IPC - Instituto Politécnico de Coimbra
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O Instituto Politécnico de Coimbra foi criado em 1979, no contexto da implementação do ensino politécnico em Portugal. Apesar da sua história recente, o IPC herdou a tradição e a experiência das escolas que passaram a integrá-lo e que contribuem para que possa afirmar-se hoje como um dos maiores institutos politécnicos do país e uma das mais importantes instituições de ensino superior público em Portugal. Atualmente, o Instituto Politécnico de Coimbra é constituído por seis unidades de ensino:
- Escola Superior Agrária de Coimbra
- Escola Superior de Educação de Coimbra
- Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital
- Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
- Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
- Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
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- 0000-0001-7654-5638Publication . Ramalho, Anabela Barbara Domingues Panão Gois; Vallejo, Antonio Pantoja; López-Barajas, David Molero; Molina-Jaén, Mª Dolores; Ruiz, María Jesús ColmeneroEl estudio que presentamos ofrece los resultados de la primera fase del análisis de las necesidades del alumnado del Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), dentro Proyecto de investigación “TIMONEL: System Recommendation (SR) based on guidance needs and mentoring of students and European university graduates”, concedido por el Ministerio de Cultura, Educación y Deporte del Gobierno de España (Código EDU2016-75892-P) en el que participan 4 universidades de 3 países europeos, Universidad de Jaén y Universidad de Granada (España), Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal) y Queen Mary University of London (Reino Unido). Los participantes son 583 estudiantes y egresados (n=583), del Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), empleando como instrumento el Cuestionario sobre la Práctica Orientadora y tutorial en el alumnado y egresados universitarios construido ad hoc, el cual valora la orientación académica, personal y profesional, y el uso de las tecnologías en orientación. Se realiza un estudio descriptivo y otro de relación, para establecer la existencia de diferencias significativas (p<.05) entre las variables sociodemográficas consideradas género (hombre vs. mujer), nivel académico (alumnado de segundo curso, alumnado de tercer curso y alumnado de máster) y los factores del instrumento. Para finalizar, se presenta una discusión de los resultados y las conclusiones del estudio.
- 10719532Publication . Santos, Luís Alcino Madeira Pereira dos; Almeida, Bruno José Machado deA concentração do mercado de auditoria tem sido fonte de estudo e de preocupação por parte de reguladores e de académicos. Os elevados níveis de concentração limitam a capacidade de escolha dos consumidores e podem diminuir a qualidade das auditorias e aumentar os seus honorários, bem como representam um risco sistémico para o mercado de auditoria. O estudo da concentração do mercado de auditoria tem sido centrado nas empresas cotadas e nas Entidades de Interesse Público, não abordando as PME que representam, na União Europeia, cerca de 98,8% do total de empresas, sendo responsáveis por 47% do VAB e 55% do emprego. Este relatório tem os seguintes objetivos: analisar os níveis de concentração no mercado de auditoria nas PME, analisando quatro parâmetros: volume de negócios, número de trabalhadores, total do ativo e número de clientes; e apresentar as tarefas por mim desenvolvidas durante o estágio curricular, com a função de auditor financeiro estagiário, na empresa Telma Carreira Curado & Associados, Sociedade de Revisores Oficiais de Conta, Lda., que teve a duração total de 960 horas. As nossas conclusões permitem identificar que os níveis de concentração se apresentam elevados, com efeito as Big-4 dominam na maior parte dos parâmetros analisados, existindo igualmente grandes empresas regionais que contribuem para que o mercado de auditoria se apresente concentrado, sem, no entanto, evidenciar a estrutura de um oligopólio.
