Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Violoncelo como Processo de Humanização

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino da Música do Instituto Piaget – Viseu pretende compreender de que forma a música pode auxiliar crianças que se encontram em processo de internamento. Inicialmente, com base na revisão literária, é partilhado o papel que a música pode representar no meio hospitalar, bem como a sua relação com a desumanização e a humanização. Pretende-se abordar as especificidades da música e de que forma esta nos pode influenciar culturalmente, socialmente e fisicamente. Neste sentido, elaborou-se a criação e aplicação de atividades musicais desenvolvidas em colaboração com a classe de violoncelos do PALLCº – Performing Arts School & Conservatory e da Escola de Música de Perosinho, a serem aplicadas na ala de pediatria do Hospital São João – Porto. Através da investigação prática realizada no meio hospital foi possível verificar que a música proporcionou momentos de abstração das preocupações e do desanimo inerente àquele espaço. Verificou-se nos alunos a atribuição de um significado diferente no que diz respeito à aprendizagem do violoncelo, revelando-se fatores de entusiasmo e motivação pelo estudo e preparação destes momentos.

Description

Keywords

Hospital Mú sica Violoncelo Crianças Internamento

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License