Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-12"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Controlo da qualidade de um vinho tinto produzido na Região Demarcada do DãoPublication . Silva, Sílvia Maria Bastos; Botelho, Goreti Maria dos AnjosO presente relatório descreve todas as atividades praticadas na empresa Lusovini – Vinhos de Portugal no âmbito do estágio curricular do Mestrado de Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, que consistiu no acompanhamento das etapas de produção do Vinho Tinto Pedra Cancela Seleção do Enólogo 2016, desde a receção em adega até à fase de engarrafamento, descrevendo e analisando os pontos chave para a qualidade do produto final. Durante o acompanhamento, foi possível perceber que a realização das análises físicas e químicas são inerentes a todas as etapas de produção, integrando assim uma das ferramentas mais importantes, na medida em que asseguram a conformidade do produto, permitindo a identificação rápida e atempada de problemas que possam ocorrer. O dióxido de enxofre é o principal elemento no mundo da enologia, sendo necessário um correto manuseamento e aplicação do mesmo. O modo de como é feita a preparação e a aplicação do produto de colagem para a clarificação e estabilização do vinho, constituem etapas para a obtenção de bons resultados. O acompanhamento da evolução da diferença da pressão (ΔP) do filtro de placas, possibilitou assegurar uma limpidez do vinho filtrado, uma vez que impediu a passagem de vinho não filtrado, não comprometendo assim o rendimento de todo o processo. Os resultados obtidos ao teste de integridade das rolhas, que incluíram o teor de humidade e as características dimensionais, estavam dentro dos parâmetros considerados como aceitáveis para a plena atividade vedante. Desde a receção ao momento de armazenagem, foram efetuados todos os registos envolventes ao controlo da qualidade e a assinatura do responsável, passando por higienizações, análises, movimentos entre depósitos, lotes e quantidades de cada material e produtos enológicos e/ou de higienização utilizados, entre outros, para que consigam facilitar uma rastreabilidade ao produto, caso se verifiquem eventuais anomalias e desvios no futuro.
- As competências da Autoridade de Polícia Criminal: contributos para a sua densificação funcionalPublication . Sousa, Pedro Miguel Lopes Ferreira Lourenço deA estratégia da Polícia de Segurança Pública 2020/2022 estabeleceu a necessidade de continuamente se procurar uma cultura de excelência na prestação do serviço policial, baseada na transparência, no cumprimento rigoroso dos protocolos policiais aprovados e no respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos que servimos. Este estudo que se produziu e que ultrapassou, em muito, os domínios da regulamentação do processo penal, tratou exatamente disso. Traduziu uma reflexão sobre a necessidade de um papel mais interventivo da autoridade de polícia criminal na condução, supervisão e controlo da atividade processual penal, em especial da investigação criminal, através do seu acompanhamento sistemático e fiscalização e da comunicação, permanente e fluída, com a autoridade judiciária, baseada na ideia de mútua confiança. No percurso feito, interessou-nos concretamente compreender a evolução histórica e o conceito atual daquela entidade mais qualificada, dentro dos órgãos de polícia criminal, a sua contextualização teórica e concetual, elencar algumas contradições e inconsistências existentes e propor diversas medidas, devidamente temperadas com o conceito de exequibilidade, que permitissem ampliar, aprofundar e densificar as suas competências e, dessa forma, melhorar a sua capacidade de chefia e comando.
- A segurança pessoal de dignitários estrangeiros em Portugal: trajetórias e prospetivasPublication . Vieira, Alexandre Manuel de Moura Teixeira; Moura, Rui Filipe R. M. Coelho de
- Acompanhamento do processo produtivo e do controlo da qualidade de vinhos e cocktails à base de vinhoPublication . Marques, Mariana Mateus; Botelho, Goreti Maria dos AnjosO presente relatório é o resultado do estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Profissionalizante do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, pertencente ao Instituto Politécnico de Coimbra. Decorreu na Real Cave do Cedro, Lda, de 1 de outubro de 2019 a 31 de março de 2020, no departamento de Qualidade e Segurança Alimentar.Ao longo do relatório serão descritas as etapas de produção de vinho branco, tinto e cocktails aromatizados de produtos vitivinícolas. Serão também abordados os procedimentos de controlo da qualidade ao longo de todo o processo de vinificação e preparação de lotes bem como as etapas a controlar na linha de enchimento.Na Real Cave do Cedro sempre se utilizaram práticas tradicionais de vinificação que passaram de geração em geração até aos dias de hoje. No entanto, a gerência sentiu necessidade de incluir na sua equipa um profissional com conhecimentos em segurança alimentar, controlo da qualidade e vinificação, surgindo assim a oportunidade deste estágio.Ao longo do estágio, com base em pesquisa, conhecimentos adquiridos a nível académico e a orientação de outros profissionais da área, foi possível implementar alguns procedimentos de controlo da qualidade, segurança alimentar e vinificação que complementassem as práticas já em vigor na empresa e melhorar significativamente a qualidade do produto final.Acompanhou-se também o desenvolvimento da gama de cocktails BOCA, composta pelos cocktails BOCA Coffee e BOCA Cola, ambos elaborados à base de vinho tinto e que se encontram no mercado desde novembro de 2019.
- Segurança contra incêndios em edifícios hospitalares com análise baseada no desempenho e por abordagem prescritivaPublication . Antunes, Liliana Isabel Mendes; Correia, António José Pedroso de MouraNa atualidade, o aumento da exigência de segurança relaciona-se com a constante evolução das sociedades humanas e, consequentemente, da indústria da construção. No âmbito da Engenharia Civil, uma das áreas com evolução recente é a de Segurança contra Incêndio em Edifícios hospitalares, que dispõe agora de Nova Regulamentação, menos dispersa, mais organizada e abrangente, permitindo um avanço positivo nesta área. No presente trabalho é feita uma avaliação baseada no desempenho com a utilização do software de simulação dinâmica de fluidos (FDS), através da aplicação Pyrosim, que permite a obtenção de resultados de visualização de fumos e temperaturas, a evolução da propagação e o impacto da implementação das medidas de combate a incêndios para cada cenário. Para testar a evacuação de pessoas do edifício no momento da de emergência foi utilizado o software Pathfinder. Foi feita a integração dos resultados das simulações de incêndio e de evacuação permitindo avaliar a efetividade das medidas de combate a incêndio na segurança da evacuação dos ocupantes. A segurança contra incêndios em edifícios desta natureza é um assunto complexo face à diversidade de utilização dos edifícios, principalmente devido à grande concentração de pessoas, e à eventual elevada carga de incêndio existente e associado a este edifício a sua grande altura, o que dificulta a evacuação do efetivo. Este trabalho tem por objetivo, demonstrar a viabilidade de estudos utilizando estas ferramentas baseadas no desenvolvimento do fogo, permitindo agir rapidamente e assertivamente (uma vez que estudando vários cenários é possível errar menos) e avaliar a evacuação de compartimentos ou do próprio edifício, salvaguardando assim pessoas e bens.
- A Problemática do Alcoolismo no Seio da Instituição MilitarPublication . Nogueira, RossanaO presente trabalho enquadra-se na problemática do estudo do alcoolismo no seio da instituição militar mais concretamente nas Forças Armadas Angolanas, segundo a perspectiva dos profissionais de saúde que desempenhavam funções na Clínica do Exército em Luanda, e tem como propósito a obtenção do Grau de Mestre em Saúde e Intervenção Comunitária,outorgado pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Viseu, Portugal. O estudo desenvolve-se, assim, segundo uma abordagem exploratória, descritiva e prospetiva, com um enfoque quantitativo, que consistiu em identificar os principais factores ou variáveis presentes. A amostra incidiu sobre profissionais de saúde com formação em enfermagem, medicina, farmacologia e ainda de em psicologia clínica. Sobre a sua importância, ela parece-nos evidente, na medida em que abordou uma problemática, o alcoolismo, que, dada as suas implicações, constitui assunto sempre actual e socialmente relevante. Contudo, o trabalho apresenta especificidades muito particulares, devido ao facto de este ter decorrido no âmbito de uma instituição que, pelas suas características e funções, não é comum ser alvo de estudos do género e, muito menos, abordando problemática tão sensível. A questão central do estudo, assentou na procura de se saber qual o juízo que os profissionais de saúde em exercício de funções na clínica do exército, formulavam sobre o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pelos militares aí atendidos. Sendo que, como pressuposto, partiu-se da ideia de que os profissionais de saúde em exercício de funções na Clínica do Exército em Luanda, manifestavam o entendimento de que os militares aí atendidos eram consumidores de bebidas alcoólicas em associação com outras patologias. Para além destas conclusões, o estudo dá um contributo para o entendimento da situação e que estaria na origem dos hábitos alcoólicos nos militares, e, ainda das consequências profissionais no seio da organização militar, face ao consumo de álcool. A finalizar, como corolário lógico das conclusões e sobretudo da investigação, o trabalho enuncia um conjunto de “Recomendações e sugestões” que traduzem as principais conclusões da investigação produzida.
