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- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Almeida, Ricardo; Ferreira, CarlosO presente Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, consubstancia o período final do percurso para a obtenção do estatuto que confere a habilitação profissional necessária ao exercício da profissão docente. Assim, pressupõe-se que este período de estágio, desenvolvido no sentido da sedimentação de uma formação essencialmente prática, crítica e reflexiva num contexto real de ensino, seja caraterizado como um tempo de transição entre a realidade do mundo académico e o mundo profissional, no qual o exercício da docência se depara com situações diversificadas e problemáticas. Exemplo paradigmático dos desafios que se colocam a este exercício foi o estado pandémico vivenciado durante o período em se visou o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada. A pandemia mais que condicionar, determinou as condições em que aquela poderia ser desenvolvida, principalmente no que diz respeito à Educação Física. Ao longo do confinamento foi observado o Plano E@D do AE de Gouveia. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida no âmbito do Projeto Educativo (PE) do Agrupamento de Escolas de Gouveia (AEG), visando dar um contributo para a concretização da sua ambição de ser (s/d, p.17): “um Agrupamento inovador, aberto e comprometido com a comunidade envolvente, promotor do sucesso”. O presente Relatório encontra-se estruturado em seis capítulos. No Capítulo 1, intitulado Perfil do aluno/estagiário, é traçado perfil do aluno/estagiário, apresentando se caraterísticas sobre o seu percurso formativo, assim como sobre as suas experiências profissionais e competências em desenvolvimento. No Capítulo 2, designado Pressupostos, duração e organização da Prática de Ensino Supervisionada, são abordados os pressupostos, duração e organização da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a natureza e objetivos, assim como a ligação entre o Plano de Estudos e Prática de Ensino Supervisionada. No Capítulo 3, intitulado Prática Pedagógica Específica, é elaborada uma caraterização sobre o meio e a comunidade, da qual faz parte a instituição onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, evidenciando traços sociais, demográficos e económicos. Ainda neste Capítulo é analisada a realidade organizacional da escola, focando o seu Projeto Educativo, assim como traçado de forma o perfil do grupo/turma, reconhecendo a importância do conhecimento sobre o/a mesmo/a para definir atitudes relativamente aos alunos. Neste último sentido, também neste Capítulo 3 são analisados os significados da dimensão relacional, assim como da promoção de uma atitude reflexiva e da inovação pedagógica na intervenção docente. No Capítulo 4, designado Formação Inicial/Formação Educacional, são apresentados os eixos da formação pedagógica-didática e formação científica, assim como do plano de estudos, estratégias e experiências de intervenção prática, para o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada. Ainda neste Capítulo é caraterizado o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, planificação e gestão do ensino, comunicação, clima de aula, aproveitamento e avaliação, mobilização de recursos: para uma atitude reflexiva sobre as práticas de ensino. No penúltimo capítulo, Capítulo 5, intitulado Projeto de intervenção: da investigação-ação(-investigação), não é consubstanciado o projeto inicialmente definido, nomeadamente focado no desenvolvimento de atividades no âmbito do Desporto Escolar. A paragem durante quase dois anos deste tipo de atividade devido ao covid-19, impediu o desenvolvimento do projeto, apresentando-se neste ponto uma reflexão sobre a importância do Desporto Escolar como programa que fomenta a introdução à prática desportiva e à competição, enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis e, ainda, como meio para desenvolver as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Isto mesmo é assumido no Despacho n.º 7356/2021, onde são estabelecidas as normas de funcionamento do Desporto Escolar para o ano letivo de 2021-2022. No último capítulo, o Capítulo 6, designado Avaliação e Reflexões Finais, é elaborada uma avaliação sumária sobre as experiências desenvolvidas e apreendidas a partir da Prática de Ensino Supervisionada, refletindo sobre um processo claramente determinado pelas condições, possíveis de entender como limitações, colocadas ao processo de sedimentação de uma formação essencialmente prática, crítica e reflexiva num contexto real de ensino, caraterizado como um tempo de transição entre a realidade do mundo académico e o mundo profissional, no qual o exercício da docência se depara com situações diversificadas e problemáticas.