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- Determinantes da Intenção de uso de cosméticos pelos indivíduos do género masculinoPublication . Ferreira, Jorge Manuel da Silva; Santo, Pedro Manuel EspíritoNão é novidade que o consumo de cosméticos cresce com o decorrer dos anos e, conforme for o aumento do fenômeno, introduções de novos produtos são incorporadas. No passado, o cosmético foi tipografado como uso feminino, mas a expansão do mercado e o aumento de investimento, o público masculino começou a ser consumidor assíduo de grandes marcas. O que antes era considerado como “só para homem”, no mundo moderno fragmentou-se em novas ideias abrindo espaço para o consumo do homem. No entanto, apesar da crescente importância sobre a cosmética masculina, pouca atenção é dada à investigação sobre a intenção de uso em relação aos produtos deste segmento. Cada vez mais é comum, que os homens comprem cosméticos para si mesmos e as empresas têm percebido essa tendência. O estudo aqui apresentado procurou estudar o que influencia o uso de cosméticos nos indivíduos masculinos e, através de uma amostra de 169 homens, concluiu que as normas subjetivas, o valor social dos produtos e o desejo de ser único são as variáveis que determinam a atitude e consequente uso dos cosméticos neste público. Palavras chave: cosméticos, desejo de ser unico, normas subjetivas, valor social, intenção de uso.
- O valor da marca em instituições de ensino superior: A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantesPublication . Carvalho, Carolina Alexandra Batista de; Sobreira, Rosa Maria CamposAs marcas, nos dias que correm, tornaram-se um esforço primordial no que toca à gestão de mercado. Estas já ultrapassaram o domínio dos produtos e estende-se agora às próprias organizações como estratégias de diferenciação, num ambiente competitivo cada vez mais feroz. Com um acentuado nível de concorrência, que se tem deparado o sector da educação, as instituições são obrigadas a criar mecanismos próprios para a sua distinção, processo fundamental para a sua sobrevivência. A criação de marcas fortes, procura revitalizar ou reposicionar o valor da marca da instituição, para conseguir posicionar o seu valor na mente dos consumidores. Neste sentido, o trabalho de investigação realizado teve como objetivo compreender os fatores que são determinantes no processo de valor da marca, isto é, elucidar através da amostra o que transmite aos alunos mais valor. Para atingirmos os nossos objetivos, foi realizado um estudo de caso descritivo, utilizando uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado online, totalizando 230 respostas válidas. Os resultados obtidos mostraram que a Lealdade e a Qualidade são fatores que determinam o valor da marca.
- A aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento de competências sociais das crianças em idade pré-escolar e do ensino básico 1º cicloPublication . Oliveira, Sara; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final surgiu do culminar do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, com os estágios realizados em Educação Pré-Escolar e em 1º ciclo do Ensino Básico. O tema da aprendizagem cooperativa surgiu do interesse pelo trabalho em equipa, por aprender com o par e assim desenvolver capacidades tanto cognitivas como sociais. Aliado ao interesse desta metodologia, surgiu o interesse pelo desenvolvimento de competências sociais pois acreditamos na escola como uma sociedade em miniatura, de onde os alunos devem sair não só com sólidos conhecimentos teóricos mas também com um forte desenvolvimento social aprendendo a saber ser, respeitando o outro, as opiniões, as diferenças, sabendo ouvir e respeitando o tempo e o espaço de cada um. A aprendizagem cooperativa surge assim como uma “alternativa à tendência excessiva para a competição, que caracteriza a aprendizagem tradicional” (Silva, H., Lopes, J. & Moreira, S., 2018, p. 15). As crianças trabalham cooperativamente com o intuito de desenvolver competências não só cognitivas, mas também sociais, de relação com o outro. Um grupo cooperativo é composto por elementos com diferentes capacidades e diferentes áreas fortes por forma a conter no seu interior um conjunto alargado de saberes potenciando a aprendizagem de cada elemento e o sucesso de todo o grupo. Por forma a compreender melhor esta temática recorremos aos autores de referência e, posteriormente, solicitámos a opinião dos educadores e professores tentando compreender o olhar destes sobre o tema da aprendizagem cooperativa e como esta pode ser potenciadora do desenvolvimento de competências sociais das crianças. Recorremos também a algumas atividades desenvolvidas nos estágios, das quais realizámos observação direta, tentando compreender o impacto da intervenção no desenvolvimento social das crianças.
