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- As vantagens e desafios da governança participativa do turismo - o caso do estado de Mato Grosso, BrasilPublication . Pereira, Daniela Freitas; Conceição, Cristina PalmaA implementação de modelos mais participativos de governança do turismo é uma das demandas do turismo sustentável. O engajamento dos stakeholders no planejamento e na gestão do turismo promove a descentralização e a democratização do processo de tomada de decisão, além do compartilhamento de responsabilidades pelos impactos do turismo. A participação pública na governança do turismo pode ocorrer através de diversos arranjos institucionais. Este trabalho se concentra no estado brasileiro de Mato Grosso e no Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo, órgão colegiado consultivo, propositivo e deliberativo, composto por representantes de instituições públicas e privadas, na mesma proporção. A pesquisa se propõe a responder qual é a contribuição do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo para tornar a gestão da atividade turística mais participativa no estado. Para tal, foram consultados documentos oficiais relevantes para a investigação, analisadas as atas das reuniões do conselho e realizadas entrevistas com conselheiros. Os métodos empregados permitiram identificar que o conselho contribui em parte para uma governança mais participativa do turismo em Mato Grosso. Se, por um lado, ele proporciona o ambiente para o debate de pautas relacionadas ao desenvolvimento da atividade, por outro, foram encontradas algumas fragilidades que comprometem a efetiva participação pública, como o protagonismo de alguns poucos atores, deficiências na disseminação e compartilhamento de informações e ausência de representações de segmentos importantes da sociedade.
- "Screening assessment of sensory integration (SASI) - Research ed. V. 2.2: Análise da capacidade discriminativa do teste de estereognosia de crianças portuguesas entre os 4 e 7 anos e 11 meses"Publication . Reis, Ana Margarida; Helena, ReisObjetivo: Avaliar a capacidade discriminativa do teste de estereognosia do SASI: comparação da prova com e sem alterações. Metodologia: Realizou-se uma peritagem com 7 terapeutas ocupacionais, com recurso ao método de Delphi, a fim de analisar os objetos a acrescentar e as respetivas propriedades. A prova foi aplicada a 108 crianças entre os 4 e 7 anos e 11 meses. Para analisar o efeito da idade na realização da prova recorreu-se à MANOVA e ao teste de post hoc de Turkey para verificar as diferenças entre cada grupo etário. Resultados: Acrescentaram-se 6 objetos ao teste original. O teste de estereognosia do SASI tornou-se mais discriminativo com as alterações sugeridas. O efeito tempo tornou se importante separar da cotação total. Conclusões: O teste de estereognosia do SASI com alterações tornou-se mais discriminativo por idades. Para a cotação final deve-se analisar o tempo e a acuidade da estereognosia.
- Screening assessment of sensory integration (SASI) - Rearh E. V.2.2: Validade convergente e de critérioPublication . Simões, João; Pinto, Élia SilvaA SASI v.2.2 é um instrumento utilizado por terapeutas ocupacionais e que permite fazer o registo de uma avaliação precoce do processamento sensorial (Stallings- Sahler, 2014). Objetivo: Contribuir para a validação do instrumento Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) – Research Ed. v.2.2 nas crianças que frequentam o pré-escolar; dentro da faixa etária dos 5 anos (análise da validade convergente e de critério). Metodologia: É um estudo metodológico, com uma amostra probabilística de conveniência, composta por 41 crianças, com idades compreendidas entre os 5 anos e 0 meses, a 5 anos e 11 meses. Foram constituídos 2 grupos com: 22 crianças com desenvolvimento típico e 19 com desenvolvimento atípico. Para fazer o perfil das crianças segundo a SASI v.2.2, bem como, para fazer o perfil das crianças segundo o Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula, fez-se estatística descritiva. Para se analisar a validade discriminante da SASI v.2.2, primeiro testou-se a normalidade com o teste de Shapiro e verificou-se a existência de desvios pouco severos à normalidade, de seguida utilizou-se o teste paramétrico t de Student para amostras independentes, comparando os dois grupos nos domínios e total da SASI v.2.2. Para se analisar a validade convergente entre a SASI v.2.2 e o SPM – Forma Sala de Aula, utilizou-se a correlação paramétrica Pearson. Resultados: O teste t de Student revelou a existência de diferenças estatisticamente muito significativas entre as duas amostras no total da SASI e em todos os domínios. A amostra com desenvolvimento típico revelou melhores resultados no total da escala e em todos os domínios. Através da correlação de Pearson entre a SASI v.2.2 e SPM - Forma Sala de Aula verificou-se: a existência de 7 correlações não significativas, negativas, muito baixas; a existência de 11 correlações significativas, negativas, baixas e a existência de 13 correlações não significativas, negativas, baixas; a existência de 30 correlações extremamente significativas, negativas, moderadas; e a existência de 3 correlações extremamente significativas, negativas, altas. O r de Pearson variou entre -0,123 e -0,710. Conclusões: A SASI v.2.2 revela uma boa capacidade discriminativa. A correlação da SASI v.2.2. com o SPM - Forma Sala de Aula, revela resultados positivos. Parece que os terapeutas ocupacionais portugueses podem recorrer a SASI v.2.2 nas suas avaliações, com confiança e suportando a prática baseada em evidências. Contudo, é necessário a continuação dos estudos, para que seja um instrumento de avaliação validado para a população portuguesa.
