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Recent Submissions

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  • A Criança e o Ensino Formal do Contrabaixo
    Publication . Miguel Colaço Silva da Franca Ferro
    Este Relatório de estágio investiga os métodos modernos de ensino do contrabaixo a jovens alunos. Com um foco especial na abordagem formal do conservatório de música, o estudo procura melhorar a afinidade dos alunos com o instrumento e as técnicas e capacidades pedagógicas do professor. Através de uma abordagem de análise qualitativa dos métodos clássicos de ensino da música este estudo descreve a observação direta das aulas individuais deste instrumento com alunos até aos 15 anos de idade.
  • Introdução ao Violino Através da Codificação de Cores: Uma Abordagem Adaptada à Música Popular Portuguesa
    Publication . Joana Rita Pereira Félix
    O presente projeto explora a introdução do violino utilizando uma metodologia de codificação por cores, adaptada ao repertório da música tradicional portuguesa, com o objetivo de facilitar a aprendizagem musical inicial para qualquer faixa etária, mesmo sem experiência prévia. Este método, inspirado em abordagens pedagógicas contemporâneas e em observações da prática educativa, visa proporcionar uma experiência intuitiva que simplifica a leitura musical e permite a prática de melodias conhecidas. O uso das cores oferece uma ferramenta didática eficaz que enriquece o ambiente de aprendizagem, promovendo a concentração e o envolvimento do aluno através de estímulos visuais que facilitam a associação com notas musicais. Ao integrar as músicas tradicionais portuguesas, o método não apenas contribui para a preservação do património cultural, mas também facilita a aproximação intergeracional, possibilitando que alunos, pais e avós possam compartilhar e valorizar as raízes musicais. Este projeto aborda ainda os fundamentos da psicologia das cores e o impacto cognitivo e emocional da codificação por cores na aprendizagem, oferecendo uma estrutura pedagógica que incentiva a interação coletiva e o desenvolvimento musical num ambiente culturalmente significativo
  • Uma proposta de Método com Estéticas Contemporâneas, incidindo no Ritmo, para a disciplina de Formação Musical
    Publication . João André Rocha Ventura Defesa
    A densa paixão pela música nova, assente em estéticas contemporâneas é o cromatismo fulcral que levou à abordagem temática da minha dissertação. Se há elemento basilar em que este período da música se propulsionou foi o ritmo. A evolução drástica que os compositores extrapolaram esta condição, e sobretudo a sua função e utilização criam um avanço colossal ao longo dos séculos. A problemática atual do mercado musical, mas sobretudo um novo e fresco conhecimento de todos os elementos da indústria musical, levam a um crescimento exponencial da prática contemporânea, mas isto traz premissas por vezes castradoras a quem tem contato e sobretudo pretende avançar neste período e registo musical. A pouca intuição e preparação que os alunos e até mesmo os profissionais possuem é gritante. Todos nós sentimos essas dificuldades. Um dos motivos que através do meu estágio integrado no mestrado detetei, é a pouca atualização e abordagem a novos conceitos na disciplina de formação musical. Esta dissertação que tem em vista criar uma humilde sebenta rítmica que possa ser utilizada em aula ou em qualquer contexto de estudo e aprendizagem, tem como principal objetivo municiar, quem a poder e quiser utilizar, com mais ferramentas básicas para poder debelar problemas que possam surgir ao longo de todo o percurso. A naturalidade com que outras culturas abordam as questões do ritmo, explanam que a habituação, até por vezes inconsciente, trazem consistência e evolução gradativa. Não procuramos uma verdade absoluta, nem uma solução ditatorial, até porque seria soberba e altivez da nossa parte, mas apenas ser um contributo válido através da minha parca experiência. Digo também que é apenas uma dezena de possibilidades e hipóteses que podem levar a que outros desenvolvam as suas próprias metodologias, pois a generalidade é muito relativa e o cunho pessoal é sempre determinante na carreira de docente. Aprender e evoluir de forma consistente são os meus pilares, tudo o resto é mutável. Como a música, a vida e até mesmo os resultados de tudo o que realizamos.