- Implicações de um Acidente Vascular Cerebral num IndivíduoPublication . Mouzinho, Engrácia; Azeredo, ZaídaO AVC é uma entidade nosológica de instalação súbita em que os sintomas perduram mais de 24h. A sua sintomatologia e as suas sequelas dependem da região cerebral afetada, no entanto frequentemente pode implicar alterações físicas, psíquicas e sociais que podem perdurar durante anos. Com o objetivo de estudar consequências do Acidente Vascular Cerebral em doentes atendidos no Centro Ortopédico e de Reabilitação Polivalente Dr. António Agostinho Neto, foi desenvolvido um estudo nos doentes que tiveram AVC há mais de um ano e menos de 6 anos. Assim foram estudados 60 doentes, atendidos no Centro Ortopédico e de Reabilitação Polivalente Dr. António Agostinho Neto tratou-se de uma amostra de conveniência. As idades estavam compreendidas entre os 40 e os 80 anos com uma média de idade de 64.2 anos, sendo o grupo etário mais representativo o dos 70 -79 anos (33,3%) seguindo-se o grupo com idades compreendidas entre os 60-69 anos (31,7%). Predominava (56,7,%) o sexo feminino. Predominaram os doentes com 4 ou mais anos de evolução da doença e os com AVC isquémico. As sequelas (físicas, psíquicas e socio-económicas) por nós mais observadas, foram: hemiparesia, disartria, depressão, falta de adaptabilidade, separação conjugal e baixo rendimento económico. Relativamente à avaliação da autonomia nas actividades da vida diária, concluímos que uma grande parte dos pacientes já com 4 ou mais anos de doença, dependem da ajuda de outros para preparar as refeições, arrumar a casa, realizar compras, uso de telefone, deslocar-se a uma certa distancia, realizar trabalhos manuais e tomar medicamentos. No que concerne ao grau de satisfação dos pacientes relativamente ao apoio da família na sua recuperação com base no Apgar Familiar, observamos que a maior parte dos pacientes quase nunca estão satisfeitos com a ajuda familiar, o tempo que ficam com a família, a participação da família na solução dos problemas e nas novas atividades de recuperação bem como o afeto e amor recebido dos familiares.
- Conhecimentos e Atitudes Face à Hipertensão Arterial e Respetivos Fatores de RiscoPublication . Mercyedes Ferreira Candala, MavildeA Hipertensão Arterial atualmente é uma das causas mais comuns de doenças cardio vasculares. Embora na maior parte dos casos a sua etiologia seja desconhecida é possível controlar durante muitos anos os seus efeitos maléficos, desde que se adotem comportamentos salutogeneos. Sendo uma doença silenciosa durante anos, é importante conhecer o grau de conhecimento que a população tem, e quais os comportamentos preventivos adotados por esta, para que se possa fazer uma intervenção comunitária adequada. Assim, o presente estudo teve como Objetivo geral: Avaliar os conhecimentos e atitudes face à hipertensão arterial e seus fatores de risco em pessoas de 18 a 65 anos de idade do bairro zango3. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo transversal com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), para o efeito foram interrogadas 30 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos residentes no bairro zango3, através de um questionário elaborado por nós e devidamente testado, que foi aplicado diretamente. Resultados: Dos resultados obtidos observa-se que a maior parte dos inquiridos são relativamente jovens, havendo apenas 5 que sofrem de HTA. O grau de instrução é baixo e a maior parte estão desempregados apesar de se encontrarem em idade ativa. Apresentam alguns comportamentos não salutogeneos, nomeadamente consumo de gorduras e sal, bem como uma alimentação desequilibrada. Os conhecimentos sobre medidas preventivas na maior parte dos inquiridos são muito deficientes. Conclusões: De acordo com a pesquisa feita, sobre o tema: conhecimento e atitudes face a hipertensão arterial e os seus fatores de risco. A sua intervenção comunitária está dependente da literacia, literacia em saúde e literacia sobre HTA. Porém para aplicação neste bairro de estratégias de educação para a saúde há necessidade de estender este estudo ao resto da população, considerando, assim este estudo apenas como um estudo exploratório. Assim sendo há necessidade de aumentar a literacia, a literacia em saúde e os conhecimentos sobre HTA e medidas preventivas da mesma. A hipertensão arterial não ocorre de forma isolada, sendo que a maioria dos hipertensos apresenta outros fatores de risco cardiovasculares. Muitos desses fatores de risco são modificáveis, por isso há necessidade de um diagnóstico de situação correto para se fazer uma intervenção eficaz.