- O uso da improvisação como meio de desenvolvimento técnico e criativo no pianoPublication . João Miguel Pires AntunesO presente artigo pretende fundamentar e relatar a aplicabilidade da improvisação como ferramenta técnica, criativa e expressiva. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa bibliográfica, de forma a definir um enquadramento teórico, na realização de inquéritos e atividades práticas a alunos, no sentido de perceber o grau de aplicabilidade e recetividade da improvisação e na aplicação prática de atividades musicais que incorporassem processos criativos tais como a improvisação e exploração do instrumento, em aulas individuais com alunos de piano. Todos os resultados serão obtidos do Curso Profissional de Instrumentista de piano e de percussão do Centro Cultural de Amarante.
- O conceito da perceção auditiva e da afinação na Formação Musical do Ensino Artístico Especializado da Música.Um estudo de caso no Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo PerdigãoPublication . Ecaterina Mihaela NeaguO Presente relatório aqui apresentado tem por tema “O conceito da perceção auditiva e da afinação na Formação Musical do Ensino Artístico Especializado da Música.” Um estudo de caso no Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”, é o somatório da Prática Supervisionada realizada ao longo do ano letivo 2021/2022 no Conservatório Regional de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”. O relatório pretende apresentar os aspetos basilares sobre o conceito de altura e a sua construção face à perceção auditiva do aluno através da afinação realizada por técnica vocal. Considerando que a afinação é um estado de perfeito acordo entre todos os sons musicais produzidos pela voz humana, implicando a reprodução de sons isolados, pretende-se com esta investigação verificar o contributo da técnica vocal no apuramento dos aspetos de perceção sonora e de afinação para os alunos que ingressam no curso de Ensino de Música e que apresentem dificuldades em interpretar e reproduzir sons de altura definida, isolados ou associados, nos contextos de aprendizagens que se desenvolvem na Formação Musical. Pretende este estudo, tentar verificar os fatores físicos, psicológicos e social que influenciam o problema diagnosticado e, através da metodologia de investigação-ação, apresentar os resultados obtidos ao longo de um ano letivo completo. Palavras-chave — Perceção Auditiva, Afinação, Técnica Vocal, Formação Musical
- A Methodology for Accelerating FPGA Fault Injection Campaign Using ICAPPublication . Ferlini, Frederico; Viel, Felipe; Seman, Laio Oriel; Hector Pettenghi; Bezerra, Eduardo; LEITHARDT, VALDERIThe increasing complexity of System-on-Chip (SoC) and the ongoing technology miniaturization on Integrated Circuit (IC) manufacturing processes makes modern SoCs more susceptible to Single-Event Effects (SEE) caused by radiation, even at sea level. To provide realistic estimates at a low cost, efficient analysis techniques capable of replicating SEEs are required. Among these methods, fault injection through emulation using Field-Programmable Gate Array (FPGA) enables campaigns to be run on a Circuit Under Test (CUT). This paper investigates the use of an FPGA architecture to speed up the execution of fault campaigns. As a result, a new methodology for mapping the CUT occupation on the FPGA is proposed, significantly reducing the total number of faults to be injected. In addition, a fault injection technique/flow is proposed to demonstrate the benefits of cutting-edge approaches. The presented technique emulates Single-Event Transient (SET) in all combinatorial elements of the CUT using the Internal Configuration Access Port (ICAP) of Xilinx FPGAs.
