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- Acompanhamento, desenvolvimento e investigação no Curso de Desporto de Natureza e Turismo AtivoPublication . Vale, Cristóvão; Figueiredo, Paulo Alexandre AlvesCom o crescente aumento de popularidade do Desporto de Natureza e Turismo Ativo em Portugal e no mundo, revela-se fundamental acompanhar as mudanças que se fazem sentir nos mais diversos setores associados. No âmbito do Mestrado em Turismo, Ramo de Inovação em Turismo Ativo e de Experiências, oferecido pela ESHTE- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, foi realizado um estágio curricular com dois propósitos distintos. O primeiro propósito diz respeito à componente de intervenção em estágio propriamente dita, consistiu em compreender a dinâmica atual de ensino, bem como a aquisição de competências pedagógicas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém, através da participação na lecionação de unidades curriculares na Licenciatura em Desporto de Natureza e Turismo Ativo desta escola. No segundo propósito, relativo à dimensão científica, este relatório visou contribuir para um melhor conhecimento do subsetor da animação turística, mais especificamente no acompanhamento da evolução tecnológica por parte das empresas de animação turística que comercializam produtos de turismo de ar livre/aventura. Com esse fim, foi desenvolvido um estudo sobre a maturidade digital das empresas de animação turística em Portugal. Foi criada uma ferramenta de avaliação da maturidade digital e aplicado a empresas da área em estudo através de um questionário online. Este estudo evidenciou a necessidade global de aumentar os investimentos em inovação digital, recursos, capacitação, estratégias e o uso de métricas centradas no cliente, de modo a impulsionar a inovação digital das empresas. É ainda salientada a predominância de micro e pequenas empresas no sector, o que pode influenciar os níveis de inovação digital das mesmas.
- Adaptação linguístico-cultural e validação do Radboud Oral Motor Inventory for Parkinson’s Disease - DeglutiçãoPublication . Soldador, Salomé; Guimarães, IsabelOBJETIVO: contribuir para a validação linguístico cultural da subescala de deglutição da Radboud Oral Motor Inventory for Parkinson’s Disease (ROMP), que já havia sido traduzida para Português do Brasil (PB) e que agora procurámos transpor para Português Europeu (PE). MÉTODO: Estudo de natureza metodológica de adaptação linguístico-cultural do ROMP - subescala deglutição e transversal para validação em pessoas com DP. Foram utilizadas as seguintes escalas: ROMP; Swallowing Disturbance Questionnaire (SDQ) e a Functional Oral Intake Scale (FOIS). RESULTADOS: A amostra é constituída por 128 sujeitos repartidos em dois grupos distintos: um grupo composto por 59 sujeitos com Doença de Parkinson (DP), com idades compreendidas entre os 50 e os 92 anos e um grupo de controlo composto por 69 sujeitos, com idades compreendidas entre os 52 e os 94 anos e sem DP. A consistência interna foi de 0.954 para o total e de 0.905 para a subescala da deglutição. Os coeficientes de correlação intra-classe para reprodutibilidade foram 0.998 para o ROMP total e 0.998 para a subescala deglutição. A subescala-deglutição teve uma correlação significativa moderada com a escala SDQ (0.567) e a FOIS (0.670). CONCLUSÃO: versão portuguesa da ROMP-subescala deglutição possui boas características psicométricas.
- Adaptação linguístico-cultural e validação do Radboud Oral Motor Inventory for Parkinson´s Disease - SalivaPublication . Grilo, Sónia; Guimarães, IsabelObjetivo: Realizar a adaptação linguístico-cultural para o português europeu (PE) e determinar as propriedades clinimétricas da subescala da saliva do questionário Radboud Oral Motor Inventory for Parkinson’s Disease (ROMP) na pessoa com doença de Parkinson (DP). Metodologia: Estudo de natureza metodológica de adaptação linguístico-cultural do ROMP-saliva (tradução retrotradução, análise de peritos e pré-teste) e observacional, transversal para validação em pessoas com DP. Foi analisada a fidedignidade (consistência interna e teste-reteste) e validade (conteúdo, convergente e discriminante). Resultados: A adaptação linguístico-cultural PE manteve as caraterísticas de apresentação, conteúdo e de pontuação da versão original. A versão final do ROMP-PE foi aplicada a 59 pessoas com DP e 69 pessoas sem DP. A consistência interna foi de 0.954 para o total e de 0.895 para a subescala da saliva. Os coeficientes de correlação intra-classe para reprodutibilidade foram 0.998 para o ROMP total e 0.987 para a subescala saliva. A subescala-saliva correlacionou-se significativamente com escalas de sialorreia (rhô=0.775), de deglutição (0.513) e de alimentação (-0.369). Conclusão: O ROMP-PE subescala saliva evidenciou ter caraterísticas clinimétricas que permitem o seu uso clínico e na investigação pelo que se justifica a continuidade da sua validação em pessoas com doença de Parkinson em estudos futuros.
- O Método de Singapura no 1º ano do 1º Ciclo do Enssino BásicoPublication . Francisco, Andreia; José Ricardo, SantosO presente Trabalho Final de Mestrado (TFM) é resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do estágio integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. O estágio foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2022-2023, com 27 alunos, sendo 13 rapazes e 14 raparigas com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. Sabendo da importância da Matemática para uma melhor compreensão do dia-a-dia no geral, é necessário motivar os alunos para a aprendizagem nesta área do conhecimento, desde muito cedo. Assim, o objetivo do trabalho é entender a importância que o Método de Singapura (MS) tem na aprendizagem dos conteúdos matemáticos e quais os resultados obtidos durante esse ensino e aprendizagem. Conforme se refere durante este estudo, a metodologia utilizada foi a de investigação-ação, acreditando numa ligação entre a teoria e a prática através das reflexões no desenrolar do Projeto. Segundo Fonseca (2012), a investigação-ação é uma metodologia de recolha de dados, que se insere na área das ciências sociais. Os dados foram obtidos através da observação participante, do Diário de Bordo, de registos fotográficos e das atividades individuais e em grupo dos alunos. Os resultados que surgiram, partiram do interesse dos alunos e dos temas a abordar pela professora cooperante. Construiu-se e utilizou-se materiais manipuláveis que podem ajudar a favorecer a aprendizagem da Matemática. Pode assim concluir-se, que ao longo deste TFM, existiram alguns pontos-chave no que concerne à aprendizagem dos alunos. O facto de os alunos aprenderem através do MS e dos seus materiais manipuláveis, ajuda numa melhor compreensão e raciocínio para a aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos.