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- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Utilização dos recursos composicionais da música do século XX nas aulas de formação musical do Conservatório Regional de Música de Viseu-Dr. A.PPublication . Cláudio Miguel Pais FerreiraO presente Relatório é o resultado final do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Trombone. Foi construído no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e incide sobre a Prática Educativa e o Projeto de Investigação desenvolvidos ao longo do ano letivo 2020/2021 no Conservatório Regional de Música de Viseu. Este trabalho está dividido em duas partes principais. Na Parte I é apresentada a instituição que acolheu o meu estágio profissional no âmbito da PES. É descrita a sua história, a sua comunidade escolar, a sua oferta educativa e a disciplina de Trombone. Na Parte II encontramos dois capítulos distintos. No primeiro destes capítulos é fundamentado, desenvolvido e implementado um Projeto de Investigação, cujo principal foco são as estratégias e atividades desenvolvidas no âmbito do ensino à distância. O último capítulo refere-se aos processos que envolveram a Prática Educativa – os alunos que a integraram, os objetivos delineados e as reflexões que dela resultaram.
- Os olhos também comem?Publication . Silva, Silvana Isabel Miranda daEste estudo enquadrou-se na área do marketing, mais concretamente, do marketing digital, e teve como tema os efeitos dos diferentes estímulos ao appetite appeal em redes sociais. Abordou conceitos como o comportamento do consumidor em produtos de pastelaria, como funciona este mercado em Portugal, a escolha do consumidor e ainda a comunicação e marketing aplicada aos alimentos. O objetivo principal era perceber de que forma o appetite appeal, em produtos de pastelaria, pode contribuir para melhorar a forma como as empresas apresentam os seus produtos nas redes sociais. A fim de perceber o processo de tomada de decisão que o consumidor faz nas redes sociais, no que diz respeito a produtos de pastelaria, foi tido como referência a rede social Facebook e ainda a empresa Açúcar da Silvana, a qual produz produtos de pastelaria e promove-os por esta rede social. Foi adotada uma metodologia qualitativa, que assentou na realização de 12 entrevistas semiestruturadas, a utilizadores desta rede social, de ambos os sexos, e com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos. Os dados foram organizados e analisados com a ajuda do software de análise qualitativa, o webQDA. Segundo os dados obtidos, verifica-se que, na apresentação de uma publicação de um prato/bolo, existem diferenças exigidas por parte do consumidor, nomeadamente, para publicações de empresas, destaque para os ingredientes visíveis e para a decoração/empratamento, já para as publicações dos amigos destaca-se o aspeto do bolo, alguma ação que se desenrole na foto ou que provoque à ação. Verifica-se também que as características de mais interesse nas publicações são falar do bolo, a decoração/ empratamento e o bom aspeto. Já as menos interessantes são ser demasiado pessoais, o gosto pessoal pelo bolo, quando falam de gordura ou quando a decoração/empratamento são desinteressantes. Por último, verifica-se que as características que mais levam à recordação são a decoração do bolo, o tipo de bolo apresentado e quem o partilhou.
- Estudo Comparativo de Dois Websites na Área Vitivinícola – Bacalhôa e José Maria da Fonseca – Através do Modelo WebQualPublication . Ribeiro, António Maria Alves da FonsecaCom toda a evolução das tecnologias de informação e da Internet cada vez mais se ouve falar de Marketing Digital e da importância que é hoje, de ter um website, como meio de informação, relação com os clientes e de loja online, ou até mesmo como componente estratégica de uma empresa. A avaliação da qualidade de websites é nos dias de hoje tópico de estudo em todo o mundo. Esta pesquisa tem como objectivo avaliar a qualidade de dois websites – José Maria da Fonseca e Bacalhôa – através do modelo WebQual, mais propriamente, qual deles tem melhor utilidade, facilidade de uso, entretenimento e relação complementar. Representa um estudo descritivo, quantitativo e transversal. O modelo utilizado é o WebQual e é constituído por quatro construtos e doze dimensões. Esta pesquisa utilizou um inquérito como método de recolher as respostas dos inquiridos. O questionário foi adaptado de um outro questionário realizado num estudo idêntico por Wilker Gomes Raposo, Rita de Cássia de Faria Pereira e Jozemar Pereira dos Santos. Para a análise dos dados recolhidos utilizou-se o programa estatístico SPSS, onde se calculou a análise de confiabilidade através do alfa de Cronbach, as estatísticas descritivas e os testes T-student para amostras emparelhadas, com o objectivo de comparar ambos os resultados obtidos de cada um dos websites. O site José Maria da Fonseca depois de analisados os dados foi superior ao Bacalhôa concluindo-se assim que tem melhor utilidade , facilidade de uso, entretenimento e relação complementar como pode conferir ao longo do desenvolvimento deste trabalho de investigação.
- Factores motivacionais que levam à compra online em Lojas de ClassificadosPublication . Mendes, Adriana dos Santos Inácio PinheiroA Internet é um meio que tem vindo a revolucionar o consumo das famílias. Com esta investigação pretende-se investigar quais os factores motivacionais que levam à compra online em lojas de classificados. O comércio electrónico tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos e, tem tendência para aumentar nos anos vindouros. Cada vez mais as pessoas recorrem a lojas de classificados para satisfazer uma necessidade de consumo, seja ela imediata ou não; a intenção deste estudo é exactamente averiguar quais são os factores motivacionais que pesam mais no momento da compra. Na realização desta tese de mestrado abordam-se algumas teorias de comportamento do consumidor e, por sua vez o comportamento do consumidor online. Para a realização deste estudo, consideraram-se estudos sobre algumas Teorias de Motivação Humana, uma breve revisão do comércio electrónico e em particular de lojas de classificados e ainda uma passagem acerca das teorias comportamentais, tendo como principal foco a TAM, Modelo de Aceitação da Tecnologia.
- O Papel dos Social Media na Satisfação com a Decisão de Compra de SmartphonesPublication . Correia, Andreia Sofia SequeiraCom a efervescência do digital, o processo de tomada de decisão do consumidor ganha, hoje, novos contornos, passando a ser também mediado de forma electrónica. Os modelos apresentados pela literatura têm revelado não se adequar à realidade actual, pautada por fenómenos digitais com força suficiente para condicionar a forma como os consumidores decidem e compram. Um desses fenómenos são os Social Media, que hoje ocupam um lugar de destaque na vida dos internautas e permitem a partilha e a comunicação com os seus pares e familiares. Assim, perante comportamentos como o ROPO (Research Online, Purchase Offline), cada vez mais frequentes, os Social Media exercem influência sobre o comportamento de compra e serão um potencial moderador da tomada de decisão. A presente investigação pretende apurar se os Social Media são tidos em consideração e contribuem para a satisfação com a tomada de decisão de compra do smartphone. Para tal, efectuou-se uma pesquisa quantitativa, aplicando um inquérito a 498 indivíduos portugueses. Os resultados mostraram que a maioria dos consumidores de smartphones não recorreu aos Social Media para a sua tomada de decisão. Contudo, a investigação indicou que a procura de informação e a avaliação de alternativas nos Social Media influenciam positivamente a satisfação com a decisão de compra do smartphone. O consumidor de smartphones acumula vários papéis de compra (decisor, comprador e utilizador) e preza, essencialmente, as fontes pessoais, descurando, de alguma forma, as fontes públicas, as fontes comerciais e as fontes experimentais.
- Publicidade na ponta dos dedosPublication . Fernandez Alemparte, Belén; Cruz, Rui