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Abstract(s)
Este trabalho incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música da Jobra durante o ano letivo de 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o buzzing enquanto potenciador da performance de um trompetista. O estudo de caso incide sobre os alunos da classe de trompete do curso profissional de instrumentista de sopro e percussão da Escola de Artes Performativas da Jobra. Foi com eles que trabalhámos semanalmente esta temática específica. Foi-lhes proporcionado o contacto com aparelhos que ajudam a trabalhar o buzzing. São eles: o visualizador, o Up Sound e o Sandovalves. Foi-lhes pedido que escolhessem e interpretassem um excerto instrumental de escolha completamente livre e foi feito um registo em vídeo desse momento. A gravação foi analisada e nas semanas seguintes fomos, através de exercícios de buzzing e com o auxílio dos aparelhos já citados, melhorando essa performance. Foi captado um segundo registo em vídeo do mesmo excerto para ser feita a comparação e analisar possíveis melhorias na performance de cada um. Foi pedido a cada aluno uma análise do trabalho desenvolvido e foram questionados sobre a importância dos exercícios feitos e de que forma o buzzing melhorou, ou não, a sua performance instrumental. Com este trabalho, pretende-se contribuir, para um ensino cada vez mais capacitado do ponto de vista pedagógico, permitindo que os professores de trompete reflitam acerca destas técnicas e exercícios e se estas têm influência no engrandecimento artístico dos seus alunos para que possam, desta forma, tomar decisões pedagógicas mais informadas.
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Buzzing Embocadura Músculos