Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-11"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Superdecor – Casas com VidaPublication . Gomes, Ana Rita Luz; Pedroso, GraçaA entrada para o mundo laboral é dos passos mais importantes e intimidantes para um aluno, sobretudo quando não existe uma preparação prévia. Nesse contexto surge a oportunidade e necessidade de realizar um estágio curricular, onde se agrega o conhecimento teórico à inserção num meio onde todas as vivências de uma carreira, que se pretende alcançar, estão presentes. A elaboração do relatório representa o culminar do período de estágio. Estágio esse que foi desenvolvido entre Novembro de 2015 e Julho de 2016, em contexto part-time, na empresa Superdecor – Casas com Vida com loja e atelier na Avenida da República, Lisboa.
- Atelier Gráficos À LapaPublication . Cernei, Anastasia; Pedroso, Graça; Moreira, PauloO presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer a experiência profissional da aluna Anastasia Cernei num estágio que teve lugar no Atelier Gráficos À Lapa, entre o mês de fevereiro de 2017 e o mês agosto de 2017. Desde modo, apresenta o percurso percorrido pela aluna, de forma a atender aos objetivos traçados por esta, pela sua orientadora na constituição desses objetivos e pelo seu tutor na entidade de acolhimento, bem como todos os métodos e técnicas aprendidos e utilizados durante a realização dos projetos a que foi submetida. Ao longo de todo o relatório serão apresentados: uma pesquisa sobre o cubismo e a região de Olhão, de onde a maioria dos projetos surgiram; apresentação do atelier onde foi realizado o estágio; o estágio em si – primeiro, os projetos finalizados e posteriormente, as propostas de projetos. Os projetos apresentados refletem a situação em que a estagiária fez parte da equipa durante o seu plano de estágio, bem como todas as tarefas realizadas pela mesma. Através dos conteúdos apresentados, pretende-se demonstrar quais os principais objetivos traçados inicialmente e a forma como a estagiária conseguiu cumprir esses mesmos planos e requisitos para a obtenção do Grau de Mestre em Design de Interiores.
- Habitação: Privilégio ou Direito? – Bairro da Boavista: uma nova perspectiva da habitação socialPublication . Loureiro, Bárbara Mateus; Gomes, Ana Cristina da CostaCom a intenção de dar realmente a conhecer a profissão que é o/a designer de interiores, frequentemente associada a um grupo social mais favorecido, procurou-se mostrar outra vertente desta actividade. Quebrando preconceitos associando o designer de interiores à habitação social. Neste trabalho pretende-se estudar a habitação social incidindo no caso estudo, o Bairro da Boavista (Monsanto). Numa altura em que o país se encontra a atravessar uma crise económica difícil, os bairros sociais são grandes focos de tensão social pela concentração de população, socialmente homogénea e culturalmente heterogénea. Estes bairros encontram-se descaracterizados e em condições deficientes, como tal é importante perceber as necessidades básicas e adaptá-las aos interiores, reabilitando assim, estes espaços. Neste projeto desenvolve-se o estudo de uma solução plausível para a habitação social. A proposta-modelo no bairro da Boavista, adaptável a outros bairros e às suas particularidades, procura sensibilizar não só a sociedade para a importância da reabilitação destes bairros, mas também mudar a maneira como estes são vistos, tentando alterar o estigma negativo ao qual estão associados e levar a cabo a inclusão social, ajudando também os moradores a ter outros cuidados com as suas habitações, provando a importância do design e do belo no nosso quotidiano.
