Browsing by Issue Date, starting with "2010-04"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Turismo de negócios: criação de uma marca certificadoraPublication . Colim, CármenNo turismo de negócios a principal motivação está directa e principalmente relacionada com objectivos profissionais e empresariais e não apenas recreativos e de lazer, pelo que o valor oferecido pelo destino baseia-se fundamentalmente na disponibilidade e no bom desempenho dos elementos que satisfaçam a motivação principal. A implementação de um sistema de gestão e de processos e a sua posterior certificação é uma mais-valia para qualquer organização. Traduz-se directamente na melhoria da imagem, acesso a novos mercados, redução de custos de funcionamento com a optimização do desempenho operacional e numa nova cultura para a sensibilização e motivação dos colaboradores, orientada para a contínua satisfação dos clientes e de todas as partes interessadas. Dada a especificidade e a qualidade exigida a este sector e analisando a multiplicidade da oferta do turismo de negócios no seu todo, a criação de uma marca certificadora e qualificadora dos serviços inerentes ao sector apresenta-se como uma oportunidade de negócio, não só na criação da marca certificadora em si, mas também para o alvo da mesma. O presente trabalho tem como objectivo analisar e confirmar a viabilidade de uma marca certificadora para o turismo de negócios. Realizámos assim um conjunto de pesquisas nas áreas do turismo de negócios e da certificação. Pretendeu-se aferir se existe necessidade do mercado para a criação da marca, bem como a opinião sobre procedimentos envolvidos. Optamos pela realização de um trabalho de projecto pela pertinência do tema e pela lacuna de informação existente no mercado, o que nos levou a uma análise mais prática da sua viabilidade. Impõe-se a realização de pesquisas mais aprofundadas, nomeadamente na área da certificação.
- A igreja de Santo António de Lisboa e o turismo religioso italianoPublication . Tendeiro, Isabel Leonor Gonçalves SantosA religião constituiu desde sempre a expressão espiritual de todas as civilizações e a ela se deve uma das formas mais antigas de Turismo, isto é, a peregrinação. Actualmente, a motivação religiosa tem levado milhões de pessoas, em todo o mundo, a movimentarem-se num universo sagrado, traduzindo a sua importância no Turismo mundial. A religião é, assim, uma das componentes da história e da identidade colectivas, não só da comunidade local receptora, mas também do visitante, cujas convicções pessoais influenciam necessariamente as suas atitudes e comportamentos. O Turismo Religioso encontra-se profundamente ligado ao calendário religioso da localidade receptora do fluxo turístico, ou seja, os destinos religiosos estão associados a lugares sagrados, onde existam relatos da manifestação de uma divindade, ou da vida de pessoas declaradas santas. Exemplo disso, são os destinos da Religião Cristã, em particular da Igreja Católica, tais como: Santiago de Compostela (lugar das peregrinações europeias medievais, impulsionado com a descoberta das relíquias do Apóstolo Tiago); Fátima e Lourdes (locais das aparições de Nossa Senhora a jovens pastorinhos); Lisieux (centro de devoção à espiritualidade da jovem Teresa Martin); Cidade do Vaticano (o Apóstolo Pedro terá sido sepultado onde se encontra hoje a Basílica com o seu nome). Com efeito, o património constitui o factor de conjugação da cultura e da religião, tornando difícil a delimitação do Turismo Religioso do Turismo Cultural, o que levou a que, neste estudo, a preocupação se centrasse numa abordagem teórica dos aspectos culturais do Turismo Religioso. Neste sentido, pretende analisar-se a Igreja de Santo António de Lisboa, no âmbito do Turismo Religioso, e perceber até que ponto a sua forte ligação a Santo António pode potenciar o destino turístico de Lisboa, e convertê-lo num destino religioso, já não ancorado ao Santuário de Fátima, centro de peregrinação nacional por excelência, mas com capacidade de atracção por si mesmo, sobretudo, a nível do mercado italiano. Para tal, irá estudar-se, numa óptica da procura, a motivação da deslocação dos grupos de turistas religiosos/peregrinos, provenientes de Itália, na visita à Igreja de Santo António de Lisboa, e numa perspectiva da oferta, as potencialidades e fragilidades deste lugar religioso, com vista a compreender a sua importância, através da relação de causalidade entre o nível de atractividade do recurso e o seu poder de influência na escolha do tour. Diante de uma temática tão complexa e abrangente, como é o Turismo Religioso, este estudo, consciente das suas limitações e vulnerabilidades, pretende responder a um grande desafio, isto é, constituir um contributo válido para o desenvolvimento e a consolidação de um produto turístico nacional consistente, diversificado e devidamente reconhecido.
- Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal : uma ferramenta ao serviço da ciência portuguesaPublication . Moreira, João Mendes; Carvalho, José; Saraiva, Ricardo; Rodrigues, EloyA presente comunicação visa apresentar e dar a conhecer o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e respectiva evolução, desde a sua génese até à actualidade. Começando-se por fazer uma retrospectiva histórica do movimento OA em Portugal, apresenta-se seguidamente os objectivos iniciais e a evolução do projecto RCAAP. A descrição dos serviços disponibilizados no âmbito do RCAAP, nomeadamente o portal de pesquisa, o validador de repositórios, o Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais, o Repositório Comum, as integrações com outros sistemas (DeGóis e B-On), o Serviço de Apoio, os serviços de divulgação, disseminação e formação, quer na vertente do merchandizing tradicional, quer na vertente Web 2.0- bem como a apresentação de vários indicadores que atestam a sua evolução francamente expressiva, constituem a componente central deste texto. Finalmente, apresentam-se algumas perspectivas de trabalho futuro a realizar durante o ano 2010 (destacando-se o projecto-piloto de repositório de dados científicos, a integração com as iniciativas de acesso livre do Brasil e o projecto europeu OpenAIRE) e conclui-se com a identificação dos principais desafios esperados no médio/longo prazo. This paper aims to present and publicize the project Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Portugal Open Access Science Repository) – RCAAP, and its evolution from its origins to the present. After starting with an historical review of the OA movement in Portugal, the initial objectives and stages progress of the project RCAAP are then presented. The description of the services provided in RCAAP, including the search portal, the repository validator, the Hosting Service of Institutional Repositories, the Comum (Shared) Repository, integrations with other systems (DeGóis and B-On), the advertisement, dissemination and training services, both on the traditional merchandising and Web 2.0, and the presentation of several indicators that demonstrate the significant evolution of the project is the central component of this text. Finally, prospects for future work to be undertaken during the year 2010 (in particular, the pilot on scientific data repositories, integration with the open access initiatives in Brazil and the European project OpenAire) are presented and the text concludes with the identification of the main challenges expected in the medium to long term.
- O uso dos periódicos electrónicos nas instituições do Ensino Superior Público em PortugalPublication . Costa, Teresa; Lopes, CarlosO presente artigo procura analisar a utilização dos periódicos científicos electrónicos nas instituições do ensino superior público portuguesas, com o objectivo de compreender o nível de conhecimento que a comunidade académica tem relativamente à existência e disponibilidade destes periódicos, conhecer práticas e frequência do seu uso, aferir vantagens e desvantagens e perceber as principais consequências, benefícios e preocupações que estes periódicos trouxeram também aos técnicos de biblioteca e documentação. Para tal foi realizado um inquérito online entre Maio e Junho de 2008, dirigido aos utilizadores de 34 instituições de ensino superior público, e através do qual foram obtidas 3.357 respostas completas. Os resultados indicam que a utilização destes periódicos está a aumentar e que é feita de uma forma rotineira por grande parte da comunidade académica nacional, sobretudo docentes que os utilizam muito frequentemente nas suas pesquisas e para preparação das suas aulas. Todavia, a cultura do impresso está ainda muito enraizada. Verificou-se ainda a necessidade de uma maior divulgação e até formação no uso destes recursos, sobretudo dos Alunos de 1.º ciclo que ou desconhecem por completo a sua existência ou afirmam não os saber usar. O acesso a qualquer hora e a partir de qualquer local são os aspectos mais apreciados. As principais dificuldades são o acesso a números antigos e a dificuldade de leitura no monitor. Questões como a preservação e o acesso perpétuo são questões preocupantes especialmente para os técnicos de biblioteca e documentação.
- The Contribution of financial information for stock price valuePublication . Teixeira, Nuno; Carreira, Francisco José Alegria; Pardal, Pedro; Mata, Carlos
- O diário gráfico no desenvolvimento da expressão gráfico-plásticaPublication . Cardoso, Carla Sofia de Jesus Russo; Rocha, Maria MargaridaO presente estudo insere‐se no campo da Área Curricular de Educação Visual e Tecnológica, leccionada no 2º ciclo do ensino básico e a utilização do Diário Gráfico como estratégia para o desenvolvimento da expressão gráfica‐plástica dos alunos. Com esta pesquisa procurámos observar o contributo do Diário Gráfico no Desenvolvimento da Expressão Gráfico‐plástica dos alunos, pois cremos que, com a utilização regular do mesmo, os alunos desenvolverão a capacidade de observar e, através da experimentação de materiais e técnicas, desenvolver a capacidade de comunicar através de registos gráficos. Pretende‐se que este estudo constitua ainda um contributo para o enriquecimento da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, em especial, na melhoria das práticas dos professores que a leccionam.
- O fiel da balança: ensaio temático: recusa de tratamento livre e esclarecida.Publication . Vera, Filipa Arrábida
- Nursing Activities Score: índice de avaliação da carga de trabalho de enfermagem na UCI.Publication . Severino, Rute; Saiote, Elisabete; Martinez, Ana Paula; Deodato, Sérgio; Nunes, Lucília
- Educação sexual: quem deve ser o formador?: análise comparada de fontes.Publication . Almeida, Tiago; Marinho, Sara; Tavares, Sara
- Selecção do sexo na criança: análise comparada de fontes.Publication . Vera, Filipa Arrábida; Mártires, Liliana; Ribeiro, Jorge; Alves, Sara