Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.75 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino da Música do Instituto Piaget – Viseu
pretende compreender de que forma a música pode auxiliar crianças que se encontram em
processo de internamento. Inicialmente, com base na revisão literária, é partilhado o papel que
a música pode representar no meio hospitalar, bem como a sua relação com a desumanização
e a humanização. Pretende-se abordar as especificidades da música e de que forma esta nos
pode influenciar culturalmente, socialmente e fisicamente. Neste sentido, elaborou-se a criação
e aplicação de atividades musicais desenvolvidas em colaboração com a classe de violoncelos
do PALLCº – Performing Arts School & Conservatory e da Escola de Música de Perosinho, a
serem aplicadas na ala de pediatria do Hospital São João – Porto. Através da investigação prática
realizada no meio hospital foi possível verificar que a música proporcionou momentos de
abstração das preocupações e do desanimo inerente àquele espaço. Verificou-se nos alunos a
atribuição de um significado diferente no que diz respeito à aprendizagem do violoncelo,
revelando-se fatores de entusiasmo e motivação pelo estudo e preparação destes momentos.
Description
Keywords
Hospital Mú sica Violoncelo Crianças Internamento