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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada,
do Mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget de Viseu. Pretendo com este
trabalho fazer uma abordagem sobre o ensino do canto em idades mais precoces, daí o nome deste
relatório, Especificidades do Ensino do Canto no Ensino Básico.
A discussão sobre este assunto já não é de hoje e veio colocar aos professores de canto uma
nova realidade para lidar com vozes infantis e adolescentes numa fase de crescimento. Como docente
do ensino da música, no 1º ciclo, percebi que muitas vezes trabalhar as vozes em tenras
idades não era fácil. Hoje em dia é ainda mais complicado, uma vez que se tem vindo a mostrar
um aumento de problemas vocais na idade infantil. Será por causa do uso das máscaras durante
um longo período de tempo? Será por não terem quem os ensine a cuidar da voz? Ou será por
comportamentos de mau uso, abuso vocal como gritar, imitar sons estridentes, etc.
Muitas questões se levantam e certamente não conseguirei responder a todas, mas este trabalho
serve para, através das entrevistas, perceber juntos de profissionais do canto e de coros,
repertórios e exercícios adequados a cada idade. Algum material também foi adquirido nas aulas
do estágio, junto dos profissionais de saúde como prevenir problemas vocais, entender como funciona
todo o aparelho fonador. Como referi anteriormente, neste estudo fiz entrevistas a profissionais
da área da saúde vocal (terapeuta da fala), maestros de coros, professores de canto experientes
na área que pretendo abordar.
Description
Keywords
Canto Ensino Básico Ensino Vocal Desenvolvimento do aparelho fonador