Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade e Segurança Alimentar no setor das carnesPublication . Reis , Andreia Sofia Figueiredo; Pereira, Carlos José DiasA crescente participação de produtos animais na dieta é evidente nos países em desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo a indústria das carnes um dos setores mais importantes na União Europeia. Ao longo dos anos foram verificadas crises alimentares e dificuldades na identificação da sua origem que foram fundamentais para impulsionar estratégias que permitissem melhorar as normas de qualidade e reforçar os sistemas de controlo em toda a cadeia alimentar. Dadas as exigências ao nível da segurança alimentar, as empresas foram obrigadas a adaptar-se às mesmas. Assim, surgiu a pertinência deste estágio, relativo à conclusão do mestrado em Engenharia Alimentar, realizado na Vivid Foods, onde é feito fatiamento e processamento de carne fresca e congelada de bovino e suíno. Esta empresa pretende oferecer produtos de excelência ao consumidor, garantindo o cumprimento das normativas legais. O estágio teve a duração de seis meses, levando a um processo contínuo de aprendizagem no que diz respeito à qualidade e requisitos neste setor. Diariamente era feito o tratamento de encomendas, planeamento da produção diária e controlo produtivo. Um dos pontos mais importantes ao longo do estágio foi a identificação de não-conformidades durante a receção e processamento da matéria-prima e controlo de produto final aquando da expedição. palavras-chave: carne, qualidade, segurança alimentar
- Perceções face ao risco de violência no quotidiano: a perspetiva do idosoPublication . Sousa, Vanessa Alexandra Soares; Mauritti, Rosário; Zilhão, AdrianoEsta tese, realizada no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social, do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, incide sobre o tema do risco da violência no quotidiano das pessoas idosas. Concretamente, o estudo procura captar e analisar as perceções e atitudes de pessoas idosas relativamente aos riscos de violência a que estão sujeitas no seu dia-a-dia. Num segundo eixo analítico, pretende-se compreender de que forma as respostas sociais podem contribuir para atenuar esses riscos, tendo em conta os usos que os idosos fazem dessas respostas sociais e as perceções que têm relativamente à sua adequação para atenuar contextos de risco. Será abordado o tema dos riscos sociais no contexto das sociedades envelhecidas, tendo como foco principal o fenómeno da violência. No plano metodológico, e de forma a obter uma diversidade de situações, as unidades de observação serão segmentadas à partida em dois contextos: 1. Pessoas idosas institucionalizadas (inseridas num quadro social de maior dependência e morbidade) e 2. Pessoas idosas em meio familiar envolvidos ativamente em atividades lúdicas promovidas através de uma Universidade Sénior. Prevê-se recolher e analisar, nestes dois contextos, testemunhos de doze idosos, do sexo masculino e feminino. Parte-se da ideia de que as perceções dos entrevistados variam em função da sua condição de autonomia/dependência, género e perfil qualificacional e que, sobretudo no segmento com melhores qualificações, dito de “novos velhos”, deverão prevalecer perceções de desarticulação das respostas sociais face aos riscos sociais, o que resulta em boa medida do facto de as respostas sociais existentes não equacionarem a questão da violência, a partir de uma conceção alargada dos riscos sociais específicos do envelhecimento.
- Análise e Avaliação de Riscos Convencionais e Riscos Emergentes. Profissioanis de Alta Tensão do Metropolitano de LisboaPublication . Martins, António; Areosa, JoãoEste trabalho académico aborda o estudo da relação de dois tipos de riscos ocupacionais, os riscos ocupacionais e os riscos psicossociais. Com este trabalho procurámos determinar se os riscos psicossociais influenciavam os riscos ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos e se dessa forma contribuíam para o aumento dos acidentes de trabalho, falhas humanas, atos inseguros, na execução das suas tarefas. O contexto laboral permitiu que observássemos as tarefas que os profissionais executavam mas, devido à programação de trabalhos interna, parte das tarefas tiveram de ser estudadas tendo por base as instruções de trabalho, que servem de referência para a certificação de qualidade e ambiente. O horário de trabalho, o tempo de pausa, o horário de refeição, os turnos rotativos, o horário de piquete, todas estas informações foram fornecidas pela organização. A metodologia para a recolha de dados foi por observação direta, intensiva e por preenchimento de um questionário específico para a avaliação dos riscos psicossociais. Utilizámos dois métodos de avaliação matricial em que depois de fazermos a análise estatística dos dados podemos valorar o risco através da conjugação dos fatores de formação de risco. Avaliados os riscos, verificámos que são necessárias medidas corretivas urgentes, tanto preventivas como de proteção, na execução da amostra de tarefas definidas no estudo. Através da análise estatística do absentismo e acidentes de trabalho, confirmámos a necessidade da avaliação de riscos tanto na execução das tarefas como em aspetos organizativos do trabalho. Não conseguimos relacionar os riscos psicossociais com as falhas ativas, atos inseguros, mas estão diretamente relacionados com as condições latentes, fatores organizacionais que constituem uma barreira entre o perigo e o acidente.
