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- Caligrama: uma ferramenta pedagógica motivadora para o desenvolvimento da escrita no 1.º CEBPublication . Lima, Vanessa Liliana Pinto; Custódio,, Pedro Balaus, 1964-Ao longo do meu percurso de formação docente, foi possível observar que grande parte das atividades de escrita eram rotineiras e fastidiosas, o que acabava por produzir nos alunos uma certa rejeição face ao ato de escrever. Desta feita, a promoção pelo gosto da escrita, bem como o desenvolvimento da criatividade nos alunos, tornou-se um desejo intrínseco no desenvolvimento deste estudo. Foi criado um plano de atividades de escrita, onde o caligrama é utilizado como uma ferramenta para gerar motivação para a escrita. Este plano foi desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade, numa escola da rede pública. Partindo dos resultados obtidos é possível concluir que os alunos progrediram ao longo da implementação das atividades propostas. Estes demonstraram-se motivados durante a criação dos seus caligramas, revelando criatividade em cada um dos seus trabalhos, denotando-se uma melhoria significativa das suas competências de escrita. É ainda possível inferir que o recurso a atividades lúdicas, contextualizadas e significativas, que apelam à criatividade dos alunos, são fundamentais para o aumento da motivação no desenvolvimento de projetos de escrita.
- A educação literária no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: um projeto de leitura e a perceção dos professoresPublication . Ventura, Mariana Conceição; Custódio, Pedro Balaus, 1964-O presente relatório final resulta de um projeto de investigação-ação, realizado em duas fases. A primeira ocorreu durante o estágio curricular, no ano letivo 2020/2021, no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), numa turma de 1.º ano. A segunda contemplou entrevistas semiestruturadas aplicadas a cinco docentes no período de 23 de fevereiro a 16 de março de 2023. O estudo centrou-se na problemática observada durante o estágio, onde se constatou que o contacto dos alunos com a Educação Literária e com a Literatura para Infância era limitado ao manual escolar. Promoveu-se um projeto de leitura, tendo como principal objetivo promover a Educação Literária utilizando como objeto o livro. Deste modo, desenvolveram-se três intervenções educativas centradas no livro. Complementarmente, considerou-se pertinente conhecer as perspetivas e práticas dos docentes em relação à Educação Literária. Para isso, recorreu-se à técnica de entrevista semiestruturada. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo para o seu tratamento. Foi possível constatar que o projeto de leitura implementado contribuiu positivamente para despertar o interesse dos alunos pela literatura e pelos livros. Os alunos mostraram-se interessados na exploração dos diferentes livros e nas atividades propostas. As sessões desenvolvidas poderão ter, a curto e a longo prazo, benefícios ao nível do desenvolvimento de competências leitoras e literárias. No âmbito das entrevistas constatou-se que os docentes reconhecem a importância da promoção da Educação Literária, no entanto, nas suas práticas descrevem dificuldades em concretizar momentos de mediação leitora centrados no livro, continuando, em alguns casos, a privilegiar o uso do manual escolar.