IPC - Instituto Politécnico de Coimbra
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico de Coimbra foi criado em 1979, no contexto da implementação do ensino politécnico em Portugal. Apesar da sua história recente, o IPC herdou a tradição e a experiência das escolas que passaram a integrá-lo e que contribuem para que possa afirmar-se hoje como um dos maiores institutos politécnicos do país e uma das mais importantes instituições de ensino superior público em Portugal. Atualmente, o Instituto Politécnico de Coimbra é constituído por seis unidades de ensino:
- Escola Superior Agrária de Coimbra
- Escola Superior de Educação de Coimbra
- Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital
- Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
- Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
- Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Browse
Browsing IPC - Instituto Politécnico de Coimbra by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 70
Results Per Page
Sort Options
- O 25 de Abril e a construção da democracia até à atualidade: a metodologia de aprendizagem por descoberta guiada aplicada na disciplina de história e geografia de Portugal do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Eduarda Veríssimo; Campos,, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Este Relatório Final integra a Unidade Curricular de Prática Educativa II, do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal do 2º CEB e foi organizado no âmbito do Estágio integrado na referida Unidade Curricular. Foi no âmbito do domínio “O 25 de Abril e a construção da Democracia até à atualidade”, numa turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que ocorreu a nossa intervenção. Como questão de partida enunciámos a seguinte: “É possível que as crianças adquiram conhecimentos de uma maneira apelativa através da metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada?”. Por sua vez, foram definidos como objetivos os seguintes: suscitar o gosto pela descoberta; promover aprendizagens significativas; compreender, de uma forma apelativa, acontecimentos relativos ao 25 de Abril de 1974. Tendo por base a questão de partida e os objetivos referidos, e como orientação a metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada, foram postas em prática algumas atividades preparadas para a turma que acompanhámos ao longo do estágio curricular. Este documento está dividido em duas partes: a primeira é referente à fundamentação teórica, metodologia e objetivos do estudo, enquanto a segunda detalha a prática de ensino no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo materiais produzidos e atividades realizadas. Todas as informações apresentadas são baseadas em documentos oficiais, como as Aprendizagens Essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Direção-Geral da Educação, 2017). Na sua continuidade, aborda o papel essencial do ensino da disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento educacional e cívico dos alunos, destacando que esta disciplina promove o entendimento do espaço e das ações humanas no passado, incentivando a reflexão sobre questões de identidade, cultura, democracia e direitos humanos. Além disso, ressalta a importância da preservação do património cultural e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação. Ao analisar eventos históricos e questões contemporâneas, o ensino da disciplina referida possibilita aos alunos compreenderem melhor o mundo em que vivemos, que está em constante mudança.
- A aplicação do Projeto Artista Residente – educação, cultura e desenvolvimento comunitárioPublication . Bezinelli, Amábile Maria Santos; Carvalho, Nuno Manuel dos Santos, 1958-; Torres, Margarida Adónis, 1975-A presente investigação aborda a aplicação do Projeto Artista Residente (PAR), integrado no Plano Nacional das Artes (PNA) e no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC). A investigação foi realizada em três escolas situadas em Odivelas, Sintra e Caldas da Rainha, Portugal, e busca investigar o impacto do PAR no desenvolvimento comunitário, explorando o cruzamento entre práticas artísticas comunitárias e o desenvolvimento comunitário no contexto escolar. A metodologia utilizada tem caráter misto (qualitativo e quantitativo), integrando pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas, focus groups, inquéritos por questionário e observação participante. A análise dos dados foi realizada tanto qualitativamente quanto quantitativamente, oferecendo uma compreensão ampla e detalhada das dinâmicas do PAR nas escolas. Em um dos estudos de caso, a observação participante foi central, permitindo uma visão interna das práticas artísticas e de seu impacto direto na comunidade escolar. Os resultados encontrados estão relacionados com a promoção de práticas artísticas comunitárias que fortalecem o desenvolvimento pessoal, social e comunitário dentro do ambiente escolar, evidenciando o papel do PAR, no contexto do PNPSE-PDPSC.
- A apropriação do espaço exterior por crianças da educação pré-EscolarPublication . Cadima, Joana Rita Lourenço; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente relatório incide sobre a apropriação do espaço exterior por parte de crianças de Educação Pré-Escolar. Sabe-se que o brincar no espaço exterior tem, ao longo dos anos, vindo a ser desvalorizado. No entanto, este é fundamental para o desenvolvimento holístico da criança e, por isso, torna-se essencial que se promovam diversas experiências diretas com este espaço, permitindo que as crianças explorem, brinquem e realizem atividades livres. Este estudo envolveu um grupo de vinte e um participantes com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. No decorrer do mesmo, foi utilizada a metodologia Abordagem Moisaico (Clark, 2011) com o objetivo de dar voz às crianças e percecionar as suas perspetivas relativamente ao espaço exterior e interior. Os resultados evidenciaram que, as crianças tinham poucas oportunidades para brincar de forma livre e autónoma. Para além disso, manifestaram o desejo das crianças de frequentar regularmente o espaço exterior 2. Mais tarde, após ser promovido regularmente o brincar no espaço exterior, as crianças exploraram todas as áreas e materiais que o constituem. Através do brincar simbólico coletivo deram asas à sua imaginação e criaram e recriaram diversos cenários.
