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Abstract(s)
O presente trabalho nasce no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do ISEIT de Viseu, Instituto Piaget.
Ainda evidenciar que a sua realização pretender documentar todas as atividades desenvolvidas ao longo da PES, sempre com um caráter crítico e reflexivo, ao longo de todo o processo.
Efetivamente existem diversos modelos de ensino, que visam conferir um elevado protagonismo ao aluno, deste modo, destaca-se o Modelo de Educação Desportiva (MED) - Sport Education Model, que advoga a colocação da educação lúdica (play education) num lugar destacado nas orientações curriculares da educação física (Siedentop, 2002).
O presente trabalho caraterizará uma experiência de ensino “teaching experiment”, que será aplicada na Escola Secundária de Castro Daire, nomeadamente, numa turma do 9º A, com uma amostra de 22 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos, em simbiose, também a turma do 12ºA, com uma amostra de 17 alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Castro Daire durante uma unidade de ensino (época desportiva) na modalidade de Ginástica (Solo e Aparelhos) onde o objetivo é analisar as perceções dos alunos.
Assim, durante a execução da unidade de ensino, que contemplará os conteúdos de acordo com o Plano Nacional de Educação Física, bem como os Conteúdos Programáticos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, onde serão utilizadas estratégias de ensino focalizadas no Modelo de Educação Desportiva (MED), e onde se realizarão 5 aulas (9ºA) e 6 aulas (12ºA) que terão a duração de 90 minutos.
Deste modo, o estudo tem como foco primordial calcular o impacto que esta unidade de ensino, estruturada segundo o MED, terá relativamente às perceções dos alunos, que consequentemente nos avaliará as aprendizagens e motivações, que estão claramente interligadas.
No que diz respeito aos alunos, serão avaliadas as suas perceções para a prática das aulas de Educação Física pre-post (avaliadas no final) relativamente às caraterísticas estruturantes do MED.A técnica de recolha de dados a utilizar será através de questionários, um questionário traduzido e adaptado do Physical Education Season Survey” (Mohr, Townsend, Rairigh, & Mohr, 2003) e o tratamento de dados será na IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Pretende-se assim que este estudo nos possa dar informações que possamos analisar e discutir e dessa forma perceber o impacto provocado por este modelo de ensino nos alunos.
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Keywords
Modelo de Educação Desportiva, Ginástica e Perceções
