Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.93 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Fruto da experiência pedagógica e face às dificuldades crescentes reveladas pelos alunos do 5º ano de escolaridade, matriculados no regime articulado do ensino vocacional de música, relativas à aquisição da notação rítmica da disciplina de formação musical, o presente artigo pretende testar e averiguar os contributos do jogo intitulado “Scrabble Rítmico” como recurso pedagógico facilitador da sua aprendizagem, memorização e consolidação. Inspirado no alfabeto móvel desenvolvido por Maria Montessori e de forma a analisar a eficácia deste recurso, comparamos os resultados obtidos, especificamente nos ditados rítmicos, dos alunos expostos ao Scrabble Rítmico, com outras turmas que trabalharam com estratégias convencionais, sem contacto com este recurso pedagógico. Em contexto da prática pedagógica foi possível realizar esta investigação-ação e testá-la em três turmas do 5º ano de escolaridade, do regime articulado de música. Na revisão bibliográfica, os temas abordados são uma reflexão sobre a importância do jogo e dos recursos pedagógicos como elemento motivador para a aquisição de conhecimentos, terminando numa referência ao método Montessori, fonte e inspiração para a criação do Scrabble Rítmico.
Description
Keywords
Método Montessori Notação Rítmica Escrita Jogo