IP - ISEITV - Mestrados
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- A formação musical como processo motivacional de aprendizagem e de transdisciplinaridadePublication . Ribeiro, Isabel; Andrade, AlexandrePretende-se com este trabalho abordar como tema central a “A formação musical como processo motivacional de aprendizagem e de transdisciplinaridade no ensino vocacional da música”. Este trabalho tem como finalidade, apresentar através da formação musical metodologias e estratégias motivacionais que possibilitem uma demonstração mais eficaz da vertente performativa na área instrumental. Para este efeito procurou-se articular, promover e desenvolver a vertente transdisciplinar da componente artística do ensino vocacional da música numa turma do 4º grau do ensino articulado.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Utilização dos recursos composicionais da música do século XX nas aulas de formação musical do Conservatório Regional de Música de Viseu-Dr. A.PPublication . Cláudio Miguel Pais FerreiraO presente Relatório é o resultado final do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Trombone. Foi construído no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e incide sobre a Prática Educativa e o Projeto de Investigação desenvolvidos ao longo do ano letivo 2020/2021 no Conservatório Regional de Música de Viseu. Este trabalho está dividido em duas partes principais. Na Parte I é apresentada a instituição que acolheu o meu estágio profissional no âmbito da PES. É descrita a sua história, a sua comunidade escolar, a sua oferta educativa e a disciplina de Trombone. Na Parte II encontramos dois capítulos distintos. No primeiro destes capítulos é fundamentado, desenvolvido e implementado um Projeto de Investigação, cujo principal foco são as estratégias e atividades desenvolvidas no âmbito do ensino à distância. O último capítulo refere-se aos processos que envolveram a Prática Educativa – os alunos que a integraram, os objetivos delineados e as reflexões que dela resultaram.
- A Formação Musical Precoce como Contributo para o Aumento do Desenvolvimento CerebralPublication . Pereira, Liliane; Andrade, Alexandrepresente Relatório incidiu sobre a temática da relação entre a formação musical precoce e o aumento do desenvolvimento cerebral. Realizou-se uma primeira contextualização teórica, que passou pela compreensão da música no desenvolvimento cerebral. Pretende-se investigar a forma como a música desenvolve o cérebro, usando como base o contributo de alguns pedagogos que vão ao encontro desta temática. O estudo do tema foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com recurso às avaliações dos alunos, tentando perceber se os alunos que frequentaram iniciação musical têm um desenvolvimento cerebral superior ao dos restantes alunos, ou seja, melhores resultados não apenas no campo musical mas em outras disciplinas curriculares como, por exemplo, Matemática e Português.
- Relatório Final da Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Ferreira, Tiago; Ferreira, CarlosO presente trabalho nasce no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do ISEIT de Viseu, Instituto Piaget. Ainda evidenciar que a sua realização pretender documentar todas as atividades desenvolvidas ao longo da PES, sempre com um caráter crítico e reflexivo, ao longo de todo o processo. Efetivamente existem diversos modelos de ensino, que visam conferir um elevado protagonismo ao aluno, deste modo, destaca-se o Modelo de Educação Desportiva (MED) - Sport Education Model, que advoga a colocação da educação lúdica (play education) num lugar destacado nas orientações curriculares da educação física (Siedentop, 2002). O presente trabalho caraterizará uma experiência de ensino “teaching experiment”, que será aplicada na Escola Secundária de Castro Daire, nomeadamente, numa turma do 9º A, com uma amostra de 22 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos, em simbiose, também a turma do 12ºA, com uma amostra de 17 alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Castro Daire durante uma unidade de ensino (época desportiva) na modalidade de Ginástica (Solo e Aparelhos) onde o objetivo é analisar as perceções dos alunos. Assim, durante a execução da unidade de ensino, que contemplará os conteúdos de acordo com o Plano Nacional de Educação Física, bem como os Conteúdos Programáticos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, onde serão utilizadas estratégias de ensino focalizadas no Modelo de Educação Desportiva (MED), e onde se realizarão 5 aulas (9ºA) e 6 aulas (12ºA) que terão a duração de 90 minutos. Deste modo, o estudo tem como foco primordial calcular o impacto que esta unidade de ensino, estruturada segundo o MED, terá relativamente às perceções dos alunos, que consequentemente nos avaliará as aprendizagens e motivações, que estão claramente interligadas. No que diz respeito aos alunos, serão avaliadas as suas perceções para a prática das aulas de Educação Física pre-post (avaliadas no final) relativamente às caraterísticas estruturantes do MED.A técnica de recolha de dados a utilizar será através de questionários, um questionário traduzido e adaptado do Physical Education Season Survey” (Mohr, Townsend, Rairigh, & Mohr, 2003) e o tratamento de dados será na IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Pretende-se assim que este estudo nos possa dar informações que possamos analisar e discutir e dessa forma perceber o impacto provocado por este modelo de ensino nos alunos.