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Guedes, Carolina; Ferreira, CarlosO presente Estágio Pedagógico, que sucede do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu- Instituto Piaget, realizado na Escola Secundária Alves Martins, junto da turma do 10ºP, no ano letivo 2020/2021, complementa com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico. Neste sentido, o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende mostrar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo de estágio. O Relatório de Estágio abrange três capítulos, sendo que no primeiro é evidenciado a contextualização da prática desenvolvida, das expetativas inicias, no segundo uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica recaindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação, do ensino à distância e da ética e profissionalismo e por último, o projeto de investigação. No que concerne ao projeto de investigação, referi um estudo realizado a 11 professores da Escola Secundária Alves Martins, escola essa onde realizei o estágio pedagógico. O estudo teve como objetivo analisar as perceções e reflexões de um conjunto de professores de Educação Física sobre a forma como viveram, pessoal e profissionalmente esta situação de confinamento provocada pelo COVID 19 e sobre os procedimentos e estratégias que tiveram que utilizar no sentido de desenvolverem a sua atividade docente dentro duma normalidade possível. Durante o período de prática docente, os conhecimentos que foram aprendidos foram aplicados em situações reais, ainda que de forma dirigida e supervisionada, de forma a tornar nos futuros docentes
- Aplicação do Cancioneiro Tradicional Açoriano no Ensino da Flauta Transversal - proposta de Métodos de EstudoPublication . Domingues, Bruna; Andrade, AlexandreO presente Relatório de Estágio aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório Regional de Ponta Delgada, no ano letivo de 2020/21, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Flauta Transversal. A diminuta presença de música tradicional portuguesa no ensino artístico foi um fator impulsionador deste Projeto de Investigação. Foram selecionadas vinte e oito músicas do cancioneiro açoriano e adaptadas ao ensino da flauta transversal nos primeiros graus do Conservatório. De cada um deles, foi feita a transcrição do acompanhamento, originalmente tocado na viola, tendo, para isso, utilizado a obra Cantigas do Povo dos Açores do Tenente Francisco José Dias, e a obra Bailhos, Rodas e Cantorias de Júlio Andrade. Assim, espera-se ter contribuído para a formação de um complemento pedagógico aos planos de repertório existentes, aliando a História desta região de Portugal aos elementos teórico-práticos já existentes.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Marques, Joana; Ferreira, CarlosEste documento designado Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende significar um texto reflexivo sobre os elementos fundamentais que integraram o nosso percurso formativo representado pela prática de ensino supervisionada e que foi realizada na Escola Secundária Alves Martins em turmas do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Circunstancialmente, pretende igualmente refletir um testemunho sobre como vivemos este contexto singular de emergência sanitária provocado pelo COVID 19 e como esta influenciou o exercício da prática docente e mais concretamente o ensino da Educação Física Escolar. No âmbito do nosso projeto de intervenção/investigação apresentamos, também, o estudo por nós realizado e onde procurámos indagar sobre as perceções dos alunos relativamente ao ensino à distância da Educação Física de uma forma virtual e como reagiram à utilização de plataformas e aplicações online e no caso concreto da aplicação “AGIT”.
- Perceção dos Alunos relativamente à prática de Atividade FísicaPublication . Marques, Pedro; Ferreira, CarlosEste documento designado Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, contempla um escrito reflexivo sobre as componentes fundamentais que integraram o nosso percurso formativo representado pela Prática de Ensino Supervisionada (PES) que foi realizada na Escola Básica Dr. Abranches Ferrão do Agrupamento de Escolas de Seia, com a turma A do 7.º ano de escolaridade, durante o ano letivo 2020/2021. Pretende-se, com este documento, reproduzir todo o percurso académico e profissional, assim como, todo o desempenho e trabalho desenvolvido naquela escola. Este documento visa ainda traduzir uma reflexão sobre as experiências vivenciadas e uma ponderação e apreciação crítica sobre o percurso profissional na área da Educação Física. Na sua intencionalidade, deseja também expor, no âmbito do nosso projeto de investigação socioeducativa, o estudo por nós desenvolvido ao longo do ano letivo e cujo objetivo pretendeu avaliar a perceção dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB) Agrupamento de Escolas de Seia relativamente à prática da atividade física.
