Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
114.35 KB | Adobe PDF | |||
362.97 KB | Adobe PDF | |||
469.02 KB | Adobe PDF | |||
2.3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
presente Relatório incidiu sobre a temática da relação entre a formação musical precoce e o aumento do desenvolvimento cerebral.
Realizou-se uma primeira contextualização teórica, que passou pela compreensão da música no desenvolvimento cerebral. Pretende-se investigar a forma como a música desenvolve o cérebro, usando como base o contributo de alguns pedagogos que vão ao encontro desta temática.
O estudo do tema foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com recurso às avaliações dos alunos, tentando perceber se os alunos que frequentaram iniciação musical têm um desenvolvimento cerebral superior ao dos restantes alunos, ou seja, melhores resultados não apenas no campo musical mas em outras disciplinas curriculares como, por exemplo, Matemática e Português.
Description
Keywords
Desempenho Escolar, Formação Musical, Desenvolvimento Cerebral, Pedagogia