- Prevenção de Quedas em Idosos. Contributo da FisioterapiaPublication . Faria, Magda; Azeredo, ZaídaCom a idade existe uma alteração na forma como o corpo responde à informação do meio, esta alteração reflecte-se na capacidade para ajustar os movimentos corporais às situações do quotidiano. Entre os vários problemas da população idosa, as quedas talvez sejam dos mais incapacitantes e preocupantes, pois um único evento pode trazer relevantes consequências. Deste modo, a presente dissertação tem como foco central criar um programa de intervenção no que tange ao risco de quedas na idade avançada, e de que forma a fisioterapia pode contribuir para evitar demais riscos de quedas no idoso. A fisioterapia tem como objectivo a prevenção de quedas em idosos e também motivar e capacitar os cuidadores para a aquisição de estratégias de prevenção de quedas. Objectivos: Estudar factores de risco de quedas nos utentes a residir na Instituição do Beiral; auscultar qual o papel da Fisioterapia na prevenção de quedas no idoso. Métodos: Foi realizado um estudo rectrospectivo, com uma abordagem quanti-qualitativa, sobre a actuação da fisioterapia na prevenção de quedas em 16 idosos da Instituição do Beiral. A pesquisa bibliográfica sobre esta temática foi realizada nas seguintes bases de dados: Pedro, Pubmed, LILACS, Cochrane, Scielo. Foram ainda consultados livros, artigos, dissertações e monografias disponibilizadas na internet. Resultados e discussão: Participaram deste estudo 16 idosos a residir na Instituição do Beiral de ambos os géneros, com idades entre 60 e 90 anos, que apresentavam potenciais riscos de quedas. Dos dezesseis idosos do Beiral, 68,8% sofreram quedas durante a realização das atividades diárias só no primeiro trimestre de 2020. Foi observado maioritariamente Homens representando cerca de 68,8% e em comparação com 31,2% mulheres. Os factores intrínsecos representam 100% das quedas, 56,2% constituem aos factores extrínsecos e 68,7% relacionadas aos hábitos sociais e uso de medicamentos. Há grande probabilidade de quedas por factores comportamentais dos idivíduos presentes. Conclusão: Não existe um consenso entre os autores sobre a melhor estratégia de intervenção para a prevenção de quedas no idoso. As estratégias que foram apresentadas enfatizam condutas de avaliação clínica e cinético-funcional, como ferramentas para identificar as deficiências individuais dos idosos, traçar objetivos e condutas de tratamentos a curto, médio e longo prazos. O estudo mostrou-se eficaz na medida em que foi possível correlacionar as variáveis de estudo e proporcionar uma estratégia de tratamento adequada mediante as necessidades dos participantes. Mais estudos são necessários para avaliar e a eficácia das ferramentas adaptadas no nosso estudo sobre as medidas de prevenção aqui expostas.
- O Processo da Implementação Autárquica em AngolaPublication . Neto, José; Sarmento, Maria TeresaNo contexto mais global da Administração Pública angolana, a reforma administrativa do Poder Local impõe-se como um pilar fundamental para a melhoria da gestão do território e da prestação de serviços aos cidadãos. Neste âmbito, as autarquias locais são um veículo de descentralização de políticas, que visam o desenvolvimento económico e social das populações, em que os municípios e as freguesias, no quadro do respetivo estatuto constitucional, terão de adotar novas regras, consentâneas com um novo tempo. Assim, o presente trabalho propõe analisar a implementação autárquica em Angola, até ao momento. Para tal desenvolveu-se um trabalho de caráter qualitativo, com incidência na pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que o poder local é indispensável para a melhoria da prestação de serviços de qualidade aos cidadãos e para a sua participação na vida pública ao nível do município. Nessa complexidade de atribuições, tarefas e dependências que o município, enquanto órgão da administração local do Estado, assiste-se ao esforço estatal, para se fazer sentir a atuação das autoridades administrativas locais, procurando aproximar as autoridades locais às populações e melhorar a prestação de serviços.