando a sustentabilidade da oferta turística e a sociocultural levando ao envolvimento da população local com a actividade turística. O estudo analisou a opinião dos intervenientes turísticos do subsector dos operadores turísticos e agências de viagens e dos responsáveis das instituições culturais. A finalidade da investigação foi perceber o estado actual do turismo na região, os factores imprescindíveis para a sustentabilidade e diversificação da oferta turística, o que falta aos Açores para potencializar novos produtos. De que forma o Touring Cultural e Paisagístico pode diversificar a oferta turística, a interpretação turística através dos guias intérpretes regionais e da população local e o que falta no interface entre o turismo e a cultura.
- Análise comparativa entre Serra da Estrela e Serra Nevada: análise das cores das pistasPublication . Garcia, Raul Ressano
- O futuro da comunidade de segurança transatlânticaPublication . Gaspar, CarlosO processo de constituição da comunidade transatlântica – a aliança das democracias ocidentais nas duas margens do Atlântico Norte – começou em 1941, com a Carta do Atlântico, assinada por Franklin Roosevelt e Winston Churchill, e com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, a seguir a Pearl Harbour. Depois da vitória, a comunidade transatlântica institucionalizou‑se, primeiro com o “Plano Marshall” e a Organização para a Cooperação Económica Europeia e, depois, com o Tratado de Washington, que a transformou numa aliança estratégica duradoura. A formação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) resultou da necessidade de conter a União Soviética, que se tornou uma grande potência com a vitória sobre a Alemanha e, apesar das crises recorrentes entre os Estados Unidos e os seus aliados europeus, a Aliança Atlântica conseguiu não só sobreviver intacta como prevalecer sobre os seus inimigos na competição bipolar. No fim da Guerra Fria, a OTAN foi essencial para manter um quadro de estabilidade regional perante as crises que resultaram da tentativa falhada de reforma do regime comunista russo e provocaram a decomposição do império soviético. Nesse processo de mudança dos equilíbrios estratégicos, a Aliança Atlântica pôde preencher o vazio criado pela dissolução do Pacto de Varsóvia e da União Soviética, bem como assegurar as condições institucionais para a unificação pacífica da Alemanha. Contra as expectativas dos realistas mais convencionais, a Aliança Atlântica não se dissolveu no momento da vitória ocidental. Pelo contrário, adaptou‑se às novas circunstâncias estratégicas e tornou‑se um garante do status quo europeu no pós‑Guerra Fria, nomeadamente com o alargamento da OTAN e a sua intervenção nas guerras balcânicas. Porém, a revisão das prioridades estratégicas dos Estados Unidos, acelerada pelo 11 de Setembro, revelou uma crise profunda da comunidade transatlântica, em que voltou a estar em causa a continuidade da Aliança Atlântica. O futuro da coligação das democracias ocidentais está em aberto e depende da vontade dos aliados e da sua capacidade para consolidar o lugar central da comunidade transatlântica como um pólo indispensável de estabilidade do sistema internacional.
- Galgamento de estruturas marítimas: comparação de ferramentas de cálculoPublication . Rodrigues, Euclides José de Carvalho SilvaO presente trabalho estuda o fenómeno do galgamento em estruturas marítimas utilizando diversas metodologias (fórmulas empíricas, redes neuronais e modelação física) e analisa e quantifica o galgamento para um caso de estudo da costa portuguesa. O caso de estudo é o quebra-mar do Porto de Rabo de Peixe (São Miguel, Açores), cujos ensaios foram realizados no Pavilhão de Hidráulica Marítima do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Comparam-se os valores do caudal médio galgado por metro de desenvolvimento de estrutura obtidos nos ensaios em modelo físico reduzido com os valores provenientes da aplicação das ferramentas empíricas recomendadas no manual Europeu dos galgamentos (Pullen et al., 2007) para o quebra-mar em estudo, isto é, fórmulas empíricas e uma ferramenta que resulta da análise de redes neuronais artificiais.
- Mobility in a Personalized and Flexible Video Based Transmedia EnvironmentPublication . Prata, Alcina; Chambel, Teresa
- O Balanced Scorecard dinâmico e o desempenho organizacionalPublication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Teixeira, Nuno; Mata, CarlosA turbulência actual do mundo dos negócios exige instrumentos de medição e divulgação do desempenho das organizações com fins lucrativos ou não lucrativos. Nesta comunicação pretende-se demonstrar a implementação de um sistema de avaliação de desempenho, baseado no Balanced Scorecard, para compreender o grau de importância de cada objectivo no processo de criação de valor na organização, bem como o seu contributo para o resultado financeiro. Neste sentido, é proposto um modelo de Balanced Scorecard dinâmico, através de uma cadeia de relações explicativa dos resultados de criação de valor.
- Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes: Imaginar, Conhecer, Reflectir, Agir!Publication . Castro, CornéliaLas reflexiones efectuadas sobre la redefinición de la profesionalidad docente y el papel que los profesores deben desempeñar en la escuela,originaron cuestionamiento sobre las características que un supervisor debe poseer. Las varias definiciones y las diversas miradas de supervisión encontrados en la literatura encuadran,teóricamente, la presentación y descripciónde algunos aspetos de una actividad de planificación supervisora en la subcordinación disciplinar. Se pretende conseguir una autoreflexión y análisis crítico por parte de los actores envueltos,que permitan producir sugerencias deintervención gradual en el plan de la regulación y reorientación, a nivel de la acción supervisora en la subcordinación disciplinar.Esta perspectiva se encuadra en la preocupación patente en lalegislación portuguesa (Decreto- Ley n.º 43/2007 de 22 de Febrero. Aquella indica que la práctica de enseñanza supervisada deberá ser concebida en el sentido de promover el desarrollo profesional de los docentes, faz a los desafíos y desempeños del cotidiano profesional. En este sentido, se propone una actividad de planificación supervisora, en la enseñanza básica y secundario, en el ámbito medio– subdepartamento de Física y Química – con el objetivo de detectar puntos fuertes, fragilidades y o/constreñimientos sentidos en la actividad de supervisión. Estos permitirán identificar o consolidar las estrategias aplicadas que conducirán a la mejoría de los aprendizajes.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »