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Authors
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Abstract(s)
O presente artigo pretende produzir uma abordagem de um estudo de caso de uma criança
com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e a sua inclusão no
Ensino Especializado de Música.
O objetivo principal deste estudo é a verificação das formas mais eficazes de criação de
estratégias próprias para auxiliar um aluno com PHDA, revelando também falta de
motivação, pouco interesse, baixa autoestima e dificuldades de aprendizagem no processo
de ensino e aprendizagem de um instrumento. Deseja-se, também, perceber como uma
criança com NEE pode obedecer ao programa oficial proposto para a disciplina de
Violino. Com os resultados obtidos no final da intervenção, contatou-se que o aluno
conseguiu melhorar a sua atenção, motivação e interesse durante as aulas de violino.
Paralelamente a este estudo de caso e devido à escassa informação sobre a inclusão de
alunos com NEE no ensino especializado de música, surgiu o interesse em investigar e
colocar questões sobre esta temática. Desta forma, foi elaborado um questionário para a
comunidade do ensino especializado de música, procurando-se compreender a opinião,
recetividade, formação pedagógica e a sensibilização dos docentes inquiridos. Com a
realização deste inquérito constatou-se que a grande maioria dos professores tem uma
opinião positiva e favorável sobre a inclusão no ensino especializado de música.
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Keywords
Ensino Especializado de Música Violino Inclusão NEE PHDA