Repository logo
 
Publication

O Impacto do uso do método Play Along no ensino supervisionado do instrumento Tuba & Eufónio – Uma Ferramenta motivacional no Apoio aoEstudo

dc.contributor.authorLeonel Matos Pereira
dc.date.accessioned2024-02-14T15:47:39Z
dc.date.available2024-02-14T15:47:39Z
dc.date.issued2024-01-20
dc.description.abstractEste relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e engloba três partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Centro Cultural de Amarante, nomeadamente, caracterização da Escola de Música e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A partir daqui, surgem planificações de aulas, a título exemplificativo e por período, e as sínteses e reflexões de todas as aulas lecionadas do Instrumento. A segunda parte foca o trabalho de investigação sob os métodos alternativos para motivação na aprendizagem, do Instrumento que pretende incrementar o ensino da música inserindo-o mais no quotidiano musical da nossa cultura musical, prática com Play Along, no qual o aluno se motive e quebre barreiras no que é o ensino padronizado do instrumento, ligando-o mais à nossa realidade musical. Já que o Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira está inserido e dá resposta a uma basta procura musical. Nesta parte também é exposto o trabalho de investigação que tem como temática. Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba & Eufónio. No âmbito da prática da docência de Tuba & Eufónio tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método da utilização do Play Along, é uma metodologia excelente para desenvolver a prática instrumental, pois os alunos nunca tinham experimentado tal experiência com Play Along. Os alunos foram submetidos a uma entrevista no final da pesquisa para verificar a eficiência deste método de estudo. Percebeu-se que o grau de interesse dos alunos em comparação aos estudos técnicos aumentou, deixando de ser uma atividade cansativa passando esta a ser motivadora e aliciante, além de contribuir para uma melhor coordenação do trabalho autónomo, melhorando a performance auditiva. Os alunos assimilaram bem a proposta do estudo libertando-se da partitura, tornando o estudo mais autónomo e interativo. Na pesquisa concluiu-se que a aderência dos alunos foi bastante satisfatória.pt_PT
dc.identifier.tid203529693pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49832
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTubapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPlay Alongpt_PT
dc.subjectEufóniopt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada.pt_PT
dc.titleO Impacto do uso do método Play Along no ensino supervisionado do instrumento Tuba & Eufónio – Uma Ferramenta motivacional no Apoio aoEstudopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final - Aluno nº 38870- Leonel Matos Pereira.pdf
Size:
16.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: