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- Contributo para o Desenvolvimento da Leitura e Harmonia Funcional no Ensino de Piano: Estudo de Caso no Conservatório Regional de CoimbraPublication . Bastos, Tiago; Andrade, AlexandreO modelo tradicional de ensino, orientado de forma quase exclusiva para a montagem de produtos musicais, não favorece uma formação com vista à compreensão musical e apropriação da sintaxe (Caspurro, 2006; Parra, 2011; B. Vieira, 2017; Gordon, 2015; entre outros). O presente trabalho tem como finalidade contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento da leitura e de competências funcionais, favorecendo a compreensão musical e integrando na aula de piano diferentes conhecimentos num modelo teórico-prático. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Conservatório Regional de Coimbra, tendo participado oito alunos de piano, dois de iniciação e seis do ensino básico, em regime articulado. A metodologia consistiu numa abordagem quantitativa, realizada por inquérito, a todos os alunos de piano do Conservatório Regional de Coimbra, e qualitativa, decorrente da observação e das entrevistas realizadas aos alunos que participaram na Prática de Ensino Supervisionada. Relata ainda a transição e adaptação obrigatória para o modelo de Ensino à Distância com efeito a partir do 3º período letivo, por imposição do Ministério da Educação e da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de Covid-19. Através dos dados recolhidos conclui-se que as atividades propostas no domínio da leitura dinamizaram as aprendizagens, sensibilizando para a importância da implementação da leitura nos hábitos de estudo, com consequente desenvolvimento da mesma. Por outro lado, as atividades propostas no domínio das competências funcionais promoveram uma melhor compreensão da obra e consequente aplicação em diferentes contextos musicais, favorecendo a compreensão musical pretendida.
- Flexibilidade Curricular no Ensino Artístico Especializado da Música: inovação pedagógica ou tradição educativa? O caso da Formação MusicalPublication . Tracana, Marta; Andrade, AlexandreNo enquadramento teórico, o trabalho focaliza-se na aproximação entre o Ensino Regular Genérico [ERG] e o Ensino Artístico Especializado da Música [EAE], partindo de questões que, frequentemente, se colocam, hoje em dia, relacionadas com fatores estruturantes do ensino da música, tais como os modelos pedagógicos que se implementam e a forma de flexibilizar as aprendizagens dos alunos consoante as suas aptidões, procurando prepará-los para a cidadania e na área da música. Visa apresentar os pontos fulcrais na implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular [PAFC], no ensino básico do EAE, nomeadamente, na disciplina de Formação Musical e questionar a flexibilidade do currículo nesta tipologia de ensino, refletindo sobre as vertentes do PAFC associadas a este ramo de ensino e sobre a sua importância face à realidade educativa atual. Assente no estudo realizado aquando da Prática de Ensino Supervisionada [PES], a presente investigação-ação vem provar a existência de flexibilidade no currículo de Formação Musical nas ações estratégicas implementadas, nomeadamente no que diz respeito às adequações pedagógicas e didáticas, através de abordagens multinível, pela construção de aprendizagens significativas em sala de aula, pela adoção de processos de inovação pedagógica herdados desde os anos 70 e que se encontram associados ao perfil de autonomia que o centro de estagio beneficia como escola com paralelismo pedagógico.
- Desafios da docência do Ensino especializado em Música: estará o professor de trombone preparado para receber um aluno com Necessidades Educativas Especiais?Publication . Oliveira, Helder; Andrade, AlexandreO presente Relatório Final é referente ao projeto de ensino supervisionado do mestrado em ensino de Música, na variante de Trombone, do Instituto Piaget de Viseu. Nele são integradas duas distintas componentes da Prática Educativa Supervisionada. A primeira secção é constituída pela contextualização do projeto, as práticas desenvolvidas e observadas e a reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, na Academia de Música de Vilar do Paraíso. A segunda secção corresponde ao Projeto Educativo implementado ao longo do ano letivo, que foi a realização e análise de um estudo exploratório através de um questionário on-line, para obter respostas dos professores de trombone do ensino especializado em música acerca das suas perceções acerca das docências do instrumento com alunos Medidas de Suporte á Aprendizagem e á Inclusão: Necessidades de Saúde Especiais (NSE). Têm como objetivo perceber as dificuldades sentidas pelos professores de trombone do ensino especializado em música quando tem de lecionar a um aluno com Medidas de Suporte à Aprendizagem e à inclusão, que concluímos que não são sentidas pelos professores, apesar de não serem devidamente formados na área.
- O Processo de Ensino/Aprendizagem do Violino de um Aluno com Perturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoPublication . Afonso, Maria; Andrade, AlexandreO presente artigo pretende produzir uma abordagem de um estudo de caso de uma criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e a sua inclusão no Ensino Especializado de Música. O objetivo principal deste estudo é a verificação das formas mais eficazes de criação de estratégias próprias para auxiliar um aluno com PHDA, revelando também falta de motivação, pouco interesse, baixa autoestima e dificuldades de aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem de um instrumento. Deseja-se, também, perceber como uma criança com NEE pode obedecer ao programa oficial proposto para a disciplina de Violino. Com os resultados obtidos no final da intervenção, contatou-se que o aluno conseguiu melhorar a sua atenção, motivação e interesse durante as aulas de violino. Paralelamente a este estudo de caso e devido à escassa informação sobre a inclusão de alunos com NEE no ensino especializado de música, surgiu o interesse em investigar e colocar questões sobre esta temática. Desta forma, foi elaborado um questionário para a comunidade do ensino especializado de música, procurando-se compreender a opinião, recetividade, formação pedagógica e a sensibilização dos docentes inquiridos. Com a realização deste inquérito constatou-se que a grande maioria dos professores tem uma opinião positiva e favorável sobre a inclusão no ensino especializado de música.
- Sistemas de produção fotovoltaica : estágio na SunEnergyPublication . Fortes, Maria do Rosário Miranda Ferreira; Pereira, Adelino Jorge Coelho Pereira; Pereira, Rita Manuela da Fonseca MonteiroO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio” do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, com especialização no ramo de Automação e Comunicações em Sistemas de Energia, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), e apresenta o percurso e alguns trabalhos realizados em contexto empresarial, na NRG – Sistemas de Energias Renováveis, Lda., a seguir designada por SunEnergy. A SunEnergy opera no mercado das energias renováveis, sobretudo da energia solar, e da eficiência energética, oferecendo soluções de instalações fotovoltaicas, climatização e solar térmico quer para empresas como para particulares. No presente relatório será realizado inicialmente um breve enquadramento das energias renováveis, dando especial atenção à energia solar fotovoltaica, sendo descritas as principais tecnologias constituintes destes sistemas, bem como uma breve descrição da legislação que regulamenta a implementação dos mesmos. Os trabalhos executados ao longo do estágio basearam-se fundamentalmente no estudo e dimensionamento de sistemas solares fotovoltaicos para a produção de energia elétrica em autoconsumo. Será demonstrado o processo de elaboração de projetos de sistemas fotovoltaicos ligados à rede, desde o primeiro contacto com o cliente, passando pelas condições de cálculo, seleção dos equipamentos a utilizar, os sistemas de monitorização escolhidos até à realização do registo desses sistemas. Este estágio com duração de 8 meses, decorreu de novembro de 2019 a julho de 2020, permitiu a aplicação de conceitos teóricos, adquiridos ao longo da formação académica, a situações práticas, o que possibilitou obter uma visão mais esclarecedora destes, a aquisição de conhecimentos e competências socioprofissionais.