- Organização Orquestral como um Modelo EmpresarialPublication . Salazar, Carlos; Andrade, AlexandreO presente relatório incide sobre a unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida na Escola Profissional de Artes da Covilhã. Foi também elaborado um estudo com objetivo de ajudar a organização das empresas tendo como base a organização orquestral. Partindo de uma explicação sobre a evolução, do papel do maestro na condução e orientação do processo e da ligação de todos os intervenientes, procuro demonstrar com este trabalho, que o modelo de organização e funcionamento de uma orquestra pode ser aplicado numa qualquer instituição dos tempos modernos, em que a interatividade seja fundamental.
- O desenvolvimento musical dos alunos com e sem formação musical de BerçoPublication . Rodrigues Botelho Cardoso, SandraO presente documento, pretende abordar problemáticas do ensino vocacional e especializado da música, mais especificamente na área da Formação Musical, no que diz respeito ao insucesso e consequente diminuição do grau de qualidade que se tem vindo a verificar no mesmo, principalmente com o surgimento do regime articulado. Pretende, em simultâneo, investigar o desenvolvimento musical dos alunos com e sem formação musical de berço, visando encontrar soluções que minimizem as problemáticas encontradas.
- O M-learning no Ensino da Formação MusicalPublication . Fonseca, Ricardo; Andrade, AlexandreO presente relatório retrata e analisa o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no mestrado em Ensino da Música, ramo Teoria e Formação Musical, que decorreu no Conservatório Regional de Música de Viseu, polo de Mangualde. No que diz respeito à Investigação - Ação pretende fazer uma abordagem sobre o uso das aplicações moveis (M-learning) no ensino da formação musical, e perceber o impacto que essa ferramenta pode trazer para a motivação e desenvolvimento musical dos alunos.
- A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de CinfãesPublication . Vaz, Pedro; Andrade, AlexandreA prática de ensino supervisionada desenvolvida na Academia d’Artes de Cinfães, permitiu gerar e desenvolver o estudo de caso com o tema “A relação Escola/Família – Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical”, convertendo-se este numa Investigação-Ação. No que diz respeito à Investigação: procurámos dar resposta à problemática quanto à Ação: realizaram-se um conjunto de atividades com objetivo de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação no processo da aprendizagem musical dos seus educandos. A Ação desenvolvida permitiu concluir que os Encarregados de Educação envolveram-se mais no desenvolvimento das aprendizagens musicais dos seus educandos ao mesmo tempo que percepcionaram a necessidade de um acompanhamento destes no que respeita ao Ensino Vocacional. A investigação permitiu perceber que a envolvência dos Encarregados de Educação no processo educativo dos educandos é maior nas idades mais baixas e que existiu uma evolução positiva desta envolvência desde o início do ano letivo e com o decorrer das ações realizadas.
- Monitorização do Estudo Individual Através da Aplicação “Soudcorset”: um estudo de caso na Escola Profissional de Artes da CovilhãPublication . Gonçalves, Tiago; Andrade, AlexandreEste relatório incide sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), tem como objetivo a partilha de soluções para um dos problemas principais no ensino artístico variante instrumento, nomeadamente o estudo individual do aluno. O local de estágio e meu local de trabalho será a EPABI (Escola Profissional de Artes da Covilhã), foi criada em 3 de Setembro de 1992, com o nome de Escola Profissional de Artes da Beira Interior – EPABI, mediante despacho conjunto do Ministério da Educação e do Emprego e Segurança Social, tendo como entidades promotoras a Câmara Municipal da Covilhã e o Conservatório Regional de Música da Covilhã. O surgimento desta problemática deveu-se à necessidade de colmatar dificuldades em obter sucesso no estudo individual dos alunos.
- Novos Estudos Simples de Leo Brouwer: Análise Estéticados Seis Primeiros Estudos destinados ao Ensino deGuitarra Clássica no Curso BásicoEstudo Caso no Conservatório de Música do PortoPublication . Marco António Banca FernandesEste Relatório Final consiste na apresentação e descrição do meu estágio realizado no Conservatório de Música do Porto. Apresenta também a Actividade Desenvolvida: Plano de Ação Investigação. Este plano compreende uma análise estética dos primeiros seis Novos Estudos Simples de Leo Brouwer que podem ser utlizados durante o Curso Básico de Guitarra Clássica.