- A credibilidade e os audiovisuais contemporâneos. O caso da SIC em PortalegrePublication . Silva, Nuno Moura da; Guimarães, Adriana MelloVivemos na era da tecnologia e a última década têm-nos revelado inúmeras formas de acedermos à informação. Do feed das redes sociais que mais usamos às aplicações para telemóvel, a internet tornou-se num espaço de excelência para a divulgação de conteúdos noticiosos. Contrariamente, o seu rápido crescimento permitiu da mesma forma, o surgimento das fake news e do denominado ―Jornalismo de Cidadão‖, cuja verdade e credibilidade são, regra geral, severamente questionáveis. Ainda assim, a televisão assume-se como um dos principais meios de comunicação social. Com este relatório, pretendemos explicar os conceitos de credibilidade e de que forma o bom jornalismo pode combater o fenómeno das fake news, tendo como base o estágio de quatro meses efetuado na delegação da SIC em Portalegre.
- Acidentes de TrabalhoPublication . Bacalhau, Laurinda; Ramalho, MariaOs acidentes de trabalho têm um impacto muito significativo nas organizações quer pelos seus efeitos económicos, traduzidos na perda de ritmo da produção e nos custos médicos da recuperação da lesão, quer pelos efeitos sociais de desigualdade e desvalorização social que afetam o trabalhador e sua família. Assim, o regresso e reintegração profissional do trabalhador, após a ocorrência de um acidente de trabalho, é uma etapa que deve considerar a incapacidade do trabalhador reconhecendo os diferentes impactos, as suas dimensões e interações a nível profissional, social e familiar, com vista à criação de postos de trabalho seguros e saudáveis. Seguindo a metodologia de estudo de caso e através da aplicação de instrumentos qualitativos de recolha de dados, entre os quais, entrevistas aos trabalhadores reingressados em novas funções, a identificação e análise dos acidentes de trabalho ocorridos em dois anos consecutivos, procedeu-se à avaliação e validação do processo de reintegração profissional e adequação de posto de trabalho num empregador público. Os resultados indicam que não são apenas os fatores físico-funcionais que influem na adequação do posto de trabalho e na motivação, qualidade de vida e bem-estar do trabalhador acidentado. O regresso do trabalhador após acidente de trabalho a uma atividade profissional adequada à sua capacidade produtiva, decorrendo num ambiente de conforto e segurança para o trabalhador, é um processo complexo, com naturezas diversas interrelacionadas, entre si, numa teia dinâmica. Nesta perspetiva, a adequação do posto de trabalho, no retorno ao trabalho de trabalhador que sofreu alterações permanentes no desempenho profissional que o impedem de voltar à atividade exercida antes do acidente de trabalho, é um processo de acolhimento, formação e acompanhamento da reintegração profissional do trabalhador.
- A Metodologia de trabalho de projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens?Publication . Gomes, Andreia; Gonçalves, Ana CristinaA presente investigação, assenta na reflexão em torno da utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico., tendo como principal objetivo compreender o contributo que a implementação de uma nova metodologia teria no grupo estudado. Para alcançar este objetivo aprofundámos o estudo sobre esta metodologia, a fim de compreendermos os conceitos inerentes à sua aplicação, nomeadamente, no que consiste, quais as principais vantagens e desvantagens apontadas e as etapas. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, cruzando as evidências da nossa prática supervisionada, que se baseiam na observação, nas notas de campo e fotografias, com as entrevistas dos alunos e à docente titular e, também, questionários que foram aplicados a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste estudo, vinte e três alunos e setenta e um docentes. A metodologia desenvolvida, investigação-ação, permitiu-nos, enquanto participantes, analisar a situação observada e intervir para proporcionar uma melhor qualidade na ação com base na reflexão, Bartolomé (1986) define que se trata de um “Processo reflexivo que vincula dinamicamente a investigação, a acção e a formação, realizada por profissionais das ciências sociais, acerca da sua própria prática.” (p.51) A análise e interpretação dos dados recolhidos propiciaram uma melhor compreensão da visão dos alunos sobre o seu papel na sala e das expetativas alusivas ao projeto. Referente aos dados obtidos junto da comunidade docente, conseguimos compreender a perspetiva que têm referente a esta metodologia e a sua aplicação na educação atual. As principais conclusões que inferimos, afirmam que proporcionámos uma experiência satisfatória, que favoreceu a aprendizagem dos alunos. As conceções dos docentes demonstram que conhecem a relevância que a aplicação desta metodologia consegue alcançar, contudo, apresentam várias limitações que os impede de a empregarem.