Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
16.64 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e engloba três partes. A
primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos
constituintes do estágio ocorrido no Centro Cultural de Amarante, nomeadamente,
caracterização da Escola de Música e do meio envolvente, caracterização dos alunos
acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho
desenvolvido ao longo do estágio. A partir daqui, surgem planificações de aulas, a título
exemplificativo e por período, e as sínteses e reflexões de todas as aulas lecionadas do
Instrumento. A segunda parte foca o trabalho de investigação sob os métodos alternativos para
motivação na aprendizagem, do Instrumento que pretende incrementar o ensino da música
inserindo-o mais no quotidiano musical da nossa cultura musical, prática com Play Along, no
qual o aluno se motive e quebre barreiras no que é o ensino padronizado do instrumento,
ligando-o mais à nossa realidade musical. Já que o Centro Cultural de Amarante Maria Amélia
Laranjeira está inserido e dá resposta a uma basta procura musical. Nesta parte também é
exposto o trabalho de investigação que tem como temática. Uma abordagem para o Ensino de
Iniciação de Tuba & Eufónio. No âmbito da prática da docência de Tuba & Eufónio tem-se
vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e
repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o
sucesso que o Método da utilização do Play Along, é uma metodologia excelente para
desenvolver a prática instrumental, pois os alunos nunca tinham experimentado tal experiência
com Play Along. Os alunos foram submetidos a uma entrevista no final da pesquisa para
verificar a eficiência deste método de estudo. Percebeu-se que o grau de interesse dos alunos
em comparação aos estudos técnicos aumentou, deixando de ser uma atividade cansativa
passando esta a ser motivadora e aliciante, além de contribuir para uma melhor coordenação do
trabalho autónomo, melhorando a performance auditiva. Os alunos assimilaram bem a proposta
do estudo libertando-se da partitura, tornando o estudo mais autónomo e interativo. Na pesquisa
concluiu-se que a aderência dos alunos foi bastante satisfatória.
Description
Keywords
Tuba Aprendizagem Play Along Eufónio Prática de Ensino Supervisionada.