- A ascensão do populismo de extrema direita nas redes sociais: André Ventura e Chega nas eleições legislativas 2024Publication . Dias, Nathanny de Matos; Baptista, Gil António Baptista, 1971-O trabalho busca entender a linha discursiva de André Ventura e o Partido Chega como fenômeno da direita radical em Portugal, com destaque para o período das eleições legislativas de 2024. A pesquisa buscou analisar o conceito de populismo, a retórica populista utilizada pelo Chega e seu líder André Ventura e como as redes sociais podem influenciar na propagação desses discursos. Além disso, foram analisadas as publicações do Chega e Ventura no X e Instagram de 05 de fevereiro a 08 de março focada em três eixos principais: Ameaças Externas, Crítica às Elites e Valorização do Povo
- Associação entre a competência motora e o desempenho cognitivo em crianças do 1.º CEBPublication . Mendonça, Catarina Alexandra Ferreira; Gomes, Ricardo Miguel Matias, 1981-A relação entre a competência motora (CM) e o desempenho cognitivo (DC) tem suscitado muito interesse na comunidade científica. Este estudo tem como principal objetivo estabelecer uma relação entre a CM, o IMC e o DC em crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB). O número de participantes no estudo corresponde a 17 crianças (n= 17), oito do sexo feminino e nove do sexo masculino, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade (7,29 ± 0,47 anos). Este estudo procurou correlacionar a CM, medida através da bateria de testes Motor Competence Assessment (MCA), o Índice de Massa Corporal (IMC) e o DC, medido através das fichas de avaliação no 3.º período do ano letivo 2023/2024. Não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre a CM e o DC. Foi encontrada uma correlação negativa entre o IMC e o shuttle run (ρ = -0,504; p <0,05) e, também, correlações positivas entre as três componentes do currículo (Português e Matemática: ρ = 0,625; p <0,05; Português e Estudo do Meio; ρ = 0,749; p <0,05; Matemática e Estudo do Meio: ρ = 0,522; p <0,05). Apesar de os resultados não serem estatisticamente significativos, existem algumas tendências que permitem afirmar que os alunos com IMC mais elevado levam mais tempo a executar o shuttle run e os alunos com melhores resultados numa componente do currículo, terão também bons resultados nas restantes.
- Atividades assistidas por animais, satisfação com a vida e felicidade subjetiva. Estudo com uma amostra de idosos, utentes de um centro de dia, do concelho de VagosPublication . Santos, Ana Beatriz Carvalho dos; Matos,, Alda Dulce Pereira de Sousa, 1972-O presente estudo realizou-se com o intuito de compreender o impacto das Atividades Assistidas por Animais na Satisfação com a Vida e na Felicidade Subjetiva em idosos utentes de Centro de Dia. Ao longo do texto é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática nomeadamente conteúdos sobre o envelhecimento demográfico e individual, resposta social de Centro de Dia, as Intervenções Assistidas por Animais, a relação entre o idoso e o animal de estimação, as Intervenções Assistidas por Animais com idosos, a satisfação com a vida nas pessoas idosas e a felicidade subjetiva nas pessoas idosas. O objetivo desta investigação centrou-se em perceber se as Atividades Assistidas por Animais têm impacto na Satisfação com a Vida, bem como na Felicidade Subjetiva num grupo de idosos, utentes de um Centro de Dia, no concelho de Vagos. A metodologia utilizada nesta pesquisa será de índole exploratória, com base numa pesquisa de caráter quantitativo de acordo com a questão de investigação. A amostra do estudo foi constituída por 12 idosos utentes de um Centro de Dia. Para a realização desta investigação foram utilizados um questionário sociodemográfico elaborado propositadamente para este estudo, a Escala de Satisfação com a Vida, bem como a Escala da Felicidade Subjetiva. Após o tratamento estatístico dos dados obtidos, realizarei a caraterização da amostra e apresentarei e discutirei os resultados mais relevantes. Por último, tecerei algumas considerações finais sobre o estudo e esta temática além da conclusão
- A autorregulação da aprendizagem em crianças do 1º CEB, pela perspetiva dos professoresPublication . Teixeira, Beatriz Pires; Coelho,, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente relatório final resulta do trabalho desenvolvido, após os estágios realizados, no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório apresenta um trabalho que teve como objetivo primordial entender de que forma os professores do 1º ciclo encaram a autorregulação da aprendizagem dos seus alunos. Por conseguinte, foram definidos alguns objetivos mais específicos, nomeadamente conhecer as conceções dos professores sobre o conceito de autorregulação da aprendizagem, perceber qual a importância que os professores atribuem à autorregulação da aprendizagem em crianças do 1º ciclo do ensino básico, compreender de que forma o papel do professor influencia a autorregulação da aprendizagem e conhecer as suas práticas e estratégias para ajudar no processo de autorregulação da aprendizagem dos seus alunos. De acordo com os objetivos do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas estruturadas, e a análise dos dados efetuou-se recorrendo à técnica de análise de conteúdo. O estudo foi realizado num agrupamento de escolas do concelho de Coimbra, com o apoio de quatro docentes do 1º CEB. Os resultados obtidos sugerem que este grupo de docentes valoriza o papel do professor como orientador e mediador, destacando a importância de utilizar estratégias diversificadas e de promover um ambiente acolhedor e motivador, facilitando, assim, o desenvolvimento de competências autorregulatórias. Apesar dos desafios identificados, como a falta de recursos, a gestão do tempo, o currículo extenso ou o acesso desigual a ferramentas digitais, a autorregulação da aprendizagem é reconhecida como um fator determinante a alcançar para melhores resultados académicos, aprendizagens mais significativas e para fomentar atitudes positivas entre os alunos.
