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- Eventos religiosos e turismo: a promoção turística como fator determinante na romaria de Nossa Senhora d´AgoniaPublication . Silva, Hugo Azevedo Mendes da; Ambrósio, Vitor Manuel Cadete; Fernandes, CarlosA presente dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado em Turismo e Comunicação, lecionado pelo IGOT- Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e pela ESHTE- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, tem por base o trabalho realizado ao longo de 18 meses de investigação e análise de dados. A festa em honra da Nossa Senhora d’Agonia é a festividade mais célebre da cidade de Viana do Castelo e é responsável pela atração de milhares de pessoas à região do Alto Minho todos os anos durante o mês de agosto. É uma das festas populares mais únicas do país, sendo reconhecida pelos turistas e pelos residentes da região, como a “Romaria das Romarias”. Com esta dissertação de mestrado, pretendeu-se principalmente determinar se a promoção realizada pelas entidades promotoras da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia é o principal fator contribuinte para o crescente número de visitantes que se tem verificado ano após ano e se a mesma cria uma relação de simbiose entre o crescimento turístico e a evolução económica da cidade. Para tal, estudou-se a perspetiva do mercado quanto à sua satisfação com a promoção realizada pelas entidades responsáveis. Em termos metodológicos, na primeira parte da investigação procedeu-se à análise documental; quis-se assim, executar um enquadramento teórico, estudar e aprofundar a história da Romaria e todas as suas componentes e analisar dados estatísticos do turismo praticado em Viana do Castelo, mais precisamente no mês de agosto. Numa vertente mais prática, foi utilizada uma abordagem quantitativa que se traduziu na aplicação de inquéritos aos visitantes durante o evento no ano de 2022, um inquérito já posto em prática em 2014, de forma a descobrir a sua opinião sobre a promoção feita pelas entidades organizadoras, o que poderia ser melhorado e averiguar as mudanças que surgiram durante os últimos oito anos. Por último, verificou-se que os inquiridos estão satisfeitos com a promoção realizada pela entidade promotora, mas esta mesma promoção não aparenta ser suficiente para trazer novos visitantes à cidade de Viana do Castelo como pretendido. A Romaria continua a crescer, mas o meio de divulgação mais eficaz continua a ser o boca-a-boca através das pessoas que já participaram no evento em anos anteriores.
- Controlo da Qualidade Alimentar numa Indústria de Panificação IndustrialPublication . Marques, Christelle Bastos; Dias, Maria João Mendes Cardoso BarrocaO presente relatório enquadra-se no Mestrado em Engenharia Alimentar na Escola Superior Agrária de Coimbra. O estágio curricular decorreu de 15/02/2021 a 14/08/2021 na empresa Bimbo Donuts Portugal Lda, mais especificamente na unidade fabril de Albergaria- a- Velha, onde se produz exclusivamente pão de forma. A realização deste estágio compreendeu dois objetivos principais. O primeiro foi o acompanhamento diário das tarefas realizadas pelo departamento de qualidade e a realização das análises efetuadas para o controlo de qualidade das matérias-primas, material de embalagem e produto acabado. As análises realizadas para controlo do produto acabado incluem, como por exemplo, análises físico-químicas, sensoriais e monitorização do aparecimento de bolores. O segundo consistiu em dar formação e treino acerca da avaliação sensorial do pão, a colaboradores da produção, para ser implementada a avaliação sensorial a produto acabado na zona de embalagem. Em simultâneo, houve a realização de uma prova cega, através do teste triangular, com o objetivo de dinamizar e sensibilizar os colaboradores para a área da análise sensorial e de analisar a sua aptidão na distinção dos produtos produzidos pela Bimbo dos da concorrência/ dos de marca própria para clientes da empresa. As análises e controlos realizados durante o estágio permitiram verificar todo o trabalho que é realizado diariamente na Bimbo Donuts Portugal Lda, de forma a produzirem alimentos de alta qualidade e segurança, com o objetivo de satisfazer as necessidades do consumidor. Em relação à formação sensorial (teórica e prática) realizada verificou-se que os colaboradores (maquinistas, ajudantes gerais e os supervisores) demostraram interesse pelo tema, havendo troca de conhecimentos, participação ativa dos colaboradores e colocação das suas questões. Dos resultados da prova cega concluiu-se que os colaboradores conseguem distinguir, através da aparência e sabor, o pão produzido pela Bimbo do que é produzido pela concorrência. Em relação aos produtos produzidos na fábrica de Albergaria, apenas conseguiram diferenciar, através da aparência, o pão de marca Bimbo do de marca própria para clientes da empresa
