Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A música tradicional como meio de integração de um aluno de Canto com Cegueira e Autismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final -Telmo Sousa.pdf1.62 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), do Instituto Piaget de Viseu no ano letivo 2020/2021. A recolha de dados foi efetuada no Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, sob supervisão do Professor Doutor José Corvelo, com o tema A música tradicional como meio de integração de um aluno de canto com Cegueira e Autismo. O repertório trabalhado nos ciclos de iniciação assume, cada vez mais, um papel relevante no que diz respeito à motivação e aos interesses dos alunos no ensino especializado de música. Este estudo incidiu na inclusão de canções populares portuguesas no repertório a lecionar a um aluno diagnosticado com Autismo e Cegueira. Através deste trabalho foi possível compreender a contribuição da aprendizagem de canções tradicionais na evolução e desenvolvimento do aluno em questão. Para esta investigação foram utilizadas cinco canções populares portuguesas. Ao longo das aulas, foi possível observar o impacto que o repertório não convencional poderia ter nas crianças ao abrigo da educação inclusiva. Os resultados foram muito interessantes, pois este tipo de repertório levou o aluno a mudar completamente a postura na sala de aula. O relatório termina com uma análise das audições finais dos alunos da classe de canto que acompanhei ao longo do ano letivo, incluindo o aluno que serviu como estudo de caso deste trabalho de investigação, e com uma reflexão final sobre os resultados obtidos ao longo do Estágio Profissional.

Description

Keywords

Ensino de Canto Música Tradicional Portuguesa Autismo Cegueira Inclusão Escolar.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License