Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
39.72 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A densa paixão pela música nova, assente em estéticas contemporâneas é o cromatismo fulcral que levou à abordagem temática da minha dissertação. Se há elemento basilar em que este período da música se propulsionou foi o ritmo. A evolução drástica que os compositores extrapolaram esta condição, e sobretudo a sua função e utilização criam um avanço colossal ao longo dos séculos.
A problemática atual do mercado musical, mas sobretudo um novo e fresco conhecimento de todos os elementos da indústria musical, levam a um crescimento exponencial da prática contemporânea, mas isto traz premissas por vezes castradoras a quem tem contato e sobretudo pretende avançar neste período e registo musical. A pouca intuição e preparação que os alunos e até mesmo os profissionais possuem é gritante. Todos nós sentimos essas dificuldades. Um dos motivos que através do meu estágio integrado no mestrado detetei, é a pouca atualização e abordagem a novos conceitos na disciplina de formação musical.
Esta dissertação que tem em vista criar uma humilde sebenta rítmica que possa ser utilizada em aula ou em qualquer contexto de estudo e aprendizagem, tem como principal objetivo municiar, quem a poder e quiser utilizar, com mais ferramentas básicas para poder debelar problemas que possam surgir ao longo de todo o percurso. A naturalidade com que outras culturas abordam as questões do ritmo, explanam que a habituação, até por vezes inconsciente, trazem consistência e evolução gradativa.
Não procuramos uma verdade absoluta, nem uma solução ditatorial, até porque seria soberba e altivez da nossa parte, mas apenas ser um contributo válido através da minha parca experiência.
Digo também que é apenas uma dezena de possibilidades e hipóteses que podem levar a que outros desenvolvam as suas próprias metodologias, pois a generalidade é muito relativa e o cunho pessoal é sempre determinante na carreira de docente.
Aprender e evoluir de forma consistente são os meus pilares, tudo o resto é mutável. Como a música, a vida e até mesmo os resultados de tudo o que realizamos.
Description
Keywords
ritmo aprendizagem rítmica ritmo silábico ritmo contemporâneo.