Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.42 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação, assenta na reflexão em torno da utilização da Metodologia de Trabalho
de Projeto em contexto de Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico., tendo como principal objetivo
compreender o contributo que a implementação de uma nova metodologia teria no grupo
estudado.
Para alcançar este objetivo aprofundámos o estudo sobre esta metodologia, a fim de
compreendermos os conceitos inerentes à sua aplicação, nomeadamente, no que consiste,
quais as principais vantagens e desvantagens apontadas e as etapas.
O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa,
cruzando as evidências da nossa prática supervisionada, que se baseiam na observação, nas
notas de campo e fotografias, com as entrevistas dos alunos e à docente titular e, também,
questionários que foram aplicados a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste
estudo, vinte e três alunos e setenta e um docentes.
A metodologia desenvolvida, investigação-ação, permitiu-nos, enquanto participantes, analisar a
situação observada e intervir para proporcionar uma melhor qualidade na ação com base na
reflexão, Bartolomé (1986) define que se trata de um “Processo reflexivo que vincula
dinamicamente a investigação, a acção e a formação, realizada por profissionais das ciências
sociais, acerca da sua própria prática.” (p.51)
A análise e interpretação dos dados recolhidos propiciaram uma melhor compreensão da visão
dos alunos sobre o seu papel na sala e das expetativas alusivas ao projeto. Referente aos dados
obtidos junto da comunidade docente, conseguimos compreender a perspetiva que têm referente
a esta metodologia e a sua aplicação na educação atual.
As principais conclusões que inferimos, afirmam que proporcionámos uma experiência
satisfatória, que favoreceu a aprendizagem dos alunos. As conceções dos docentes demonstram
que conhecem a relevância que a aplicação desta metodologia consegue alcançar, contudo,
apresentam várias limitações que os impede de a empregarem.
Description
Keywords
Metodologia de trabalho de projeto Ensino do 1.º ciclo do ensino básico Investigação – Ação Motivação