- Habitar Hoje o Palácio Ribeiro da CunhaPublication . Jerónimo, Maria João do Rosário; Gomes, Ana Cristina da CostaNo último quartel do século XIX, no ano de 1877 e seguintes, José Ribeiro da Cunha mandou construir em Lisboa um Palacete de uso habitacional com uma arquitectura revivalista romântica, de estilo neo-árabe. O objecto da presente Dissertação de Mestrado centra-se precisamente na apresentação de um Projecto de Design de Interiores que tem como finalidade a reabilitação urbana e vivencial desse Palacete, de forma a devolver-lhe a sua função inicial, a habitação. A proposta de intervenção visa o desenvolvimento de uma “Unidade Turística Habitacional” num edifício histórico, que disponibiliza uma estadia prolongada, num espaço de ambiência doméstica, com várias tipologias, que permitam inventos e/ou actividades laborais. A metodologia de trabalho escolhida para a elaboração deste projecto baseou-se na investigação, leitura de bibliografia critica, observação, recolha e tratamento de dados. Esta pesquisa permitiu conhecer o primeiro proprietário José Ribeiro da Cunha, o seu Palacete, a sua arquitectura, a gramática decorativa existente no exterior e no interior, e a oferta que unidades hoteleiras semelhantes proporcionam aos seus clientes. O programa apresentado teve em conta a leitura da pré-existência no que se refere à sua localização (uma das sete colinas de Lisboa), arquitectura, funcionalidades espaciais, e gramática decorativa. Numa primeira fase foi desenvolvida uma estrutura, composta por 4 pisos, com funcionalidades distintas. O projecto propõe um diálogo entre o passado e futuro, com uma intervenção que recai na construção de uma arquitectura dentro de outra arquitectura. Esta construção teve em conta a qualidade estética dos materiais, a plasticidade geométrica das peças e o mobiliário, que com o seu posicionamento, faz parte integrante do espaço. Esta intervenção pretende dar resposta a questões como: - conforto, privacidade, eficiência e funcionalidade. O impacto neste espaço cria uma, adição na relação - estética/ formal e plástica/construtiva.
- Caracterização dos Riscos Psicossociais num Grupo HoteleiroPublication . Pontes, Jesse; Gonçalves, SóniaA Segurança e Saúde no Trabalho auxilia os empregadores a estabelecer e manter um programa de gestão de segurança e saúde que garanta um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os trabalhadores. No desenvolvimento da sua atividade, os trabalhadores deparam-se com variados tipos de riscos: físicos, biológicos, químicos, ergonómicos, mecânicos e psicossociais. São estes últimos, que no qual, nos preocupamos nesta dissertação. Os riscos psicossociais são riscos emergentes e são considerados como um dos principais fatores na ocorrência de incidentes e acidentes a nível organizacional. No presente trabalho realizou-se uma caracterização dos principais fatores de riscos psicossociais em um resort e hotel, situado no Algarve Deste modo, para atingirmos o objetivo pretendido efetuou-se uma metodologia baseada em questionários (copenhaqen Psychosocial questionaire - COPSOQ, na versão média), para os trabalhadores, uma entrevista semiestruturada ao responsável em segurança e saúde no trabalho da organização, análise observacional participante e documental dos últimos três anos. Com a elaboração deste estudo foi possível verificar que a organização tem uma política de segurança no trabalho pese embora carece de alguma melhoria em alguns aspetos. Quanto aos fatores riscos psicossociais, os resultados demostram valores moderados de riscos, todavia, a dimensão “exigências laborais”foi a que apresentou maior em relação as demais dimensões.
- Measurement of normalized differential $ \mathrm{t}\overline{\mathrm{t}} $ cross sections in the dilepton channel from pp collisions at $ \sqrt{s}=13 $ TeVPublication . CMS collaboration (2223 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Calpas, Betty; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, Pasquale; Pela, JoaoNormalized differential cross sections for top quark pair production are measured in the dilepton (e$^+$e$^-$, $\mu^+\mu^-$, and $\mu^\mp$e$^\pm$) decay channels in proton-proton collisions at a center-of-mass energy of 13 TeV. The measurements are performed with data corresponding to an integrated luminosity of 2.1 fb$^{-1}$ using the CMS detector at the LHC. The cross sections are measured differentially as a function of the kinematic properties of the leptons, jets from bottom quark hadronization, top quarks, and top quark pairs at the particle and parton levels. The results are compared to several Monte Carlo generators that implement calculations up to next-to-leading order in perturbative quantum chromodynamics interfaced with parton showering, and also to fixed-order theoretical calculations of top quark pair production up to next-to-next-to-leading order.