  • Projeto PROFILAR. Contributo do Professor do Ensino Artístico Especializado para a Educação de Adultos
    Publication . Katarzyna Anna Znaniecka Pereira
    O presente relatório refere-se ao trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música. Contém a informação relativa ao estágio pedagógico que decorreu no Conservatório Bomfim em Braga com os alunos da classe de Viola d’arco ao longo do ano letivo 2022-2023 e relata atividades letivas de 6 alunos da disciplina de Instrumento e de Naipe. O relatório divide-se em duas partes: a primeira contém a informação relativa ao polo de estágio e às atividades letivas realizadas e a segunda refere-se a caraterização e implementação do projeto de intervenção “Aproximar gerações”. O projeto partiu da reflexão sobre a problemática de aprendizagem ao longo da vida e do direito à educação que assiste aos cidadãos de todas as idades. Tem por base a Orquestra de Cordas inserida no projeto de musicalização comunitário Profilar, desenvolvido sob a orientação pedagógica do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. Objetiva sensibilizar os jovens para esta problemática e consiste na realização de atividades intergeracionais com a participação dos alunos dos cursos artísticos especializados. Baseada no princípios metodológicos de estudo de caso, esta investigação carateriza o projeto Profilar nas suas diversas dimensões e o enquadra dentro das políticas educativas em Portugal e perante as recomendações dos documentos legais internacionais. De seguida descreve a atividade realizada em conjunto pelo Profilar e pelos alunos de Viola d’arco dos Conservatórios Bomfim e de Vila do Conde, os seus objetivos e resultados, apresentando as conclusões resultantes da investigação no capítulo final.
  • O Impacto do uso do método Play Along no ensino supervisionado do instrumento Tuba & Eufónio – Uma Ferramenta motivacional no Apoio aoEstudo
    Publication . Leonel Matos Pereira
    Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e engloba três partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Centro Cultural de Amarante, nomeadamente, caracterização da Escola de Música e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A partir daqui, surgem planificações de aulas, a título exemplificativo e por período, e as sínteses e reflexões de todas as aulas lecionadas do Instrumento. A segunda parte foca o trabalho de investigação sob os métodos alternativos para motivação na aprendizagem, do Instrumento que pretende incrementar o ensino da música inserindo-o mais no quotidiano musical da nossa cultura musical, prática com Play Along, no qual o aluno se motive e quebre barreiras no que é o ensino padronizado do instrumento, ligando-o mais à nossa realidade musical. Já que o Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira está inserido e dá resposta a uma basta procura musical. Nesta parte também é exposto o trabalho de investigação que tem como temática. Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba & Eufónio. No âmbito da prática da docência de Tuba & Eufónio tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método da utilização do Play Along, é uma metodologia excelente para desenvolver a prática instrumental, pois os alunos nunca tinham experimentado tal experiência com Play Along. Os alunos foram submetidos a uma entrevista no final da pesquisa para verificar a eficiência deste método de estudo. Percebeu-se que o grau de interesse dos alunos em comparação aos estudos técnicos aumentou, deixando de ser uma atividade cansativa passando esta a ser motivadora e aliciante, além de contribuir para uma melhor coordenação do trabalho autónomo, melhorando a performance auditiva. Os alunos assimilaram bem a proposta do estudo libertando-se da partitura, tornando o estudo mais autónomo e interativo. Na pesquisa concluiu-se que a aderência dos alunos foi bastante satisfatória.
  • Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmica
    Publication . Sara raquel de Magalhães Pinheiro
    Fruto da experiência pedagógica e face às dificuldades crescentes reveladas pelos alunos do 5º ano de escolaridade, matriculados no regime articulado do ensino vocacional de música, relativas à aquisição da notação rítmica da disciplina de formação musical, o presente artigo pretende testar e averiguar os contributos do jogo intitulado “Scrabble Rítmico” como recurso pedagógico facilitador da sua aprendizagem, memorização e consolidação. Inspirado no alfabeto móvel desenvolvido por Maria Montessori e de forma a analisar a eficácia deste recurso, comparamos os resultados obtidos, especificamente nos ditados rítmicos, dos alunos expostos ao Scrabble Rítmico, com outras turmas que trabalharam com estratégias convencionais, sem contacto com este recurso pedagógico. Em contexto da prática pedagógica foi possível realizar esta investigação-ação e testá-la em três turmas do 5º ano de escolaridade, do regime articulado de música. Na revisão bibliográfica, os temas abordados são uma reflexão sobre a importância do jogo e dos recursos pedagógicos como elemento motivador para a aquisição de conhecimentos, terminando numa referência ao método Montessori, fonte e inspiração para a criação do Scrabble Rítmico.
  • Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
    Publication . Joana Patrícia Bessa de Almeida
    Os professores, para os alunos do ensino artístico especializado da música, são a mais importante influência no estudo desta área, além dos pais. Não só porque os professores transmitem conhecimentos musicais, mas também porque são quem influenciam os gostos e valores musicais, surgindo como o modelo para os discentes. A ligação criada entre o professor e o aluno é de crucial importância para o seu percurso musical, aparecendo na sua vida académica como o mentor de todas as suas aprendizagens e crescimento como pessoa e como músico. Com esta investigação, pretende-se perceber de que forma a disciplina de Formação Musical [FM] incentiva os alunos para a construção dos seus conhecimentos e aprendizagens e quais são as principais motivações para o estudo da disciplina; como devem ser os professores capazes de chegar aos alunos, e mantendo, ao longo do tempo, a vontade de aprender, não desmotivando, e não descurando o estudo da disciplina.
  • Ansiedade na Performance
    Publication . Fernando Manuel Carneiro Dias
    O Relatório Final de Mestrado em Ensino da Música está divido em três partes. Na primeira, é feita uma descrição da Escola de acolhimento, o Conservatório d’ Artes de Loures. Na segunda, é realizada uma análise e uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na terceira secção, é elaborado o trabalho de investigação sobre o tema “Ansiedade na Performance” e a análise de resultados dos inquéritos efetuados. A inclusão do estagiário em várias atividades letivas proporcionou um leque de experiências variadas, que resultaram no desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito da docência, bem como numa reflexão, análise e avaliação dos seus métodos e práticas docentes. Na secção destinada ao trabalho de investigação, são abordadas as teorias sobre a problemática em questão, os comportamentos associados, principais sintomas e estratégias para lidar com a ansiedade e o stress.
  • Especificidades do canto no Ensino Básico
    Publication . Elisabete Margarida Pereira Ribeiro
    O presente trabalho é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget de Viseu. Pretendo com este trabalho fazer uma abordagem sobre o ensino do canto em idades mais precoces, daí o nome deste relatório, Especificidades do Ensino do Canto no Ensino Básico. A discussão sobre este assunto já não é de hoje e veio colocar aos professores de canto uma nova realidade para lidar com vozes infantis e adolescentes numa fase de crescimento. Como docente do ensino da música, no 1º ciclo, percebi que muitas vezes trabalhar as vozes em tenras idades não era fácil. Hoje em dia é ainda mais complicado, uma vez que se tem vindo a mostrar um aumento de problemas vocais na idade infantil. Será por causa do uso das máscaras durante um longo período de tempo? Será por não terem quem os ensine a cuidar da voz? Ou será por comportamentos de mau uso, abuso vocal como gritar, imitar sons estridentes, etc. Muitas questões se levantam e certamente não conseguirei responder a todas, mas este trabalho serve para, através das entrevistas, perceber juntos de profissionais do canto e de coros, repertórios e exercícios adequados a cada idade. Algum material também foi adquirido nas aulas do estágio, junto dos profissionais de saúde como prevenir problemas vocais, entender como funciona todo o aparelho fonador. Como referi anteriormente, neste estudo fiz entrevistas a profissionais da área da saúde vocal (terapeuta da fala), maestros de coros, professores de canto experientes na área que pretendo abordar.
  • O Violoncelo como Processo de Humanização
    Publication . Ana Sofia Carvalho Azevedo
    O presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino da Música do Instituto Piaget – Viseu pretende compreender de que forma a música pode auxiliar crianças que se encontram em processo de internamento. Inicialmente, com base na revisão literária, é partilhado o papel que a música pode representar no meio hospitalar, bem como a sua relação com a desumanização e a humanização. Pretende-se abordar as especificidades da música e de que forma esta nos pode influenciar culturalmente, socialmente e fisicamente. Neste sentido, elaborou-se a criação e aplicação de atividades musicais desenvolvidas em colaboração com a classe de violoncelos do PALLCº – Performing Arts School & Conservatory e da Escola de Música de Perosinho, a serem aplicadas na ala de pediatria do Hospital São João – Porto. Através da investigação prática realizada no meio hospital foi possível verificar que a música proporcionou momentos de abstração das preocupações e do desanimo inerente àquele espaço. Verificou-se nos alunos a atribuição de um significado diferente no que diz respeito à aprendizagem do violoncelo, revelando-se fatores de entusiasmo e motivação pelo estudo e preparação destes momentos.