- Desenvolvimento de competências no cuidado especializado à pessoa em situação crítica ao longo do ciclo vitalPublication . Pereira, Susana Maria Almeida; Viveiros, AbelNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, faz parte integrante, do Plano de Estudos, a elaboração do Relatório de Estágio e a sua apresentação e discussão pública, visando a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica. O presente Relatório de Estágio intitulado “Desenvolvimento de Competências no Cuidado Especializado à Pessoa em Situação Crítica ao Longo Ciclo Vital”, pretende refletir o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos na consolidação de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica, no cuidado à pessoa em situação crítica, ao longo do seu ciclo vital. De igual modo, pretende evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Este Relatório reflete, ainda, o meu particular interesse no cuidado especializado à criança em situação crítica, visando a promoção de cuidados seguros. De acordo com o Plano de Estudos do Mestrado, o percurso de aprendizagem desenvolveu-se em quatro momentos de ensino clínico, nomeadamente, em contexto de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva Polivalente, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica. A metodologia utilizada ao longo do relatório é descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada em evidência científica, procurando dar visibilidade às atividades desenvolvidas no decorrer das práticas clínicas e situações vivenciadas, no sentido de evidenciar a minha intervenção enquanto futura enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios de competências comuns e específicas, bem como as competências de Mestre.
- Cuidado especializado de enfermagem à pessoa em situação crítica com enfoque no transporte intra-hospitalar nos diferentes contextosPublication . Pinto, Francisco Daniel Ribeiro; Viveiros, AbelO presente relatório de estágio intitulado “Cuidado Especializado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar nos diferentes contextos”, está inserido no 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica no ramo da Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Com a sua elaboração, pretendo demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) na área da PSC com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar (TIH) e evidenciar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva com vista à obtenção do grau académico de mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Neste percurso, realizei três ensinos clínicos em diferentes contextos, designadamente: ensino clínico I – Urgência Polivalente, ensino clínico II – Cuidados Intensivos Polivalente e o ensino clínico intitulado “estágio com relatório” dividido em dois módulos, em que no módulo II elaborei um projeto de autoformação, com vista a poder prestar cuidados especializados de enfermagem à PSC com enfoque no TIH. O TIH é executado de forma frequente pelos profissionais que cuidam da PSC, quer seja pela necessidade da realização de exames complementares de diagnóstico, transferências internas ou tratamentos que exijam salas com meios específicos. Ao longo deste procedimento a pessoa está sujeita aos riscos associados à sua deslocação, sendo possível, através de um conjunto de intervenções diminuir a probabilidade da ocorrência de eventos adversos. O enfermeiro EEMC na área de enfermagem à PSC, com as competências que lhe são reconhecidas, dispõe de um conjunto de capacidades que permitem identificar os riscos, atuar sobre os mesmos e modificar o desfecho de toda a situação. A metodologia usada ao longo do desenvolvimento deste relatório de estágio, será descritiva e crítico-reflexiva, tendo por base evidência científica para o tema em questão. Este documento será elaborado segundo as normas de formatação de dissertações de Mestrado da ESSSM, e as referências bibliográficas efetuadas segundo as normas APA 7.º edição.