- O 25 de Abril e a construção da democracia até à atualidade: a metodologia de aprendizagem por descoberta guiada aplicada na disciplina de história e geografia de Portugal do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Eduarda Veríssimo; Campos,, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Este Relatório Final integra a Unidade Curricular de Prática Educativa II, do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal do 2º CEB e foi organizado no âmbito do Estágio integrado na referida Unidade Curricular. Foi no âmbito do domínio “O 25 de Abril e a construção da Democracia até à atualidade”, numa turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que ocorreu a nossa intervenção. Como questão de partida enunciámos a seguinte: “É possível que as crianças adquiram conhecimentos de uma maneira apelativa através da metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada?”. Por sua vez, foram definidos como objetivos os seguintes: suscitar o gosto pela descoberta; promover aprendizagens significativas; compreender, de uma forma apelativa, acontecimentos relativos ao 25 de Abril de 1974. Tendo por base a questão de partida e os objetivos referidos, e como orientação a metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada, foram postas em prática algumas atividades preparadas para a turma que acompanhámos ao longo do estágio curricular. Este documento está dividido em duas partes: a primeira é referente à fundamentação teórica, metodologia e objetivos do estudo, enquanto a segunda detalha a prática de ensino no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo materiais produzidos e atividades realizadas. Todas as informações apresentadas são baseadas em documentos oficiais, como as Aprendizagens Essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Direção-Geral da Educação, 2017). Na sua continuidade, aborda o papel essencial do ensino da disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento educacional e cívico dos alunos, destacando que esta disciplina promove o entendimento do espaço e das ações humanas no passado, incentivando a reflexão sobre questões de identidade, cultura, democracia e direitos humanos. Além disso, ressalta a importância da preservação do património cultural e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação. Ao analisar eventos históricos e questões contemporâneas, o ensino da disciplina referida possibilita aos alunos compreenderem melhor o mundo em que vivemos, que está em constante mudança.
- 2D liver segmentation in abdominal computed tomography scansPublication . Niño, Stephanie Alexandra Batista; Domingues, Inês Campos Monteiro SabinoA deteção precoce de anomalias no fígado é crucial para um diagnóstico preciso e eficaz de doenças como o cancro do fígado, uma das principais causas de morte por cancro no mundo. Modalidades de imagiologia médica, especialmente a tomografia computorizada, têm desempenhado um papel fundamental na identificação e caracterização de doenças. Nos Hospitais da Universidade de Coimbra, a segmentação precisa do fígado constitui uma técnica muito importante para o tratamento das doenças hepáticas. No entanto, as ferramentas comerciais de segmentação automática existentes apresentam um custo elevado pela segmentação em cada tomografia realizada e as soluções gratuitas carecem de uma interface para a visualização dos resultados. Assim, este projeto introduz uma abordagem designada por Incrementalização de Dados Privados, avaliando a capacidade de generalização dos modelos de segmentação de imagem U-Net, ResUNet++, FCN e BerDiff. Esta abordagem apresenta uma análise da exposição incremental dos modelos a vários dados clínicos do mundo real, aumentando a sua adaptabilidade e avaliando o seu desempenho em conjuntos de dados com dimensões e fontes diversificadas. Através de experiências sistemáticas, observou-se que o modelo mais eficaz para segmentar o fígado foi o modelo ResUNet++, apresentando o melhor desempenho, com uma exatidão de 0,9972, um DSC de 0,9449 e um ASSD de 0,0053 mm. Seguidamente, este modelo foi integrado numa interface gráfica desenvolvida no âmbito do projeto para a segmentação automática do fígado. Esta contribuição pretende otimizar o diagnóstico e monitorização de doenças, reduzindo os custos associados, melhorando o atendimento ao paciente e a alocação de recursos em ambientes clínicos.
- 50 anos de estudos sobre o agendamento – Caminhos de uma teoria dos mediaPublication . Ferreira, Gil Baptista; Camponez, CarlosCom o presente número da revista Mediapolis pretendemos marcar os 50 anos decorridos sobre o seminal estudo de Chapel Hill, que deu origem a uma das áreas mais consistentes de estudos das Ciências da Comunicação, realizados sobre os media: a teoria do agenda setting ou do agendamento. O início desta história teve origem quando Maxwel McCombs e Donald Shaw, então dois jovens investigadores, decidiram analisar como, a propósito das eleições presidenciais norte- americanas de 1968, que opuseram Hubert Humphrey e Richard Nixon, os media poderiam, de algum modo, influenciar a opinião pública. Para o efeito, realizaram um estudo tendo por base 100 eleitores indecisos, residentes em Chapel Hill, na Carolina do Norte, acabando por encontrar um coeficiente muito forte de correlação entre a agenda mediática e a agenda dos eleitores. A agenda setting, numa fase inicial, começou por afirmar que pessoas acabam por conhecer determinados assuntos pelo efeito da seleção realizada pelos media que, deste modo, transforma temas, pessoas e acontecimentos em matéria privilegiada do debate público, marcando um paralelismo entre a agenda dos media e a agenda da opinião pública.
