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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho está dividido em duas partes. Na primeira propomo-nos a contextualizar, a nível teórico e pedagógico, o processo criativo composicional de caráter, predominantemente, intuitivo-empírico, e que promove uma prática composicional livre e experimental. Para isso, abordaremos temáticas tais como- tipos de conhecimento, intuição, criatividade, imaginação e composição musical. Em relação a este último apresentamos e caracterizamos diversos tipos de abordagens ao processo composicional para de seguida realizarmos uma análise crítica sobre a utilização da referida prática no ensino artístico especializado (E.A.E.) de música. Na segunda parte propomo-nos estudar o impacto da implementação desta prática em alunos da disciplina de Análise e técnicas de composição (A.T.C.), e, em particular, se esta serviu de ponte para a descoberta e/ou perceção e compreensão de algumas das técnicas composicionais lecionadas na disciplina.
Estes alunos constituem as turmas do 1º, 2º e 3ºanos da disciplina de A.T.C. do Conservatório de Música de Paredes. No final do ano lectivo 2019/2020, será avaliado o impacto que este estudo teve neste grupo de alunos.
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Keywords
Composição intuição Análise e técnicas de composição