Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-03"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Figueiredo, Maria da Luz Costa de Vasconcelos e Sousa de; Reis, Paula Colares Pereira dosO trabalho aqui apresentado, “Relatório de Estágio Profissional I, II e III”, pretende aprofundar as práticas experienciadas e observadas na realidade educativa, através de relatos realizados e de fundamentação teórica. O relatório está dividido em 4 capítulos: 10 relatos de estágio; 4 planificações; 3 dispositivos de avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo é possível verificar várias práticas, não só das educadoras, onde realizei o estágio, como também pessoais, e observar ainda a descrição de diversos materiais lúdicos e didáticos que foram utilizados ao longo do período de estágio. No segundo capítulo, apresento planificações de atividades realizadas com crianças de diferentes idades, em que as estratégias, os recursos e os componentes desenvolvidos e trabalhados são diversificados. No capítulo da avaliação, desenvolvi propostas de trabalho de diferentes áreas que apliquei em diferentes grupos, para realizar a avaliação das mesmas. Por último, no capítulo 4 apresento um trabalho de projeto intitulado “A magia do livro” que contempla todas as etapas que um trabalho de projeto exige para ser aplicado na Educação Pré-Escolar. Esta fase da vida é decisiva e sabemos que os benefícios que o contacto com os livros podem trazer a uma criança são imensos. Os livros podem e devem acompanhar a criança desde cedo. A execução deste relatório, presenteia todo o processo formativo enquanto estagiária e futura educadora/professora.
- Determinação de Limiares para a Valoração dos Índices de Acidentes de Trabalho - Estrartificação das Taxas de Frequência, de Incidência e de GravidadePublication . Vieira, Manuel; Nunes, FernandoOs Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) necessitam de indicadores de desempenho que permitam medir e avaliar a sua performance. Os índices de acidentes, designadamente, as taxas de frequência, de incidência e de gravidade, são comummente usadas quer para avaliar a evolução dos mesmos dentro da organização, quer para comparar com valores de referência que eventualmente possam estar disponíveis. No entanto, os valores de referência que são frequentemente encontrados nos procedimentos dos SGSST, apenas se referem a valores genéricos e não por setores de atividade e são comumente de origem desconhecida. O presente estudo pretende desenvolver uma metodologia que possa determinar valores de referência para as três taxas de acidentes (frequência, incidência e gravidade), nos diversos setores de atividade (letras do CAE rev. 3), utilizando estatísticas oficiais publicadas e devidamente selecionadas, tendo em conta a fiabilidade na recolha dos dados e dos respetivos documentos de notação. São estabelecidos três valores níveis de referência para cada setor de atividade: um nível inferior para qualificar a melhor performance, um nível médio para qualificar uma performance média e um nível superior para qualificar a pior performance. Os níveis inferiores e superiores são calculados através da dispersão em torno do nível médio, utilizando uma janela temporal de seis anos. Com base nos três níveis de referência calculados, é possível classificar as taxas obtidas por uma determinada organização em Muito bom, Bom, Insuficiente ou Mau.
- Regulamentação e Sinistralidade Laboral: Estudo Comparativo da Realidade entre Angola e Portugal na Indústria de Construção CivilPublication . Nemputo, Arlette; Estevez, JoséPretende-se com este estudo fazer uma análise comparativa entre a regulamentação a que estão obrigadas as empresas angolanas e portuguesas em matéria de segurança e saúde no trabalho. Pretende-se igualmente analisar os níveis de sinistralidade em Angola e Portugal no setor da construção civil por riscos específicos e encontrar uma possível associação entre os níveis de sinistralidade e a regulamentação existente no setor da construção em cada um dos países. Os riscos específicos aqui analisados são as causas mais frequentes de acidentes de trabalho, designadamente quedas em altura, soterramento, entalamento ou esmagamento, eletrocussão, trabalhos em espaços confinados, explosões e intoxicações. A partir das lacunas encontradas na legislação serão apresentadas propostas que visem melhorar a cobertura legal em matéria de segurança e saúde no trabalho relativamente à proteção dos trabalhadores expostos aos riscos específicos analisados. Constatou-se que na legislação angolana não há legislação específica para a segurança no trabalho em estaleiros temporários ou móveis como existe na legislação portuguesa designadamente o DL 273/2003 derivado da transposição da diretiva Europeia 92/57/CEE. Não foi encontrada uma associação clara entre os níveis de sinistralidade e a regulamentação existente no setor da construção entre os dois países por falta de dados estatísticos fiáveis de Angola porque há inúmeros casos de acidentes de trabalho que não são comunicados pelas empresas e assim é impossível haver um controlo estatístico correto. Verificou-se que a cultura de Segurança no Trabalho em Portugal está mais presente que em Angola. Apesar de algumas semelhanças na legislação angolana e portuguesa, sobre os acidentes de trabalho, verifica-se no entanto uma insuficiente fiscalização das condições de trabalho em Angola.
