ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho by Title
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Acidentes de TrabalhoPublication . Bacalhau, Laurinda; Ramalho, MariaOs acidentes de trabalho têm um impacto muito significativo nas organizações quer pelos seus efeitos económicos, traduzidos na perda de ritmo da produção e nos custos médicos da recuperação da lesão, quer pelos efeitos sociais de desigualdade e desvalorização social que afetam o trabalhador e sua família. Assim, o regresso e reintegração profissional do trabalhador, após a ocorrência de um acidente de trabalho, é uma etapa que deve considerar a incapacidade do trabalhador reconhecendo os diferentes impactos, as suas dimensões e interações a nível profissional, social e familiar, com vista à criação de postos de trabalho seguros e saudáveis. Seguindo a metodologia de estudo de caso e através da aplicação de instrumentos qualitativos de recolha de dados, entre os quais, entrevistas aos trabalhadores reingressados em novas funções, a identificação e análise dos acidentes de trabalho ocorridos em dois anos consecutivos, procedeu-se à avaliação e validação do processo de reintegração profissional e adequação de posto de trabalho num empregador público. Os resultados indicam que não são apenas os fatores físico-funcionais que influem na adequação do posto de trabalho e na motivação, qualidade de vida e bem-estar do trabalhador acidentado. O regresso do trabalhador após acidente de trabalho a uma atividade profissional adequada à sua capacidade produtiva, decorrendo num ambiente de conforto e segurança para o trabalhador, é um processo complexo, com naturezas diversas interrelacionadas, entre si, numa teia dinâmica. Nesta perspetiva, a adequação do posto de trabalho, no retorno ao trabalho de trabalhador que sofreu alterações permanentes no desempenho profissional que o impedem de voltar à atividade exercida antes do acidente de trabalho, é um processo de acolhimento, formação e acompanhamento da reintegração profissional do trabalhador.
- Análise e Avaliação de Riscos Convencionais e Riscos Emergentes. Profissioanis de Alta Tensão do Metropolitano de LisboaPublication . Martins, António; Areosa, JoãoEste trabalho académico aborda o estudo da relação de dois tipos de riscos ocupacionais, os riscos ocupacionais e os riscos psicossociais. Com este trabalho procurámos determinar se os riscos psicossociais influenciavam os riscos ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos e se dessa forma contribuíam para o aumento dos acidentes de trabalho, falhas humanas, atos inseguros, na execução das suas tarefas. O contexto laboral permitiu que observássemos as tarefas que os profissionais executavam mas, devido à programação de trabalhos interna, parte das tarefas tiveram de ser estudadas tendo por base as instruções de trabalho, que servem de referência para a certificação de qualidade e ambiente. O horário de trabalho, o tempo de pausa, o horário de refeição, os turnos rotativos, o horário de piquete, todas estas informações foram fornecidas pela organização. A metodologia para a recolha de dados foi por observação direta, intensiva e por preenchimento de um questionário específico para a avaliação dos riscos psicossociais. Utilizámos dois métodos de avaliação matricial em que depois de fazermos a análise estatística dos dados podemos valorar o risco através da conjugação dos fatores de formação de risco. Avaliados os riscos, verificámos que são necessárias medidas corretivas urgentes, tanto preventivas como de proteção, na execução da amostra de tarefas definidas no estudo. Através da análise estatística do absentismo e acidentes de trabalho, confirmámos a necessidade da avaliação de riscos tanto na execução das tarefas como em aspetos organizativos do trabalho. Não conseguimos relacionar os riscos psicossociais com as falhas ativas, atos inseguros, mas estão diretamente relacionados com as condições latentes, fatores organizacionais que constituem uma barreira entre o perigo e o acidente.