- Combination of the searches for pair-produced vector-like partners of the third-generation quarks at $\sqrt{s} =$ 13 TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2929 authors); Aguilar Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Araque Espinosa, Juan Pedro; Castro, Nuno Filipe; Conde Muino, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Dias DO Vale, Tiago; Faisca Rodrigues Pereira, Rui Miguel; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Goncalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amelia; Maneira, Jose; Mendes Gouveia, Emanuel Demetrio; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, Antonio; Costa Batalha Pedro, Rute; Pereira Peixoto, Ana Paula; Santos, Helena; Saraiva, Joao; Silva, Jose Manuel; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA combination of the searches for pair-produced vectorlike partners of the top and bottom quarks in various decay channels (T→Zt/Wb/Ht, B→Zb/Wt/Hb) is performed using 36.1 fb-1 of pp collision data at s=13 TeV with the ATLAS detector at the Large Hadron Collider. The observed data are found to be in good agreement with the standard model background prediction in all individual searches. Therefore, combined 95% confidence-level upper limits are set on the production cross section for a range of vectorlike quark scenarios, significantly improving upon the reach of the individual searches. Model-independent limits are set assuming the vectorlike quarks decay to standard model particles. A singlet T is excluded for masses below 1.31 TeV and a singlet B is excluded for masses below 1.22 TeV. Assuming a weak isospin (T,B) doublet and |VTb|≪|VtB|, T and B masses below 1.37 TeV are excluded.
- O que determina a Escolha do Procedimento na Aquisição Pública de Bens e Serviços no contexto portuguêsPublication . Mendes, Fernanda Maria de Almeida Santos; Sarmento, JoaquimEste trabalho, intitulado “O que determina a escolha do procedimento na aquisição pública de bens e serviços no contexto português”, visa estudar o public procurement em Portugal. O public procurement é muito relevante na missão da Administração Pública (AP), sendo muito importante porque representa um valor muito elevado em euros. Subjacentes a este trabalho, encontram-se elencadas, as seguintes questões de investigação: I – Como se caracteriza o public procurement e suas determinantes na escolha do modelo de ajuste direto? II – Como se caracteriza o public procurement e as escolhas do modelo no setor da Saúde? Relativamente à caraterização do public procurement, realizámos uma análise com base na revisão de literatura relevante sobre public procurement, onde inicialmente foi apresentada uma visão abrangente da gestão pública e a maneira de como os diferentes modelos incentivam o desenvolvimento do public procurement. A revisão de literatura também explorou as diferentes teorias e principais estudos que levam à escolha do procedimento e à sua eficiência. No que diz respeito à decisão e os seus determinantes, na escolha de ajuste direto, recolhemos uma base de dados de contratos públicos relativos a aquisição de bens e serviços. Essa amostra, recolhida num portal governamental e contendo 203817 observações, cobre um período longo, entre 2008 e 2015. Desta forma, a nossa amostra consistiu numa “repeated cross section”, no sentido em que cada processo de public procurement é uma única observação no tempo. Com base nesses dados, foram observados e analisados, recorrendo ao modelo Probit, tendo como variável dependente o tipo de procedimento: Ajuste direto. A abordagem quantitativa para procurar identificar os determinantes que levaram à escolha do modelo de ajuste direto, foi baseada num conjunto de variáveis independentes. Por último, dada a relevância do setor da saúde, foi analisado em específico este setor, utilizando a mesma linha de investigação. Seguindo nesta abordagem e com as variáveis descritas, procuramos distinguir entre os fatores políticos, legais e económicos e setoriais que influenciam a escolha do modelo. No conjunto de fatores políticos, onde se encontram as variáveis, Ano de eleições, Tipo de governo, Governo maioritário e Mudança de governo, foram analisados quais eram os que influenciavam o aumento ou diminuição do número de ajustes diretos, tendo sido encontrados diversos fundamentos. Entre eles, a necessidade de obter benefícios políticos, o nível de poder executivo, nível de controlo e liberdade de escolha, assim como o efeito que a Troika teve no exercício governativo.No que se refere aos fatores legais e económicos, as variáveis consideradas foram Índice de corrupção, Troika, Estado de Direto (rule of law), Investimento público, Estabilidade política, Risco político e Crescimento interno bruto. Também neste conjunto de fatores o aumento ou a diminuição do número de ajustes diretos levaram-nos ao encontro de um conjunto de fundamentos, sendo a Troika um fator influenciador, assim como a transparência e a eficiência relacionada com o estado de direito (rule of law). Por seu lado o Investimento Público e o Crescimento interno bruto, remetem para um aumento de projetos, exigindo procedimentos mais simples e rápidos. O aumento da receita pode levar a uma maior flexibilidade, diminuindo o rigor de alocação de recursos públicos, dada a uma meta menor de restrição orçamental. O último conjunto de fatores setoriais, inclui a variável Entidade. A autonomia financeira é um fator que leva a que sejam evitados processos mais complexos, uma vez que necessitam de aprovação da tutela. Em alguns casos a autonomia administrativa é utilizada para contornar possíveis dificuldades. Nos casos em que a autonomia financeira não está dependente da tutela, verifica-se a opção por processos mais simples, para fazer face à falta de capital humano qualificado e com vista ao desenvolvimento da economia local. No contexto da saúde os fatores foram analisados comparativamente ao contexto geral. Sendo que a responsabilidade social para com os cidadãos pode sobrepor-se à obtenção de benefícios políticos ou mesmo ao poder governativo. Relevância do estudo e aplicação prática Considera-se que esta investigação contribuirá para o estudo geral e abrangente do conhecimento existente sobre o public procurement, enfatizando o que respeita à questão de aquisição de bens e serviços, alcançada pela identificação de fatores influenciadores no contexto de Portugal.