- Ferramenta para Avaliação de Projetos de InvestimentoPublication . Magalhães Ribeiro, Catarina CerdeiraUm projeto de investimento é, para muitas empresas, a rampa de lançamento para alcançar o sucesso empresarial e para vingar num mercado extremamente competitivo. Atualmente ter uma ideia empresarial não chega para se alcançar o sucesso, é preciso ter a capacidade de financiar essa ideia. Assim, o papel da gestão financeira é analisar a viabilidade económica dessa ideia para que seja possível financiá-la. Neste contexto, cabe à gestão financeira apresentar respostas rápidas e fiáveis sobre a viabilidade de diferentes investimentos. De tal forma, que urge a necessidade de criação de uma ferramenta robusta que permite avaliar um projeto de investimento e sustentar os seus pressupostos. A elaboração da ferramenta de avaliação de projetos de investimento tem por base o Microsoft Excel TM, baseada numa ferramenta já utilizada pela maior parte das empresas / empreendedores e fornecida pelo Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas e Inovação. Esta nova ferramenta adiciona à ferramenta já existente a avaliação sob duas perspetivas: um método mais grosseiro e um método mais detalhado. Além desta versão simplificada, ainda permite adicionar o histórico da empresa (Balanço e Demonstração de Resultados) para fundamentar as taxas de crescimento projetadas para os anos seguintes ao investimento nas empresas já existentes. Esta pesquisa torna-se assim uma base útil e sustentada para a seleção e categorização da viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento. A utilização por parte de organizações que já operam no mercado e trabalho, permite uma diminuição do tempo recorrido na avaliação dos projetos de investimento.
- Perceção e Aplicação do Método RIAAT para uma efectiva gestão da prevenção - Um estudo de caso na Construção CivilPublication . Carvalho, Ana Filipa; Carrana, PedroA existência de uma metodologia de investigação de acidentes de trabalho numa organização e a sua devida implementação é fulcral, na medida em que permite colmatar as necessidades de uma Avaliação de Riscos perante a ocorrência de um acidente, uma vez que permite o apuramento da (ou das) causas raiz, que por sua vez darão origem a medidas preventivas que impeçam a recorrência desse mesmo acidente. Como é do conhecimento geral, os acidentes de trabalho traduzem-se em prejuízos financeiros para as organizações, e muitas vezes na perda de capacidade de trabalho para os trabalhadores, e consequentemente o seu ambiente familiar. A presente dissertação de Mestrado, visa analisar a metodologia utilizada numa empresa e, através de comparação com o método RIAAT (Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho), analisar a necessidade de melhorias. Após a avaliação de necessidades, pretende-se desenvolver uma ferramenta de investigação de acidentes de trabalho estruturada e metódica, que permita uma clara identificação das causas de um acidente assim como o registo das respectivas medidas correctivas. Ambos os métodos analisados, são viáveis para a investigação de acidentes de trabalho, no entanto, podemos claramente concluir que a metodologia IAT é suficiente para uma investigação básica e de acidentes de baixa gravidade, mas por outro lado, insuficiente ou inadequada na investigação de acidentes graves ou de maior complexidade. O valor acrescentado do RIAAT relativamente ao IAT é sem dúvida o aspecto comunicacional e de aprendizagem organizacional que, tal como o nome indica, permite à Organização uma evolução em matéria de SST ao “aprender” com os erros cometidos no passado para não os repetir no futuro.
- Gestão de Custos Associados à Implementação de Medidas de Segurança Ferroviária, Um Estudos de Caso de Uma Obra Ferroviária na Linha da Beira AltaPublication . Sousa, Nelson; Carrana, PedroO presente trabalho refere-se ao tema “GESTÃO DE CUSTOS ASSOCIADOS À IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA FERROVIÁRIA“. Pretende-se criar ferramentas de gestão por forma a facilitar a integração dos custos e sua gestão, desde a fase de concurso até à fase de obra. Neste contexto, na Parte I do trabalho aborda-se o enquadramento teórico, no qual é efetuada uma apresentação geral das obras na Infraestrutura ferroviária e enquadramento legal. Na parte II será enquadrada a caracterização das obras na Infraestrutura ferroviária ou na sua proximidade e a obra em estudo, onde se efetua a análise dos pré-requisitos das Infraestruturas de Portugal (IP) para este tipo de obras. Será abordada a integração da segurança em projeto, condicionalismos, planeamento, programação e autorização para trabalhos na via férrea ou na sua proximidade. Em seguida, a metodologia que assenta num estudo caso de uma obra ferroviária na Linha da Beira Alta, onde será efetuada a revisão da literatura, pesquisa documental e recolha de dados no projeto da obra, nomeadamente no programa de concurso, caderno de encargos, mapa de quantidades e plano de segurança e saúde de projeto. Teremos também por base a criação de um modelo de relatório de visita a obra ferroviária – grelha de observação. Neste contexto, no seguimento dos objetivos definidos, podemos concluir que os procedimentos atualmente definidos pela IP em fase de concurso, não definem claramente os requisitos mínimos dos vários temas em matéria de prevenção, tendo um impacto direto na gestão de custos associados à implementação de medidas de segurança ferroviária, tanto na fase de concurso como na fase de execução de obra. Tendo em conta as variáveis e constrangimentos, essa flexibilidade irá proporcionar aos concorrentes visões e interpretações diferentes sobre as mesmas situações, contribuindo para orçamentos diferentes com relevância na execução da obra.