- Desenvolvendo competências nos cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação perioperatória: Gestão da dor no contexto neurocirúrgicoPublication . da Silva, Urbina Nídia Rodrigues; Pestana, Cristina BárbaraNo âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área do Cuidado à Pessoa em Situação Perioperatória, na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, elaborou-se o Relatório de Estágio “Desenvolvendo competências nos cuidados de Enfermagem especializados à pessoa em situação perioperatória: a gestão da dor no contexto neurocirúrgico”. Com a finalidade de demonstrar a capacidade de organização e planeamento de intervenções especializadas de enfermagem à pessoa em situação perioperatória e família/pessoa significativa, de análise e reflexão sobre as mesmas e das respetivas implicações éticas, bem como, de fundamentação científica e de comunicação das suas conclusões, o relatório evidencia o percurso realizado ao longo de dois ensinos clínicos para o desenvolvimento e consolidação das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à pessoa em situação perioperatória e ainda da minha experiência profissional de 18 anos em contexto de Bloco Operatório. Revela um especial interesse pela gestão da dor no cliente perioperatório, visando a prevenção da sua cronicidade, e sublinha a aquisição de competências para cuidar a pessoa e família/pessoa significativa em situação perioperatória e maximizar a segurança da mesma e da equipa pluridisciplinar, congruente com a consciência cirúrgica. Baseado numa metodologia descritiva, analítica e reflexiva, sustentado pela mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão, o relatório encontra-se organizado em quatro capítulos. Um primeiro que enquadra a realização do curso de mestrado num percurso profissional no cuidado especializado à pessoa em situação perioperatória, seguido de outro que se debruça sobre o desenvolvimento das competências comuns. O terceiro, apresenta uma descrição detalhada do contributo dos diferentes contextos dos ensinos clínicos no desenvolvimento de competências especializadas de enfermagem à pessoa em situação perioperatória e, por fim, um quarto capítulo que relaciona o percurso de aquisição de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica com as requeridas para a atribuição do grau de Mestre.
- Cuidado especializado de enfermagem à pessoa em situação crítica com enfoque no transporte intra-hospitalar nos diferentes contextosPublication . Pinto, Francisco Daniel Ribeiro; Viveiros, AbelO presente relatório de estágio intitulado “Cuidado Especializado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar nos diferentes contextos”, está inserido no 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica no ramo da Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Com a sua elaboração, pretendo demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) na área da PSC com enfoque no Transporte Intra-Hospitalar (TIH) e evidenciar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva com vista à obtenção do grau académico de mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Neste percurso, realizei três ensinos clínicos em diferentes contextos, designadamente: ensino clínico I – Urgência Polivalente, ensino clínico II – Cuidados Intensivos Polivalente e o ensino clínico intitulado “estágio com relatório” dividido em dois módulos, em que no módulo II elaborei um projeto de autoformação, com vista a poder prestar cuidados especializados de enfermagem à PSC com enfoque no TIH. O TIH é executado de forma frequente pelos profissionais que cuidam da PSC, quer seja pela necessidade da realização de exames complementares de diagnóstico, transferências internas ou tratamentos que exijam salas com meios específicos. Ao longo deste procedimento a pessoa está sujeita aos riscos associados à sua deslocação, sendo possível, através de um conjunto de intervenções diminuir a probabilidade da ocorrência de eventos adversos. O enfermeiro EEMC na área de enfermagem à PSC, com as competências que lhe são reconhecidas, dispõe de um conjunto de capacidades que permitem identificar os riscos, atuar sobre os mesmos e modificar o desfecho de toda a situação. A metodologia usada ao longo do desenvolvimento deste relatório de estágio, será descritiva e crítico-reflexiva, tendo por base evidência científica para o tema em questão. Este documento será elaborado segundo as normas de formatação de dissertações de Mestrado da ESSSM, e as referências bibliográficas efetuadas segundo as normas APA 7.º edição.
- Desenvolvimento de competências no cuidado especializado à pessoa em situação crítica ao longo do ciclo vitalPublication . Pereira, Susana Maria Almeida; Viveiros, Abel de MendonçaNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, faz parte integrante, do Plano de Estudos, a elaboração do Relatório de Estágio e a sua apresentação e discussão pública, visando a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica. O presente Relatório de Estágio intitulado “Desenvolvimento de Competências no Cuidado Especializado à Pessoa em Situação Crítica ao Longo Ciclo Vital”, pretende refletir o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos na consolidação de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, no cuidado à pessoa em situação crítica, ao longo do seu ciclo vital. De igual modo, pretende evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Este Relatório reflete, ainda, o meu particular interesse no cuidado especializado à criança em situação crítica, visando a promoção de cuidados seguros. De acordo com o Plano de Estudos do Mestrado, o percurso de aprendizagem desenvolveu-se em quatro momentos de ensino clínico, nomeadamente, em contexto de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva Polivalente, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica. A metodologia utilizada ao longo do relatório é descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada em evidência científica, procurando dar visibilidade às atividades desenvolvidas no decorrer das práticas clínicas e situações vivenciadas, no sentido de evidenciar a minha intervenção enquanto futura enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios de competências comuns e específicas, bem como as competências de Mestre.