- Influência dos Instagrammers na escolha de um destino turístico pela Geração YPublication . Cordeiro, Ana Carolina Almeida; Soares, RaquelA evolução da Internet e das redes sociais tem vindo a provocar alterações na forma como se comunica, interage e influencia outros indivíduos, pois, é nas redes sociais que é produzido e partilhado conteúdo. O Instagram é considerado uma das redes sociais mais utilizadas pela geração y, e, na qual estão presentes influenciadores. Os influenciadores podem alcançar uma vasta audiência, como é o caso dos macro influenciadores, ou uma audiência mais específica, nomeadamente os micro influenciadores, na medida em que têm a capacidade de proporcionar sensações de identificação nos seus seguidores e, por isso, afetam o seu comportamento e atitudes. Também a autenticidade e a credibilidade percecionadas de um influenciador impactam o comportamento dos seus seguidores. Na verdade, verifica-se que as experiências turísticas assim como as escolhas de um viajante em relação a um destino turístico são impactadas não só pelo conteúdo que é produzido por amigos e familiares como também pelo que é partilhado pelos influenciadores nas redes sociais. Este estudo tem como objetivo geral compreender o impacto que os influenciadores têm sobre as escolhas da geração y em relação a destinos turísticos. Neste sentido, recorre a um tipo de pesquisa quantitativa, uma abordagem experimental e utiliza um questionário como ferramenta de pesquisa. Os resultados obtidos confirmam que o comportamento da geração y é impactado relativamente à autenticidade, credibilidade e tipologia de influenciador percecionadas, o que vai de acordo com a teoria inicialmente defendida.
- Influencers no Instagram: o impacto da interação parassocial, da credibilidade e da autenticidade na intenção de compra: um estudo experimentalPublication . Correia, Madalena Godinho Rebocho da Silva; Soares, RaquelO marketing de influência surgiu como uma abordagem prática para as marcas comunicarem e terem um maior envolvimento com os seus seguidores. Como a literatura sugere, a relação entre influenciadores e marcas pode ser mutuamente benéfica. O sector de beleza e cosméticos tornou-se o sector mais desenvolvido nesta nova estratégia, cada vez mais as marcas deste sector recorrem aos influenciadores digitais com esse propósito e estes têm-se revelado bastante eficazes em influenciar a intenção de compra dos seus seguidores. No entanto, para que esta estratégia de marketing tenha sucesso é fundamental que as marcas tenham conhecimento das características que os consumidores mais valorizam nos influenciadores digitais, permitindo-lhes associar-se ao influenciador digital certo, investindo assim numa estratégia adequada. Assim, especificamente, o presente estudo pretende: (1) testar qual o impacto que a interação parassocial tem na intenção de compra, (2) testar qual o impacto que a credibilidade da fonte tem na intenção de compra, (3) testar qual o impacto que a autenticidade da fonte tem na intenção de compra, (4) testar qual o impacto nas variáveis mencionadas quando o grau de envolvimento com o produto é considerado. Foi elaborada uma pesquisa quantitativa, utilizando o método experimental, no qual foi realizado um questionário com 303 respostas validadas. De acordo com os resultados finais, foi possível verificar que quando os consumidores são expostos a um produto de alto envolvimento, apenas a autenticidade e a credibilidade da fonte têm influência na intenção de compra, por outro lado, quando expostos a um produto de baixo envolvimento, apenas a interação parassocial e a credibilidade da fonte impactam a intenção de compra dos consumidores. No entanto, a credibilidade da fonte tem um maior impacto na intenção de compra de produtos de baixo envolvimento do que na intenção de compra de produtos de alto envolvimento.