Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
14.81 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, consubstancia o período final do percurso para a obtenção do estatuto que confere a habilitação profissional necessária ao exercício da profissão docente. Assim, pressupõe-se que este período de estágio, desenvolvido no sentido da sedimentação de uma formação essencialmente prática, crítica e reflexiva num contexto real de ensino, seja caraterizado como um tempo de transição entre a realidade do mundo académico e o mundo profissional, no qual o exercício da docência se depara com situações diversificadas e problemáticas. Exemplo paradigmático dos desafios que se colocam a este exercício foi o estado pandémico vivenciado durante o período em se visou o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada. A pandemia mais que condicionar, determinou as condições em que aquela poderia ser desenvolvida, principalmente no que diz respeito à Educação Física.
Ao longo do confinamento foi observado o Plano E@D do AE de Gouveia. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida no âmbito do Projeto Educativo (PE) do Agrupamento de Escolas de Gouveia (AEG), visando dar um contributo para a concretização da sua ambição de ser (s/d, p.17): “um Agrupamento inovador, aberto e comprometido com a comunidade envolvente, promotor do sucesso”.
O presente Relatório encontra-se estruturado em seis capítulos. No Capítulo 1, intitulado Perfil do aluno/estagiário, é traçado perfil do aluno/estagiário, apresentando se caraterísticas sobre o seu percurso formativo, assim como sobre as suas experiências profissionais e competências em desenvolvimento. No Capítulo 2, designado Pressupostos, duração e organização da Prática de Ensino Supervisionada, são abordados os pressupostos, duração e organização da Prática de Ensino Supervisionada,
nomeadamente a natureza e objetivos, assim como a ligação entre o Plano de Estudos e Prática de Ensino Supervisionada.
No Capítulo 3, intitulado Prática Pedagógica Específica, é elaborada uma caraterização sobre o meio e a comunidade, da qual faz parte a instituição onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, evidenciando traços sociais, demográficos e económicos. Ainda neste Capítulo é analisada a realidade organizacional da escola, focando o seu Projeto Educativo, assim como traçado de forma o perfil do grupo/turma, reconhecendo a importância do conhecimento sobre o/a mesmo/a para definir atitudes relativamente aos alunos. Neste último sentido, também neste Capítulo 3 são analisados os significados da dimensão relacional, assim como da promoção de uma atitude reflexiva e da inovação pedagógica na intervenção docente.
No Capítulo 4, designado Formação Inicial/Formação Educacional, são apresentados os eixos da formação pedagógica-didática e formação científica, assim como do plano de estudos, estratégias e experiências de intervenção prática, para o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada. Ainda neste Capítulo é caraterizado o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, planificação e gestão do ensino, comunicação, clima de aula, aproveitamento e avaliação, mobilização de recursos: para uma atitude reflexiva sobre as práticas de ensino.
No penúltimo capítulo, Capítulo 5, intitulado Projeto de intervenção: da investigação-ação(-investigação), não é consubstanciado o projeto inicialmente definido, nomeadamente focado no desenvolvimento de atividades no âmbito do Desporto Escolar.
A paragem durante quase dois anos deste tipo de atividade devido ao covid-19, impediu o desenvolvimento do projeto, apresentando-se neste ponto uma reflexão sobre a importância do Desporto Escolar como programa que fomenta a introdução à prática desportiva e à competição, enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis e, ainda, como meio para desenvolver as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Isto mesmo é assumido no Despacho n.º 7356/2021, onde são estabelecidas as normas de funcionamento do Desporto Escolar para o ano letivo de 2021-2022.
No último capítulo, o Capítulo 6, designado Avaliação e Reflexões Finais, é elaborada uma avaliação sumária sobre as experiências desenvolvidas e apreendidas a partir da Prática de Ensino Supervisionada, refletindo sobre um processo claramente determinado pelas condições, possíveis de entender como limitações, colocadas ao processo de sedimentação de uma formação essencialmente prática, crítica e reflexiva num contexto real de ensino, caraterizado como um tempo de transição entre a realidade
do mundo académico e o mundo profissional, no qual o exercício da docência se depara com situações diversificadas e problemáticas.
Description
Keywords
Ensino Básico Ensino Secundário Prática pedagógica