- Aplicação e Otimização do Questionário Co na Região Autónoma dos AçoresPublication . Gaspar da Silva, AntónioA atitude dos trabalhadores como estado psicológico, adquirido e organizado através da sua própria experiência que o incita a reagir de uma maneira característica perante determinadas pessoas, objetos ou situações, não é passível de observação direta. Para se obterem informações factuais, apoiar observações ou avaliar atitudes e opiniões é normalmente utilizado um instrumento na forma de um questionário (inquérito). O presente estudo analisa a consistência interna e a fiabilidade de um questionário já suficientemente disseminado e validado nacional e internacionalmente, aplicado a uma população selecionada na Região Autónoma dos Açores. Os itens (variáveis psicométricas) utilizados na construção do questionário foram os da versão longa da versão portuguesa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire (CoPsoQ), com 119 itens. Por meio de técnicas de análise de fatores aos resultados dos 234 questionários recolhidos, foi construído um questionário otimizado com 54 itens que, para além da vantagem que se pode obter na sua mais fácil aplicação, também apresenta melhor relação custobenefício e melhor fiabilidade na maioria das suas escalas/dimensões.
- Avaliação de Riscos e Agentes Cancerígenas presentes em Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos - Uma nova abordagemPublication . Morais, Joana; Moreira, SandraNo setor de reciclagem de REEE, mostra-se importante que o empregador, através dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), realize uma avaliação de riscos específica para os agentes químicos cancerígenos, visando promover uma adequada prevenção dos riscos nos locais de trabalho, onde os trabalhadores deste setor estão potencialmente expostos a este tipo de agentes. Este estudo tem por finalidade a identificação das metodologias e procedimentos de avaliações de riscos realizadas pelos SSST do setor de reciclagem de REEE, no âmbito dos agentes químicos cancerígenos, e propor algumas recomendações para a avaliação de riscos neste setor profissional, de forma a facilitar aos TST/TSST o estabelecimento e implementação de medidas de prevenção e/ou proteção aos trabalhadores expostos a este tipo de agentes. O tipo de estudo utilizado no âmbito desta dissertação de mestrado foi descritivo-exploratório, recorrendo à revisão de literatura e realização de questionário-entrevista a empresas de reciclagem de REEE em Portugal, na região de Lisboa, como recolha de dados. Através da revisão de literatura, foram identificadas 12 substâncias químicas cancerígenas presentes nos REEE, com particular evidência nos materiais de plástico, placas de circuito, baterias e soldaduras dos equipamentos. Usualmente as avaliações de risco realizadas pelas empresas de reciclagem de REEE são avaliações genéricas, o que resulta na implementação de medidas de prevenção e/ou proteção insuficientes para o controlo do risco da exposição dos trabalhadores a agentes químicos cancerígenos. São apresentadas recomendações para avaliação de riscos a trabalhadores do setor de reciclagem de REEE expostos, ou potencialmente expostos, a agentes químicos cancerígenos com o intuito de auxiliar os TST/TSST a prevenir o cancro profissional neste setor.
- Avaliação dos Riscos Psicossociais dos ImigrantesPublication . Sebastião, Zetília; Barqueira, AnaO presente trabalho, realizado na Associação de Defesa e Apoio de Imigrantes, de caráter de investigação científica, procura compreender a relação entre o emocional dos imigrantes e os riscos psicossociais. Aplicou-se um questionário aos imigrantes inscritos na associação acima referida que se encontra localizada na área metropolitana de Lisboa com o intuito de analisar, identificar e avaliar os riscos psicossociais. O principal objetivo do trabalho é contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias, e consequentemente, a possibilidade de diminuir os fatores de risco psicossociais identificados e promover fatores protetores, beneficiando a Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho. O enquadramento teórico apresentado no trabalho teve por base uma contextualização histórica da imigração e a identificação dos fatores de riscos associados à imigração enquadrados no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A metodologia utilizada foi exploratória e centrou-se no tratamento estatístico das respostas do questionário realizado. Para tal, recorreu-se ao teste do Qui-quadrado com o objetivo de identificar relações entre os diversos fatores de risco no trabalho realizado por imigrantes. Os resultados obtidos permitiram identificar vários fatores de risco no trabalho relacionados com o emocional dos imigrantes tanto do foro emocional como físico, sendo alguns exemplos: situações emocionalmente perturbadoras, palpitações no peito, falta de ajuda e apoio no trabalho, envolvimento em conflitos ou discussões, situações de ansiedade e noites mal dormidas.
