Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A aplicação do Projeto Artista Residente – educação, cultura e desenvolvimento comunitário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AMABILE_BEZINELLI.pdf1.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação aborda a aplicação do Projeto Artista Residente (PAR), integrado no Plano Nacional das Artes (PNA) e no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC). A investigação foi realizada em três escolas situadas em Odivelas, Sintra e Caldas da Rainha, Portugal, e busca investigar o impacto do PAR no desenvolvimento comunitário, explorando o cruzamento entre práticas artísticas comunitárias e o desenvolvimento comunitário no contexto escolar. A metodologia utilizada tem caráter misto (qualitativo e quantitativo), integrando pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas, focus groups, inquéritos por questionário e observação participante. A análise dos dados foi realizada tanto qualitativamente quanto quantitativamente, oferecendo uma compreensão ampla e detalhada das dinâmicas do PAR nas escolas. Em um dos estudos de caso, a observação participante foi central, permitindo uma visão interna das práticas artísticas e de seu impacto direto na comunidade escolar. Os resultados encontrados estão relacionados com a promoção de práticas artísticas comunitárias que fortalecem o desenvolvimento pessoal, social e comunitário dentro do ambiente escolar, evidenciando o papel do PAR, no contexto do PNPSE-PDPSC.
This research addresses the implementation of the Resident Artist Project (PAR), integrated within the National Arts Plan (PNA) and the National Program for the Promotion of School Success (PNPSE), under the Personal, Social, and Community Development Plan (PDPSC). The research was conducted in three schools located in Odivelas, Sintra, and Caldas da Rainha, Portugal, and aims to investigate the impact of the PAR on community development, exploring the intersection between community art practices and community development within the school context. The methodology used is mixed-method, integrating bibliographic and documentary research, semi-structured interviews, focus groups, surveys, and participant observation. Data analysis was carried out both qualitatively and quantitatively, offering a comprehensive and detailed understanding of the dynamics of the PAR in the schools. In one of the case studies, participant observation was central, providing an insider perspective on the artistic practices and their direct impact on the school community. The findings are related to the promotion of community art practices that strengthen personal, social, and community development within the school environment, highlighting the role of the PAR within the PNPSE-PDPSC context.

Description

Keywords

Plano Nacional das Artes Artista Residente Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Desenvolvimento Comunitário Práticas Artísticas National Arts Plan Resident Artist National Program for the Promotion of School Success Community Development Art Practices

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue