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Contributo para o Desenvolvimento da Leitura e Harmonia Funcional no Ensino de Piano: Estudo de Caso no Conservatório Regional de Coimbra
dc.contributor.advisor | Andrade, Alexandre | |
dc.contributor.author | Bastos, Tiago | |
dc.date.accessioned | 2021-04-01T15:03:06Z | |
dc.date.available | 2021-04-01T15:03:06Z | |
dc.date.issued | 2021-01-25 | |
dc.description.abstract | O modelo tradicional de ensino, orientado de forma quase exclusiva para a montagem de produtos musicais, não favorece uma formação com vista à compreensão musical e apropriação da sintaxe (Caspurro, 2006; Parra, 2011; B. Vieira, 2017; Gordon, 2015; entre outros). O presente trabalho tem como finalidade contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento da leitura e de competências funcionais, favorecendo a compreensão musical e integrando na aula de piano diferentes conhecimentos num modelo teórico-prático. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Conservatório Regional de Coimbra, tendo participado oito alunos de piano, dois de iniciação e seis do ensino básico, em regime articulado. A metodologia consistiu numa abordagem quantitativa, realizada por inquérito, a todos os alunos de piano do Conservatório Regional de Coimbra, e qualitativa, decorrente da observação e das entrevistas realizadas aos alunos que participaram na Prática de Ensino Supervisionada. Relata ainda a transição e adaptação obrigatória para o modelo de Ensino à Distância com efeito a partir do 3º período letivo, por imposição do Ministério da Educação e da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de Covid-19. Através dos dados recolhidos conclui-se que as atividades propostas no domínio da leitura dinamizaram as aprendizagens, sensibilizando para a importância da implementação da leitura nos hábitos de estudo, com consequente desenvolvimento da mesma. Por outro lado, as atividades propostas no domínio das competências funcionais promoveram uma melhor compreensão da obra e consequente aplicação em diferentes contextos musicais, favorecendo a compreensão musical pretendida. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202690636 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36100 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino de piano | pt_PT |
dc.subject | Leitura musical | pt_PT |
dc.subject | Competências funcionais | pt_PT |
dc.subject | Estudo de caso | pt_PT |
dc.subject | Ensino à distância | pt_PT |
dc.title | Contributo para o Desenvolvimento da Leitura e Harmonia Funcional no Ensino de Piano: Estudo de Caso no Conservatório Regional de Coimbra | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Música | pt_PT |
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