- À “descoberta” da história de Coimbra: a mobilização de recursos patrimoniais locais no ensino-aprendizagem da história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Portela, Marta Isabel Reis; Campos, Maria do Rosário Castiço de, 1958-O Relatório que apresentamos implicou uma investigação que visa a conclusão do Mestrado de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) do 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Coimbra. Decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa II, com alunos do 5º ano de escolaridade. Teve como objetivo geral, compreender a importância da mobilização de recursos patrimoniais locais no ensino-aprendizagem da HGP do 2.º CEB e como objetivos específicos, compreender a relevância da História local na aprendizagem de conteúdos de HGP, compreender conceitos relacionados com o ensino da História tomando como referência acontecimentos da História local e valorizar testemunhos históricos do património local na aprendizagem da HGP. A investigação efetuada foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, com base no método de investigação-ação. Nesse sentido, procurou-se que a investigação fosse fundamentada na ação, visando-se a intervenção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, especificamente, na unidade didática “Portugal nos séculos XIII e XIV”, do programa do 5º ano de escolaridade. O recurso ao património de uma localidade promove a relação do aluno com o concreto, com o individual. Tomando-se como ponto de partida o património local, podem-se proporcionar ao aluno aprendizagens significativas, conforme se evidencia neste estudo.
- À descoberta com crianças de 5 anos. relatório finalPublication . Pinto, Joana Mafalda dos Santos; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente Relatório Final, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar, lecionado na Escola Superior de Educação de Coimbra para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Desta forma, o presente Relatório tem por base a análise crítico-reflexiva do meu percurso formativo. Expõe a caraterização da Instituição, a caracterização do grupo e do ambiente educativo onde se inclui o espaço e o tempo das interações com o meio, com as famílias e a prática da educadora cooperante. Todo este processo se completa com as experiências-chave mais significativas e que se tornaram muito importantes para a minha aprendizagem e formação como futura educadora de infância, nomeadamente a importância da leitura no pré-escolar, o trabalho por projeto, o Movimento Escola Moderna, o Sistema de Acompanhamento das Crianças e a investigação que consistiu na escuta/audição das vozes das crianças. A investigação tem como tema “ o que pensam as crianças acerca da sua experiência e vivência diária no jardim-de-infância”, fundamentada teoricamente e complementada com dados recolhidos no terreno, através das entrevistas.
- À descoberta da educação de infância: relatório finalPublication . Teixeira, Lúcia de Gouveia; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente Relatório Final foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa, do mestrado em educação pré-escolar, com o intuito de descrever e analisar reflexivamente, o percurso e as aprendizagens realizadas no decurso da prática de ensino supervisionada em Creche e Jardim de Infância. As práticas decorreram respetivamente numa sala de berçário, com sete crianças dos cinco aos oito meses, e numa sala de jardim de infância, com dezoito crianças de quatro anos. O relatório encontra-se estruturado em duas partes. A primeira parte é destinada à contextualização e itinerário formativo, apresenta a descrição e análise das instituições, da organização do ambiente educativo, dos grupos de crianças, e das práticas educativas implementadas pela educadora e pela estagiária, no decurso dos estágios. A segunda parte incide sobre a análise e reflexão de cinco experiências-chave que se revelaram cruciais na prática pedagógica supervisionada. (…)
- À descoberta da natureza com crianças de 5 anosPublication . Napoleão, Kim Bernardete; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente Relatório Final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar. O relatório tem por base a análise crítico-reflexiva do meu percurso formativo, e apresenta-se dividido em duas partes. A primeira, apresenta a caraterização da Instituição, do grupo e do ambiente educativo e a prática da educadora cooperante. Nela, refiro, ainda, o processo formativo subdividido em quatro fases - observação do contexto educativo, entrada progressiva na atuação prática, desenvolvimento das práticas pedagógicas e, por último, o projeto pedagógico. Todo este processo se completa com a experiência-chave mais significativa, a componente de investigação, que surgiu no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças no decorrer deste estágio, e que irei sistematizar na segunda parte. Aí, é apresentado o enquadramento do estudo: revisão da literatura acerca da relação da criança com a natureza/ambiente e a metodologia utilizada no estudo. São ainda apresentados os dados e, por fim, as considerações finais.
- À descoberta de um caminho: relatório finalPublication . Antunes, Daniela Sofia Carvalho; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente relatório final decorre da minha experiência de estágio no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, realizado durante um ano lectivo. Este relatório visa abordar as experiências educativas e respectiva reflexão relativamente à minha pratica pedagógica, ajudando-me a fazer uma consolidação e um balanço do trabalho que realizei durante este ano lectivo.