- Improvisação: Aquisição de competências técnico-performativas no Piano. Um estudo no Conservatório das Artes do Marco de Canaveses-ArtâmegaPublication . Pedro Jorge Viana Pinto da CostaO relatório aqui apresentado resume a prática pedagógica decorrida entre outubro de 2020 e junho de 2021, na ARTÂMEGA - Conservatório das Artes do Marco de Canaveses. O trabalho desenvolvido pretende demonstrar a importância da improvisação para a aquisição de competências técnico-performativas nas aulas de piano e classe de conjunto e ao mesmo tempo estimular a criatividade musical como fator de crescimento pessoal. Os conceitos, métodos, exercícios e reportório foram trabalhados na disciplina de Classe de Conjunto. A temática abordada surge da necessidade de criar hábitos de estudo onde a criação é trabalhada e ao mesmo tempo ir ao encontro do que outrora era uma competência de qualquer músico: improvisar Relata o workshop “Improvisação” e o projeto “Os meus originais”, atividades desenvolvidas na ARTÂMEGA, com o intuito de dar a conhecer estratégias, exercícios e formas de aplicação da improvisação numa sala de aula. O questionário elaborado para o workshop “Improvisação”, serve de ferramenta para a análise de resultados. Palavras-chave: improvisação, criatividade, piano
- O ensino de piano e a lesão de plexo braquial: estudo de caso exploratórioPublication . Rodrigo Miguel Martins SimõesA música é um elemento que auxilia o bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida nas pessoas. O ouvir e praticar música/instrumento ajuda no desenvolvimento de várias funções ligadas à cognição, psicomotricidade, afetividade e na vida quotidiana no sujeito. Já num contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina-se o individuo a ouvir de maneira ativa e refletida. A aprendizagem de um instrumento em alunos com deficiência física pode ser muito benéfica para a reabilitação de funções limitadas, e ajuda a manter a atividade muscular para evitar que as articulações fiquem rígidas. De acordo com vários autores, uma criança com deficiência física, tem graves limitações no que respeita à capacidade de deslocação. A sua autonomia está afetada, tem dificuldades de orientação no espaço, atraso tanto a nível psicomotor como a nível conceptual e sensorial, problemas na integração do esquema corporal e até da imagem do próprio corpo. Estas dificuldades representam um handicap relativamente à possibilidade de orientação e mobilidade. O presente relatório norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação de estratégias no ensino de piano, tendo como sujeito de investigação uma aluna portadora de uma paralisia na mão direita. Esta investigação prende-se num estudo de caso qualitativo com base na observação direta e ativa em que o investigador irá ser observador e participante.
- A música tradicional como meio de integração de um aluno de Canto com Cegueira e AutismoPublication . Telmo José Araújo SousaEste Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), do Instituto Piaget de Viseu no ano letivo 2020/2021. A recolha de dados foi efetuada no Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, sob supervisão do Professor Doutor José Corvelo, com o tema A música tradicional como meio de integração de um aluno de canto com Cegueira e Autismo. O repertório trabalhado nos ciclos de iniciação assume, cada vez mais, um papel relevante no que diz respeito à motivação e aos interesses dos alunos no ensino especializado de música. Este estudo incidiu na inclusão de canções populares portuguesas no repertório a lecionar a um aluno diagnosticado com Autismo e Cegueira. Através deste trabalho foi possível compreender a contribuição da aprendizagem de canções tradicionais na evolução e desenvolvimento do aluno em questão. Para esta investigação foram utilizadas cinco canções populares portuguesas. Ao longo das aulas, foi possível observar o impacto que o repertório não convencional poderia ter nas crianças ao abrigo da educação inclusiva. Os resultados foram muito interessantes, pois este tipo de repertório levou o aluno a mudar completamente a postura na sala de aula. O relatório termina com uma análise das audições finais dos alunos da classe de canto que acompanhei ao longo do ano letivo, incluindo o aluno que serviu como estudo de caso deste trabalho de investigação, e com uma reflexão final sobre os resultados obtidos ao longo do Estágio Profissional.
- Introdução dos Elementos da Harmonia Funcional na Aprendizagem da GuitarraPublication . Tiago Neves AlbertoO presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget de Viseu. O mesmo desenvolve-se em torno da introdução dos elementos da harmonia funcional na aprendizagem da guitarra. Enquanto estudante de guitarra clássica e como professor estagiário no Conservatório Bomfim em Braga, observei alunos com dificuldades na identificação dos acordes da guitarra, bem como na identificação dos encadeamentos harmónicos. Durante o meu percurso constatei a dificuldade em encontrar de forma estruturada os conceitos que enquadrassem todos os pontos relevantes para a aprendizagem e prática dos elementos da harmonia funcional no ensino da guitarra, pelo que me propus a investigar e trabalhar este tema. A harmonia funcional apresenta uma abordagem diferenciada de conceitos e práticas conhecidas, adaptadas a uma outra realidade expressiva. Cada acorde relaciona-se com o todo de um determinado centro tonal, sendo diferente da harmonia tradicional que classifica o acorde relacionando-o apenas com a posição do baixo na escala. O projeto de intervenção pedagógica teve como metodologia uma Investigação-Ação, baseando-se num ciclo de quatro fases essenciais: planificação, ação, observação e reflexão. Na minha intervenção, realizei dois questionários em plataforma digital google forms, um antes da intervenção, com o intuito de observar o conhecimento prévio dos alunos em relação a este tema, e outro após a mesma, procurando este analisar o conhecimento adquirido pelos estudantes, utilizando assim, as competências adquiridas pelos alunos, os seus pontos de vista, como forma de observar o sucesso ou insucesso desta experiência. Procurei também aproximar mais a relação entre alunos e professores, focando nas necessidades específicas de cada aluno.