IP - ISEITV - Mestrados
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IP - ISEITV - Mestrados by Title
Now showing 1 - 10 of 96
Results Per Page
Sort Options
- Ansiedade na PerformancePublication . Fernando Manuel Carneiro DiasO Relatório Final de Mestrado em Ensino da Música está divido em três partes. Na primeira, é feita uma descrição da Escola de acolhimento, o Conservatório d’ Artes de Loures. Na segunda, é realizada uma análise e uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na terceira secção, é elaborado o trabalho de investigação sobre o tema “Ansiedade na Performance” e a análise de resultados dos inquéritos efetuados. A inclusão do estagiário em várias atividades letivas proporcionou um leque de experiências variadas, que resultaram no desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito da docência, bem como numa reflexão, análise e avaliação dos seus métodos e práticas docentes. Na secção destinada ao trabalho de investigação, são abordadas as teorias sobre a problemática em questão, os comportamentos associados, principais sintomas e estratégias para lidar com a ansiedade e o stress.
- Aplicação do Cancioneiro Tradicional Açoriano no Ensino da Flauta Transversal - proposta de Métodos de EstudoPublication . Domingues, Bruna; Andrade, AlexandreO presente Relatório de Estágio aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório Regional de Ponta Delgada, no ano letivo de 2020/21, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Flauta Transversal. A diminuta presença de música tradicional portuguesa no ensino artístico foi um fator impulsionador deste Projeto de Investigação. Foram selecionadas vinte e oito músicas do cancioneiro açoriano e adaptadas ao ensino da flauta transversal nos primeiros graus do Conservatório. De cada um deles, foi feita a transcrição do acompanhamento, originalmente tocado na viola, tendo, para isso, utilizado a obra Cantigas do Povo dos Açores do Tenente Francisco José Dias, e a obra Bailhos, Rodas e Cantorias de Júlio Andrade. Assim, espera-se ter contribuído para a formação de um complemento pedagógico aos planos de repertório existentes, aliando a História desta região de Portugal aos elementos teórico-práticos já existentes.
- A Aprendizagem e Motivação na Disciplina de Formação Musical: Plataforma Wix.comPublication . Susana Maria Azevedo e Silva; Andrade, AlexandreEste relatório insere-se num estudo a desenvolver no âmbito do Mestrado em Ensino Este relatório insere-se num estudo a desenvolver no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, tendo como partida o Tema: "A Aprendizagem e a Motivação na Disciplina de Formação Musical: Plataforma Wix.com. Como objetivo primordial foi criada uma Plataforma digital (Plataforma Wix.com) no ensino da formação musical, para tentar perceber o impacto que essa ferramenta motivadora influenciará na aprendizagem e no desenvolvimento da Formação Musical dos alunos. Palavras-chave Ensino, Formação Musical, Motivação, Aprendizagem, Plataforma Wix.
- Autonomia orientada na escolha de repertório no Ensino Artístico Especializado de Guitarra ClássicaPublication . João António Cardoso SilvaO presente trabalho pretende fazer uma abordagem sobre a forma como a autonomia na escolha de repertório por parte dos alunos, orientada pelo professor e adaptada aos seus graus de formação, os pode ou não ajudar a suprir dificuldades técnicas e/ou interpretativas, no sentido em que pode ser um factor importante de motivação para o estudo continuo e positivo da guitarra.
- Buzzing enquanto Potenciador da evolução da performance trmpetística - Estudo de caso na Escola profisisonal de Artes Performativas da JobraPublication . Pires, Pascoal; Andrade, AlexandreEste trabalho incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música da Jobra durante o ano letivo de 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o buzzing enquanto potenciador da performance de um trompetista. O estudo de caso incide sobre os alunos da classe de trompete do curso profissional de instrumentista de sopro e percussão da Escola de Artes Performativas da Jobra. Foi com eles que trabalhámos semanalmente esta temática específica. Foi-lhes proporcionado o contacto com aparelhos que ajudam a trabalhar o buzzing. São eles: o visualizador, o Up Sound e o Sandovalves. Foi-lhes pedido que escolhessem e interpretassem um excerto instrumental de escolha completamente livre e foi feito um registo em vídeo desse momento. A gravação foi analisada e nas semanas seguintes fomos, através de exercícios de buzzing e com o auxílio dos aparelhos já citados, melhorando essa performance. Foi captado um segundo registo em vídeo do mesmo excerto para ser feita a comparação e analisar possíveis melhorias na performance de cada um. Foi pedido a cada aluno uma análise do trabalho desenvolvido e foram questionados sobre a importância dos exercícios feitos e de que forma o buzzing melhorou, ou não, a sua performance instrumental. Com este trabalho, pretende-se contribuir, para um ensino cada vez mais capacitado do ponto de vista pedagógico, permitindo que os professores de trompete reflitam acerca destas técnicas e exercícios e se estas têm influência no engrandecimento artístico dos seus alunos para que possam, desta forma, tomar decisões pedagógicas mais informadas.
