Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-20"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Projeto PROFILAR. Contributo do Professor do Ensino Artístico Especializado para a Educação de AdultosPublication . Katarzyna Anna Znaniecka PereiraO presente relatório refere-se ao trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música. Contém a informação relativa ao estágio pedagógico que decorreu no Conservatório Bomfim em Braga com os alunos da classe de Viola d’arco ao longo do ano letivo 2022-2023 e relata atividades letivas de 6 alunos da disciplina de Instrumento e de Naipe. O relatório divide-se em duas partes: a primeira contém a informação relativa ao polo de estágio e às atividades letivas realizadas e a segunda refere-se a caraterização e implementação do projeto de intervenção “Aproximar gerações”. O projeto partiu da reflexão sobre a problemática de aprendizagem ao longo da vida e do direito à educação que assiste aos cidadãos de todas as idades. Tem por base a Orquestra de Cordas inserida no projeto de musicalização comunitário Profilar, desenvolvido sob a orientação pedagógica do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. Objetiva sensibilizar os jovens para esta problemática e consiste na realização de atividades intergeracionais com a participação dos alunos dos cursos artísticos especializados. Baseada no princípios metodológicos de estudo de caso, esta investigação carateriza o projeto Profilar nas suas diversas dimensões e o enquadra dentro das políticas educativas em Portugal e perante as recomendações dos documentos legais internacionais. De seguida descreve a atividade realizada em conjunto pelo Profilar e pelos alunos de Viola d’arco dos Conservatórios Bomfim e de Vila do Conde, os seus objetivos e resultados, apresentando as conclusões resultantes da investigação no capítulo final.
- O Impacto do uso do método Play Along no ensino supervisionado do instrumento Tuba & Eufónio – Uma Ferramenta motivacional no Apoio aoEstudoPublication . Leonel Matos PereiraEste relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e engloba três partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Centro Cultural de Amarante, nomeadamente, caracterização da Escola de Música e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A partir daqui, surgem planificações de aulas, a título exemplificativo e por período, e as sínteses e reflexões de todas as aulas lecionadas do Instrumento. A segunda parte foca o trabalho de investigação sob os métodos alternativos para motivação na aprendizagem, do Instrumento que pretende incrementar o ensino da música inserindo-o mais no quotidiano musical da nossa cultura musical, prática com Play Along, no qual o aluno se motive e quebre barreiras no que é o ensino padronizado do instrumento, ligando-o mais à nossa realidade musical. Já que o Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira está inserido e dá resposta a uma basta procura musical. Nesta parte também é exposto o trabalho de investigação que tem como temática. Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba & Eufónio. No âmbito da prática da docência de Tuba & Eufónio tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método da utilização do Play Along, é uma metodologia excelente para desenvolver a prática instrumental, pois os alunos nunca tinham experimentado tal experiência com Play Along. Os alunos foram submetidos a uma entrevista no final da pesquisa para verificar a eficiência deste método de estudo. Percebeu-se que o grau de interesse dos alunos em comparação aos estudos técnicos aumentou, deixando de ser uma atividade cansativa passando esta a ser motivadora e aliciante, além de contribuir para uma melhor coordenação do trabalho autónomo, melhorando a performance auditiva. Os alunos assimilaram bem a proposta do estudo libertando-se da partitura, tornando o estudo mais autónomo e interativo. Na pesquisa concluiu-se que a aderência dos alunos foi bastante satisfatória.
- Especificidades do canto no Ensino BásicoPublication . Elisabete Margarida Pereira RibeiroO presente trabalho é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget de Viseu. Pretendo com este trabalho fazer uma abordagem sobre o ensino do canto em idades mais precoces, daí o nome deste relatório, Especificidades do Ensino do Canto no Ensino Básico. A discussão sobre este assunto já não é de hoje e veio colocar aos professores de canto uma nova realidade para lidar com vozes infantis e adolescentes numa fase de crescimento. Como docente do ensino da música, no 1º ciclo, percebi que muitas vezes trabalhar as vozes em tenras idades não era fácil. Hoje em dia é ainda mais complicado, uma vez que se tem vindo a mostrar um aumento de problemas vocais na idade infantil. Será por causa do uso das máscaras durante um longo período de tempo? Será por não terem quem os ensine a cuidar da voz? Ou será por comportamentos de mau uso, abuso vocal como gritar, imitar sons estridentes, etc. Muitas questões se levantam e certamente não conseguirei responder a todas, mas este trabalho serve para, através das entrevistas, perceber juntos de profissionais do canto e de coros, repertórios e exercícios adequados a cada idade. Algum material também foi adquirido nas aulas do estágio, junto dos profissionais de saúde como prevenir problemas vocais, entender como funciona todo o aparelho fonador. Como referi anteriormente, neste estudo fiz entrevistas a profissionais da área da saúde vocal (terapeuta da fala), maestros de coros, professores de canto experientes na área que pretendo abordar.
- Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musicalPublication . Joana Patrícia Bessa de AlmeidaOs professores, para os alunos do ensino artístico especializado da música, são a mais importante influência no estudo desta área, além dos pais. Não só porque os professores transmitem conhecimentos musicais, mas também porque são quem influenciam os gostos e valores musicais, surgindo como o modelo para os discentes. A ligação criada entre o professor e o aluno é de crucial importância para o seu percurso musical, aparecendo na sua vida académica como o mentor de todas as suas aprendizagens e crescimento como pessoa e como músico. Com esta investigação, pretende-se perceber de que forma a disciplina de Formação Musical [FM] incentiva os alunos para a construção dos seus conhecimentos e aprendizagens e quais são as principais motivações para o estudo da disciplina; como devem ser os professores capazes de chegar aos alunos, e mantendo, ao longo do tempo, a vontade de aprender, não desmotivando, e não descurando o estudo da disciplina.
- Ansiedade na PerformancePublication . Fernando Manuel Carneiro DiasO Relatório Final de Mestrado em Ensino da Música está divido em três partes. Na primeira, é feita uma descrição da Escola de acolhimento, o Conservatório d’ Artes de Loures. Na segunda, é realizada uma análise e uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na terceira secção, é elaborado o trabalho de investigação sobre o tema “Ansiedade na Performance” e a análise de resultados dos inquéritos efetuados. A inclusão do estagiário em várias atividades letivas proporcionou um leque de experiências variadas, que resultaram no desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito da docência, bem como numa reflexão, análise e avaliação dos seus métodos e práticas docentes. Na secção destinada ao trabalho de investigação, são abordadas as teorias sobre a problemática em questão, os comportamentos associados, principais sintomas e estratégias para lidar com a ansiedade e o stress.
- Scrabble Rítmico – contributos para a aquisição da notação rítmicaPublication . Sara raquel de Magalhães PinheiroFruto da experiência pedagógica e face às dificuldades crescentes reveladas pelos alunos do 5º ano de escolaridade, matriculados no regime articulado do ensino vocacional de música, relativas à aquisição da notação rítmica da disciplina de formação musical, o presente artigo pretende testar e averiguar os contributos do jogo intitulado “Scrabble Rítmico” como recurso pedagógico facilitador da sua aprendizagem, memorização e consolidação. Inspirado no alfabeto móvel desenvolvido por Maria Montessori e de forma a analisar a eficácia deste recurso, comparamos os resultados obtidos, especificamente nos ditados rítmicos, dos alunos expostos ao Scrabble Rítmico, com outras turmas que trabalharam com estratégias convencionais, sem contacto com este recurso pedagógico. Em contexto da prática pedagógica foi possível realizar esta investigação-ação e testá-la em três turmas do 5º ano de escolaridade, do regime articulado de música. Na revisão bibliográfica, os temas abordados são uma reflexão sobre a importância do jogo e dos recursos pedagógicos como elemento motivador para a aquisição de conhecimentos, terminando numa referência ao método Montessori, fonte e inspiração para a criação do Scrabble Rítmico.
