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A música é um elemento que auxilia o bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida nas pessoas. O ouvir e praticar música/instrumento ajuda no desenvolvimento de várias funções ligadas à cognição, psicomotricidade, afetividade e na vida quotidiana no sujeito. Já num contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina-se o individuo a ouvir de maneira ativa e refletida.
A aprendizagem de um instrumento em alunos com deficiência física pode ser muito benéfica para a reabilitação de funções limitadas, e ajuda a manter a atividade muscular para evitar que as articulações fiquem rígidas. De acordo com vários autores, uma criança com deficiência física, tem graves limitações no que respeita à capacidade de deslocação. A sua autonomia está afetada, tem dificuldades de orientação no espaço, atraso tanto a nível psicomotor como a nível conceptual e sensorial, problemas na integração do esquema corporal e até da imagem do próprio corpo. Estas dificuldades representam um handicap relativamente à possibilidade de orientação e mobilidade.
O presente relatório norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação de estratégias no ensino de piano, tendo como sujeito de investigação uma aluna portadora de uma paralisia na mão direita.
Esta investigação prende-se num estudo de caso qualitativo com base na observação direta e ativa em que o investigador irá ser observador e participante.
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Ensino Inclusão Deficiência Física Adaptação de Estratégias Piano.