- Composição intuitiva e empírica: uma ponte para as técnicas de composição na disciplina ATCPublication . Miguel Clemente do Carmo de Oliveira CarvalhoO presente trabalho está dividido em duas partes. Na primeira propomo-nos a contextualizar, a nível teórico e pedagógico, o processo criativo composicional de caráter, predominantemente, intuitivo-empírico, e que promove uma prática composicional livre e experimental. Para isso, abordaremos temáticas tais como- tipos de conhecimento, intuição, criatividade, imaginação e composição musical. Em relação a este último apresentamos e caracterizamos diversos tipos de abordagens ao processo composicional para de seguida realizarmos uma análise crítica sobre a utilização da referida prática no ensino artístico especializado (E.A.E.) de música. Na segunda parte propomo-nos estudar o impacto da implementação desta prática em alunos da disciplina de Análise e técnicas de composição (A.T.C.), e, em particular, se esta serviu de ponte para a descoberta e/ou perceção e compreensão de algumas das técnicas composicionais lecionadas na disciplina. Estes alunos constituem as turmas do 1º, 2º e 3ºanos da disciplina de A.T.C. do Conservatório de Música de Paredes. No final do ano lectivo 2019/2020, será avaliado o impacto que este estudo teve neste grupo de alunos.
- O conceito da perceção auditiva e da afinação na Formação Musical do Ensino Artístico Especializado da Música.Um estudo de caso no Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo PerdigãoPublication . Ecaterina Mihaela NeaguO Presente relatório aqui apresentado tem por tema “O conceito da perceção auditiva e da afinação na Formação Musical do Ensino Artístico Especializado da Música.” Um estudo de caso no Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”, é o somatório da Prática Supervisionada realizada ao longo do ano letivo 2021/2022 no Conservatório Regional de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”. O relatório pretende apresentar os aspetos basilares sobre o conceito de altura e a sua construção face à perceção auditiva do aluno através da afinação realizada por técnica vocal. Considerando que a afinação é um estado de perfeito acordo entre todos os sons musicais produzidos pela voz humana, implicando a reprodução de sons isolados, pretende-se com esta investigação verificar o contributo da técnica vocal no apuramento dos aspetos de perceção sonora e de afinação para os alunos que ingressam no curso de Ensino de Música e que apresentem dificuldades em interpretar e reproduzir sons de altura definida, isolados ou associados, nos contextos de aprendizagens que se desenvolvem na Formação Musical. Pretende este estudo, tentar verificar os fatores físicos, psicológicos e social que influenciam o problema diagnosticado e, através da metodologia de investigação-ação, apresentar os resultados obtidos ao longo de um ano letivo completo. Palavras-chave — Perceção Auditiva, Afinação, Técnica Vocal, Formação Musical
- Conhecimentos e Atitudes Face à Hipertensão Arterial e Respetivos Fatores de RiscoPublication . Mercyedes Ferreira Candala, MavildeA Hipertensão Arterial atualmente é uma das causas mais comuns de doenças cardio vasculares. Embora na maior parte dos casos a sua etiologia seja desconhecida é possível controlar durante muitos anos os seus efeitos maléficos, desde que se adotem comportamentos salutogeneos. Sendo uma doença silenciosa durante anos, é importante conhecer o grau de conhecimento que a população tem, e quais os comportamentos preventivos adotados por esta, para que se possa fazer uma intervenção comunitária adequada. Assim, o presente estudo teve como Objetivo geral: Avaliar os conhecimentos e atitudes face à hipertensão arterial e seus fatores de risco em pessoas de 18 a 65 anos de idade do bairro zango3. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo transversal com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), para o efeito foram interrogadas 30 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos residentes no bairro zango3, através de um questionário elaborado por nós e devidamente testado, que foi aplicado diretamente. Resultados: Dos resultados obtidos observa-se que a maior parte dos inquiridos são relativamente jovens, havendo apenas 5 que sofrem de HTA. O grau de instrução é baixo e a maior parte estão desempregados apesar de se encontrarem em idade ativa. Apresentam alguns comportamentos não salutogeneos, nomeadamente consumo de gorduras e sal, bem como uma alimentação desequilibrada. Os conhecimentos sobre medidas preventivas na maior parte dos inquiridos são muito deficientes. Conclusões: De acordo com a pesquisa feita, sobre o tema: conhecimento e atitudes face a hipertensão arterial e os seus fatores de risco. A sua intervenção comunitária está dependente da literacia, literacia em saúde e literacia sobre HTA. Porém para aplicação neste bairro de estratégias de educação para a saúde há necessidade de estender este estudo ao resto da população, considerando, assim este estudo apenas como um estudo exploratório. Assim sendo há necessidade de aumentar a literacia, a literacia em saúde e os conhecimentos sobre HTA e medidas preventivas da mesma. A hipertensão arterial não ocorre de forma isolada, sendo que a maioria dos hipertensos apresenta outros fatores de risco cardiovasculares. Muitos desses fatores de risco são modificáveis, por isso há necessidade de um diagnóstico de situação correto para se fazer uma intervenção eficaz.
- Contributo do Treino Funcional para a Melhoria da Aptidão Física em alunos do 3º ciclo e SecundárioPublication . Ameida, MiguelA Prática de Ensino Supervisionada representa o culminar de um conjunto de aprendizagens e vivências que visam a aquisição de competências que permitam a melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. Este resumo representa também mais uma etapa do processo de formação e, por isso, é apresentada uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. O presente documento reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio, realizado de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 20 alunos, no ano letivo 2019/20. A supervisão de todo o processo desenvolvido na escola sede do Agrupamento de Escolas de Arrifana, com a turma do 11º Profissional Técnico de Juventude, no âmbito da disciplina de Educação Física, foi realizada por três professores, um Professor Orientador da escola acima referida e dois Professores como Supervisores do ISEIT, Instituto Piaget, Campus Universitário de Viseu. Aliada à prática docente, foi dinamizada a realização de um projeto de investigação no terreno, relacionada com a aplicação de um programa de Treino Funcional na escola. Este projeto visou a investigação dos efeitos de um programa de Treino Funcional aplicado em aulas de Educação Física como melhoria da Condição Física dos adolescentes. Os resultados demonstraram que, durante doze semanas, em que os alunos realizaram durante 12 minutos, duas vezes por semana, um circuito de exercícios de Treino Funcional, o qual denominamos FIT12, os intervenientes alvo do estudo, tiveram uma melhoria significativa na sua condição física geral. Tendo em consideração os resultados obtidos, foi elaborado um «poster», subordinado ao tema «Efeito do Treino Funcional no Perímetro Abdominal, nas aulas de Educação Física», aprovado para o segundo International Congress of Health and Well-being Intervention, Instituto Piaget Campus de Viseu e também, uma sessão denominada «Estilos de Vida Saudáveis» para a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Arrifana.
- Contributo para o Desenvolvimento da Leitura e Harmonia Funcional no Ensino de Piano: Estudo de Caso no Conservatório Regional de CoimbraPublication . Bastos, Tiago; Andrade, AlexandreO modelo tradicional de ensino, orientado de forma quase exclusiva para a montagem de produtos musicais, não favorece uma formação com vista à compreensão musical e apropriação da sintaxe (Caspurro, 2006; Parra, 2011; B. Vieira, 2017; Gordon, 2015; entre outros). O presente trabalho tem como finalidade contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento da leitura e de competências funcionais, favorecendo a compreensão musical e integrando na aula de piano diferentes conhecimentos num modelo teórico-prático. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Conservatório Regional de Coimbra, tendo participado oito alunos de piano, dois de iniciação e seis do ensino básico, em regime articulado. A metodologia consistiu numa abordagem quantitativa, realizada por inquérito, a todos os alunos de piano do Conservatório Regional de Coimbra, e qualitativa, decorrente da observação e das entrevistas realizadas aos alunos que participaram na Prática de Ensino Supervisionada. Relata ainda a transição e adaptação obrigatória para o modelo de Ensino à Distância com efeito a partir do 3º período letivo, por imposição do Ministério da Educação e da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de Covid-19. Através dos dados recolhidos conclui-se que as atividades propostas no domínio da leitura dinamizaram as aprendizagens, sensibilizando para a importância da implementação da leitura nos hábitos de estudo, com consequente desenvolvimento da mesma. Por outro lado, as atividades propostas no domínio das competências funcionais promoveram uma melhor compreensão da obra e consequente aplicação em diferentes contextos musicais, favorecendo a compreensão musical pretendida.