Repository logo
 
Publication

Contributo para o Desenvolvimento da Leitura e Harmonia Funcional no Ensino de Piano: Estudo de Caso no Conservatório Regional de Coimbra

dc.contributor.advisorAndrade, Alexandre
dc.contributor.authorBastos, Tiago
dc.date.accessioned2021-04-01T15:03:06Z
dc.date.available2021-04-01T15:03:06Z
dc.date.issued2021-01-25
dc.description.abstractO modelo tradicional de ensino, orientado de forma quase exclusiva para a montagem de produtos musicais, não favorece uma formação com vista à compreensão musical e apropriação da sintaxe (Caspurro, 2006; Parra, 2011; B. Vieira, 2017; Gordon, 2015; entre outros). O presente trabalho tem como finalidade contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento da leitura e de competências funcionais, favorecendo a compreensão musical e integrando na aula de piano diferentes conhecimentos num modelo teórico-prático. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Conservatório Regional de Coimbra, tendo participado oito alunos de piano, dois de iniciação e seis do ensino básico, em regime articulado. A metodologia consistiu numa abordagem quantitativa, realizada por inquérito, a todos os alunos de piano do Conservatório Regional de Coimbra, e qualitativa, decorrente da observação e das entrevistas realizadas aos alunos que participaram na Prática de Ensino Supervisionada. Relata ainda a transição e adaptação obrigatória para o modelo de Ensino à Distância com efeito a partir do 3º período letivo, por imposição do Ministério da Educação e da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de Covid-19. Através dos dados recolhidos conclui-se que as atividades propostas no domínio da leitura dinamizaram as aprendizagens, sensibilizando para a importância da implementação da leitura nos hábitos de estudo, com consequente desenvolvimento da mesma. Por outro lado, as atividades propostas no domínio das competências funcionais promoveram uma melhor compreensão da obra e consequente aplicação em diferentes contextos musicais, favorecendo a compreensão musical pretendida.pt_PT
dc.identifier.tid202690636pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36100
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de pianopt_PT
dc.subjectLeitura musicalpt_PT
dc.subjectCompetências funcionaispt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.titleContributo para o Desenvolvimento da Leitura e Harmonia Funcional no Ensino de Piano: Estudo de Caso no Conservatório Regional de Coimbrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_TiagoBastos_MEM.pdf
Size:
6.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format