- Avaliação e perceção dos Riscos Covid-19 na atividade de Prótese DentáriaPublication . Bonfim, Francielle; Gomes, CarlosEste estudo analisa os riscos associados à atividade de prótese dentária no contexto da pandemia da Covid-19. Ainda que estes profissionais não atuem especificamente em contacto direto com os pacientes, fazem parte dos trabalhadores de elevada exposição à Covid-19. A saúde oral é uma das áreas mais atingidas pela pandemia de SARS-CoV2, devido à enorme exposição a elementos biológicos potencialmente contagiosos no diaa- dia destes profissionais. Através de um estudo descritivo e qualitativo serão analisados os fatores de risco no exercício de prótese dentária, no contexto da pandemia provocada por um vírus altamente contagioso, com alta taxa de letalidade. Para o estudo, realizouse uma revisão bibliográfica sobre o vírus, abordando as características da atividade do profissional de Técnico de Prótese Dentária, os meios de transmissão e a relação da exposição da Covid-19 em prótese dentária. Serão analisados os principais aspetos dos riscos de contaminação cruzada entre as clínicas dentárias e os laboratórios de prótese e a forma como estes têm impacto nos Técnicos de Prótese. Apresentou-se uma proposta de implementação de medidas preventivas/corretivas com a intenção de consciencialização destes profissionais.
- Caracterização dos Riscos Psicossociais num Grupo HoteleiroPublication . Pontes, Jesse; Gonçalves, SóniaA Segurança e Saúde no Trabalho auxilia os empregadores a estabelecer e manter um programa de gestão de segurança e saúde que garanta um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os trabalhadores. No desenvolvimento da sua atividade, os trabalhadores deparam-se com variados tipos de riscos: físicos, biológicos, químicos, ergonómicos, mecânicos e psicossociais. São estes últimos, que no qual, nos preocupamos nesta dissertação. Os riscos psicossociais são riscos emergentes e são considerados como um dos principais fatores na ocorrência de incidentes e acidentes a nível organizacional. No presente trabalho realizou-se uma caracterização dos principais fatores de riscos psicossociais em um resort e hotel, situado no Algarve Deste modo, para atingirmos o objetivo pretendido efetuou-se uma metodologia baseada em questionários (copenhaqen Psychosocial questionaire - COPSOQ, na versão média), para os trabalhadores, uma entrevista semiestruturada ao responsável em segurança e saúde no trabalho da organização, análise observacional participante e documental dos últimos três anos. Com a elaboração deste estudo foi possível verificar que a organização tem uma política de segurança no trabalho pese embora carece de alguma melhoria em alguns aspetos. Quanto aos fatores riscos psicossociais, os resultados demostram valores moderados de riscos, todavia, a dimensão “exigências laborais”foi a que apresentou maior em relação as demais dimensões.
- CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS NO SECTOR CONSTRUÇÃO CIVIL: PROBLEMÁTICAS / MOTIVAÇÕES / BENEFÍCIOS Influencia dos administradores para a implementação da certificaçãoPublication . Nunes, Andreia Borges; Matos, Manuel; Oliveira, Carlos OliveiraSegurança), existem poucas evidências no sector da Construção Civil, em Portugal, sobre a sua relação entre o conhecimento crítico e a adesão versus indicadores de desempenho, na implementação de um Sistema de Certificação. Na pesquisa sobre este tema tentou-se perceber qual a força de bloqueio para que não exista investimento em Sistemas de Certificação (Qualidade, Ambiente, Segurança). Na presente dissertação teve-se por objetivo explorar a viabilidade de implementação do Sistema de Certificação no sector da Construção Civil, através de variáveis como: classe de alvará, volume de negócios, quadro de pessoal, idade da empresa assim como variáveis diretas de cada empresário, tais como, média etária, nível de escolaridade, … Com base na aplicação de questionários a empresários da Construção Civil (gerência, administração), explorou-se a relação entre o volume de negócios (da microempresa á multinacional) e qualificações literárias com a adesão a Sistemas de Certificação. Mais do que uma análise aprofundada do sector, pretendeu-se apresentar um texto que sumarie a evolução do sector, o seu estado e as principais linhas de evolução futura, no âmbito da Certificação. Pretende-se deste modo perspectivar as possíveis evoluções da aceitação, mas também das limitações à implementação destes sistemas de gestão. Percebendo melhor a visão e percepção que os diversos envolvidos têm destes sistemas, ficaremos na posse de melhores ferramentas para a sua implementação plena no futuro
- Contributo da gestão da segurança e saúde no trabalho no contexto do envelhecimento dos trabalhadoresPublication . Fernandes, José; Ramalho, FátimaSegundo os indicadores demográficos, o envelhecimento da força de trabalho é um assunto cada vez mais pertinente e factual, assistindo-se a um contraste cada vez mais efetivo dos grupos etários mais velhos a aumentarem e os mais jovens a diminuírem de proporção em relação ao total da população em idade ativa. Prolongar a vida ativa profissional, além de constrangimentos nos trabalhadores mais idosos face ao declínio natural da capacidade de trabalho, constitui um desafio em matéria de segurança e saúde, dada a necessidade de assegurar medidas para proteção do envelhecimento que atendam os recursos do trabalhador e as exigências do trabalho. O objetivo geral deste estudo visa identificar no âmbito segurança e saúde no trabalho, medidas e práticas inclusivas de diversidade etária, que colaborem na proteção do envelhecimento no trabalho, sustentado nos resultados obtidos de índice de capacidade para o trabalho com os profissionais da oficina de mecânica-auto. Esta investigação é baseada no método quantitativo e utilizou o instrumento Work Ability Index (WAI), desenvolvido pelo Finnish Institute of Occupational Health, traduzido de Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT), que reflete a aplicação de um questionário individual de autoavaliação sobre as exigências físicas e mentais do trabalho, do estado de saúde e dos recursos do trabalhador. O resultado médio global de ICT obtido com 24 trabalhadores, demonstrou uma capacidade de trabalho moderada, refletindo a necessidade de uma intervenção que contemple medidas e práticas que promovam a melhoria da capacidade para o trabalho. Pretende-se que o tema proposto para o estudo, contribua para a promoção do bem-estar dos profissionais no local de trabalho e traduza, nos meios decisores, uma maior sensibilização acerca da problemática do envelhecimento da força de trabalho na generalidade das atividades desenvolvidas na organização.
- Determinação de Limiares para a Valoração dos Índices de Acidentes de Trabalho - Estrartificação das Taxas de Frequência, de Incidência e de GravidadePublication . Vieira, Manuel; Nunes, FernandoOs Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) necessitam de indicadores de desempenho que permitam medir e avaliar a sua performance. Os índices de acidentes, designadamente, as taxas de frequência, de incidência e de gravidade, são comummente usadas quer para avaliar a evolução dos mesmos dentro da organização, quer para comparar com valores de referência que eventualmente possam estar disponíveis. No entanto, os valores de referência que são frequentemente encontrados nos procedimentos dos SGSST, apenas se referem a valores genéricos e não por setores de atividade e são comumente de origem desconhecida. O presente estudo pretende desenvolver uma metodologia que possa determinar valores de referência para as três taxas de acidentes (frequência, incidência e gravidade), nos diversos setores de atividade (letras do CAE rev. 3), utilizando estatísticas oficiais publicadas e devidamente selecionadas, tendo em conta a fiabilidade na recolha dos dados e dos respetivos documentos de notação. São estabelecidos três valores níveis de referência para cada setor de atividade: um nível inferior para qualificar a melhor performance, um nível médio para qualificar uma performance média e um nível superior para qualificar a pior performance. Os níveis inferiores e superiores são calculados através da dispersão em torno do nível médio, utilizando uma janela temporal de seis anos. Com base nos três níveis de referência calculados, é possível classificar as taxas obtidas por uma determinada organização em Muito bom, Bom, Insuficiente ou Mau.