- Search for vectorlike light-flavor quark partners in proton-proton collisions at $\sqrt s$ =8 TeVPublication . CMS collaboration (2223 authors); Nayak, A.; Bargassa, P.; Beirão Da Cruz E Silva, C.; Calpas, B.; Di Francesco, A.; Faccioli, P.; Gallinaro, M.; Hollar, J.; Leonardo, N.; Lloret Iglesias, L.; Seixas, J.; Toldaiev, O.; Vadruccio, D.; Varela, J.; Vischia, P.; David, A.; Veckalns, V.; Musella, P.; Pela, J.; Delgado, A.A search is presented for heavy vectorlike quarks (VLQs) that couple only to light quarks in proton-proton collisions at s=8 TeV at the LHC. The data were collected by the CMS experiment during 2012 and correspond to an integrated luminosity of 19.7 fb−1. Both single and pair production of VLQs are considered. The single-production search is performed for down-type VLQs (electric charge of magnitude 1/3), while the pair-production search is sensitive to up-type (charge of magnitude 2/3) and down-type VLQs. Final states with at least one muon or one electron are considered. No significant excess over standard model expectations is observed, and lower limits on the mass of VLQs are derived. The lower limits range from 400 to 1800 GeV, depending on the single-production cross section and the VLQ branching fractions B to W, Z, and Higgs bosons. When considering pair production alone, VLQs with masses below 845 GeV are excluded for B(W)=1.0, and below 685 GeV for B(W)=0.5, B(Z)=B(H)=0.25. The results are more stringent than those previously obtained for single and pair production of VLQs coupled to light quarks.
- Search for heavy ZZ resonances in the $\ell ^+\ell ^-\ell ^+\ell ^-$ and $\ell ^+\ell ^-\nu \bar{\nu }$ final states using proton–proton collisions at $\sqrt{s}= 13$ $\text {TeV}$ with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2903 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search for heavy resonances decaying into a pair of $Z$ bosons leading to $\ell ^+\ell ^-\ell ^+\ell ^-$ and $\ell ^+\ell ^-\nu \bar{\nu }$ final states, where $\ell $ stands for either an electron or a muon, is presented. The search uses proton–proton collision data at a centre-of-mass energy of 13 $\text {TeV}$ corresponding to an integrated luminosity of 36.1 $\hbox {fb}^{-1}$ collected with the ATLAS detector during 2015 and 2016 at the Large Hadron Collider. Different mass ranges for the hypothetical resonances are considered, depending on the final state and model. The different ranges span between 200 and 2000 $\text {GeV}$ . The results are interpreted as upper limits on the production cross section of a spin-0 or spin-2 resonance. The upper limits for the spin-0 resonance are translated to exclusion contours in the context of Type-I and Type-II two-Higgs-doublet models, while those for the spin-2 resonance are used to constrain the Randall–Sundrum model with an extra dimension giving rise to spin-2 graviton excitations.
- Search for new physics in events with a leptonically decaying Z boson and a large transverse momentum imbalance in proton–proton collisions at $\sqrt{s} $ = 13 $\,\text {TeV}$Publication . CMS collaboration (2261 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA search for new physics in events with a Z boson produced in association with large missing transverse momentum at the LHC is presented. The search is based on the 2016 data sample of proton-proton collisions recorded with the CMS experiment at $\sqrt{s} = $ 13 TeV, corresponding to an integrated luminosity of 35.9 fb$^{-1}$. The results of this search are interpreted in terms of a simplified model of dark matter production via spin-0 or spin-1 mediators, a scenario with a standard-model-like Higgs boson produced in association with the Z boson and decaying invisibly, a model of unparticle production, and a model with large extra spatial dimensions. No significant deviations from the background expectations are found, and limits are set on relevant model parameters, significantly extending the results previously achieved in this channel.