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Authors
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Abstract(s)
O modelo tradicional de ensino, orientado de forma quase exclusiva para a montagem
de produtos musicais, não favorece uma formação com vista à compreensão musical e
apropriação da sintaxe (Caspurro, 2006; Parra, 2011; B. Vieira, 2017; Gordon, 2015; entre
outros).
O presente trabalho tem como finalidade contribuir para a melhoria dos processos de
ensino e aprendizagem através do desenvolvimento da leitura e de competências funcionais,
favorecendo a compreensão musical e integrando na aula de piano diferentes conhecimentos
num modelo teórico-prático.
O Estudo de Caso foi desenvolvido no Conservatório Regional de Coimbra, tendo
participado oito alunos de piano, dois de iniciação e seis do ensino básico, em regime
articulado. A metodologia consistiu numa abordagem quantitativa, realizada por inquérito,
a todos os alunos de piano do Conservatório Regional de Coimbra, e qualitativa, decorrente
da observação e das entrevistas realizadas aos alunos que participaram na Prática de Ensino
Supervisionada. Relata ainda a transição e adaptação obrigatória para o modelo de Ensino à
Distância com efeito a partir do 3º período letivo, por imposição do Ministério da Educação
e da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de Covid-19.
Através dos dados recolhidos conclui-se que as atividades propostas no domínio da
leitura dinamizaram as aprendizagens, sensibilizando para a importância da implementação
da leitura nos hábitos de estudo, com consequente desenvolvimento da mesma. Por outro
lado, as atividades propostas no domínio das competências funcionais promoveram uma
melhor compreensão da obra e consequente aplicação em diferentes contextos musicais,
favorecendo a compreensão musical pretendida.
Description
Keywords
Ensino de piano Leitura musical Competências funcionais Estudo de caso Ensino à distância