- O Violoncelo como Processo de HumanizaçãoPublication . Ana Sofia Carvalho AzevedoO presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino da Música do Instituto Piaget – Viseu pretende compreender de que forma a música pode auxiliar crianças que se encontram em processo de internamento. Inicialmente, com base na revisão literária, é partilhado o papel que a música pode representar no meio hospitalar, bem como a sua relação com a desumanização e a humanização. Pretende-se abordar as especificidades da música e de que forma esta nos pode influenciar culturalmente, socialmente e fisicamente. Neste sentido, elaborou-se a criação e aplicação de atividades musicais desenvolvidas em colaboração com a classe de violoncelos do PALLCº – Performing Arts School & Conservatory e da Escola de Música de Perosinho, a serem aplicadas na ala de pediatria do Hospital São João – Porto. Através da investigação prática realizada no meio hospital foi possível verificar que a música proporcionou momentos de abstração das preocupações e do desanimo inerente àquele espaço. Verificou-se nos alunos a atribuição de um significado diferente no que diz respeito à aprendizagem do violoncelo, revelando-se fatores de entusiasmo e motivação pelo estudo e preparação destes momentos.
- Ensino de Piano no curso de iniciação: o papel dos compositores portuguesesPublication . Carla Maria Lopes Martins Meireles de BarrosO presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget de Viseu. Enquanto aluno e profissional no ensino de piano, a estagiária constatou que não é habitual ver os alunos a estudar e a tocar obras de piano de compositores portugueses, nomeadamente, em idades jovens. Importa avaliar e identificar algumas das possíveis razões que expliquem este comportamento, bem como, ter a perceção de quais consequências que a não inclusão desse tipo de obras possam ter no desenvolvimento do aluno, em termos técnicos e culturais. Pelas questões anteriormente expostas, é proposto investigar e trabalhar este tema com o título de “Ensino de Piano no curso de iniciação: o papel dos Compositores portugueses”. A opção por este tema prende-se com o interesse, como profissional do ensino de piano, em conhecer e caracterizar qual o papel que as obras de compositores portugueses possuem na promoção e motivação dos alunos na aprendizagem de piano, nomeadamente, nos cursos de iniciação em Portugal. Os dados foram recolhidos com recurso de questionários enviados a vários professores de piano de diferentes instituições de ensino, por forma a caracterizar a inclusão de compositores portugueses no ensino de piano e refletir sobre essa problemática no plano curricular de iniciação ao piano. Enquadrado no projeto de investigação-ação, permitiu refletir sobre o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem adquirida durante o processo de Prática de Ensino Supervisionada de piano, realizado no Conservatório de Música e Dança–Pallco. Para tal, foram recolhidas informações sobre o desempenho e evolução do aluno, em cada peça/obra, com base na observação e registos escritos, bem como, de troca de opiniões com a Professora Cooperante. Esta experiência possibilitou compreender as diferentes estratégias e dinâmicas que são necessárias implementar em cada aula para garantir a melhor evolução dos alunos na aprendizagem de piano. Para além disso, foi possível constatar a importância da relação que é mantida entre o binómio Professor-aluno. Dessa análise, podemos realçar a importância do sentido de dedicação demonstrada pelo Professor e ainda, a capacidade de fazer com que o aluno seja capaz de sentir que consegue ultrapassar as dificuldades e progredir de aula para aula. Durante o estágio, destaca-se a participação em atividades da escola: audições, galas e reuniões de departamento, bem como, a relação com toda a comunidade educativa.
- A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”Publication . David Augusto Simões RodriguesO relatório é composto por duas partes que, apesar de serem distintas completam-se. A primeira parte evoca a prática de ensino supervisionada, através da caracterização do Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”, dos alunos da prática supervisionada e a exposição dos planos / relatórios de aula previamente selecionados. Em género de conclusão desta primeira parte é apresentada uma reflexão pessoal à minha experiência neste estágio avaliando aprendizagens e dificuldades sentidas. A segunda parte tem como objetivo procurar respostas para a desmotivação sentida pelos alunos no ensino especializado da música, recorrendo às teorias cognitivistas e sócio-cognitivistas da motivação, bem como, apresentando um inquérito que visa expor se a falta de motivação leva ao abandono do estudo de saxofone no ensino artístico especializado de música. Mostrando quais os factores que podem levar à desmotivação assim como aqueles que a podem prevenir. Assim, dá-se lugar a um espaço refletivo que incide nas pedagogias atuais, programas e relações interpessoais no ensino artístico especializado de música.