- Autorregulação e gestão emocional em 1ºCEBPublication . Lopes, Carina Alexandra Ventura; Vale,, Vera Maria Silvério do, 1961-O presente Relatório Final emerge do trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico e apresenta o estudo realizado em contexto de estágio curricular, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, com uma turma de 1º. ano constituída por 18 alunos. Este estudo resulta da implementação de um projeto de investigação-ação com o intuito de promover a autorregulação e gestão emocional dos alunos em sala de aula. Após observação e registo do clima emocional e dos comportamentos em sala, verificou-se a existência de comportamentos desajustados, por parte dos alunos, face a diversas situações. Com base neste facto, foram exploradas e implementadas diferentes estratégias de gestão emocional, primeiramente estratégias intrapessoais e, posteriormente interpessoais, de modo a contribuir para a alteração desses comportamentos e, consequentemente, contribuir para um clima emocional positivo na sala de aula. Terminado o processo e após implementar as estratégias, as mudanças foram evidentes, tanto na compreensão e gestão das emoções, como na autorregulação e sociabilização harmoniosa entre pares. Percecionou-se de forma clara, um impacto positivo no ambiente da sala e nos comportamentos dos alunos, que passaram a demonstrar competências socioemocionais.
- O brincar heurístico em creche: as potencialidades de materiais não estruturadosPublication . Laranjeira, Filipa de Abreu Califórnia; Vale,, Vera Maria Silvério do, 1961-O brincar é considerado como uma atividade vital no desenvolvimento saudável das crianças pequenas, fundamental no dia-a-dia de qualquer uma. Desta forma, é necessário assegurar experiências que sejam diversificadas, desafiantes e de qualidade. Para isto, é indispensável mencionar a seleção de materiais oferecidos às crianças. Deve fazer parte desta seleção materiais não estruturados, que potencializem a imaginação e criem diversas oportunidades de brincadeira. Pelos fatores mencionados anteriormente, e pela curiosidade de explorar a abordagem Brincar Heurístico e a temática materiais não estruturados, surgiu a investigação que dá base ao presente Relatório, com o objetivo de explorar as potencialidades dos materiais não estruturados no desenvolvimento de crianças de Creche. Neste sentido, numa perspetiva metodológica, o presente estudo foi desenvolvido segundo uma metodologia de investigação com cariz qualitativo, realizado em creche, com uma amostra de cinco crianças de dois e três anos de idade. Os dados foram recolhidos através de observação participante, registo videográfico e fotográfico, assim como tabelas de observação, referentes às atitudes, comportamentos, e bemestar e implicação das crianças face aos materiais e ambiente em que estão inseridas. A análise dos dados permitiu compreender que a exploração deste tipo de materiais potencializa o desenvolvimento global e a aquisição de aprendizagens significativas, uma vez que, quanto mais diversificada e estimulante for a oferta dos materiais de fim aberto, maiores são as oportunidades de exploração e de desenvolvimento da criança.
- Caligrama: uma ferramenta pedagógica motivadora para o desenvolvimento da escrita no 1.º CEBPublication . Lima, Vanessa Liliana Pinto; Custódio,, Pedro Balaus, 1964-Ao longo do meu percurso de formação docente, foi possível observar que grande parte das atividades de escrita eram rotineiras e fastidiosas, o que acabava por produzir nos alunos uma certa rejeição face ao ato de escrever. Desta feita, a promoção pelo gosto da escrita, bem como o desenvolvimento da criatividade nos alunos, tornou-se um desejo intrínseco no desenvolvimento deste estudo. Foi criado um plano de atividades de escrita, onde o caligrama é utilizado como uma ferramenta para gerar motivação para a escrita. Este plano foi desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade, numa escola da rede pública. Partindo dos resultados obtidos é possível concluir que os alunos progrediram ao longo da implementação das atividades propostas. Estes demonstraram-se motivados durante a criação dos seus caligramas, revelando criatividade em cada um dos seus trabalhos, denotando-se uma melhoria significativa das suas competências de escrita. É ainda possível inferir que o recurso a atividades lúdicas, contextualizadas e significativas, que apelam à criatividade dos alunos, são fundamentais para o aumento da motivação no desenvolvimento de projetos de escrita.