Repository logo
 
Publication

Aprendizagem e turismo na natureza: contributos da educação ao ar livre na perspetiva do aprendiz

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGavinho, Elsa Maria da Conceição Correia
dc.contributor.authorNicolas Ariel Jesus Almeida
dc.date.accessioned2017-04-22T08:49:29Z
dc.date.available2017-04-22T08:49:29Z
dc.date.issued2016-11-18
dc.description.abstractTudo indica que o século XXI será um período de intenso desenvolvimento de programas de turismo para crianças e jovens (Tomik & Mynarski 2009). Pertencente à vida social dos jovens está também a educação, onde aliada a importantes elementos como natureza e desafio, pode ser potencializada e tornar-se uma importante e eficiente ferramenta para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico, principalmente para formas de turismo responsáveis. Tanto o turismo na natureza como a educação ao ar livre são duas áreas emergentes em pleno prisma social, dado o potencial de acometer e transformar o modo de vida das pessoas. Desse modo, muitas sociedades em todo o mundo utilizam esse método educacional na formação de jovens, e nos últimos anos, aliando-o também, ao turismo na natureza. A proposta dessa dissertação é investigar, através de um estudo de caso no Parque Estadual da Serra do Papagaio – Brasil, como as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza. A análise de dados revelou que as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza dentro de aspetos ambientais, sociais, culturais e económicos, bem como, incentiva a realização de atividades ao ar livre e de turismo na natureza. Os dados indicam ainda que elas também se constituem uma importante ferramenta para a formação de turistas responsáveis. A educação ao ar livre faz, assim uso dos recursos naturais e das infraestruturas que são as bases da composição do turismo na natureza. Reciprocamente, a educação ao ar livre gera, em seus aprendizes, o incentivo à prática de atividades na natureza, e a conscientização ambiental e turística, ao mesmo tempo que dinamiza a economia.pt_PT
dc.description.abstractEverything indicates that the XXI century will be a period of intense development of tourism programs for kids and young people (Tomik & Mynarski 2009). Belonging to the social life of these actors also there is the education, which matched with important elements as nature and the challenges, can be potentiated and become an efficient and important tool to personal, social, cultural and economic development, mainly in respect to models of responsible tourism. Both the nature tourism and the outdoor education are emerging areas in full social prism giving the potential to attack and transform the way of the life of people. Thereby, many societies around the World use this educational method to train young people, and in the last years, combining it also to the nature tourism. The proposal of this dissertation is to investigate, through of a case study, what happens in Parque Estadual da Serra do Papagaio – Brasil, that shows how the outdoor education expedition can contribute to the practice of nature tourism. The data analysis revealed that the outdoor education expedition can contribute to the practice of nature tourism in environmental, social, cultural and economic aspects, as well as, encourages the realization of outdoor activities and nature tourism. It also constitutes an important tool to the formation of responsible tourists. Therefore, the outdoor education makes use of nature resources and infrastructures that are the basis to compose the nature tourism. Reciprocally the outdoor education generates on its learners the encouraging to the practice of nature activities, and the environmental and tourist awareness, while stimulates the economy.
dc.identifier.tid201466490pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18227
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectturismopt_PT
dc.subjectnaturezapt_PT
dc.subjectaprendizpt_PT
dc.subjecteducação ao ar livrept_PT
dc.subjectturismo de naturezapt_PT
dc.subjectexpediçõespt_PT
dc.subjectOutward Bound Brasilpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjecttourismpt_PT
dc.subjectnaturept_PT
dc.subjectapprenticept_PT
dc.subjectoutdoor educationpt_PT
dc.subjectexpeditionspt_PT
dc.subjectnature Tourismpt_PT
dc.titleAprendizagem e turismo na natureza: contributos da educação ao ar livre na perspetiva do aprendizpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Planeamento e Gestão de Turismo de Natureza e Aventurapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2016.04.34_.pdf
Size:
2.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: