Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Estimulação cognitiva digital: Implementação de um projeto em estrutura residencial para pessoas idosas.Publication . Ana Isabel Ferreira Silva de Freitas Lopes; Lourenço, Tânia Marlene Gonçalves Lourenço; Abreu Figueiredo, Rita Maria SousaIntrodução: As demências são reconhecidas como uma das principais perturbações neurocognitivas, sendo responsáveis por grande parte da perda de autonomia e pela necessidade de cuidados residenciais e institucionais entre idosos. Esta realidade reforça a importância da implementação de estratégias de intervenção inovadoras, utilizando novas tecnologias para manter ou melhorar o funcionamento cognitivo e promover o bem-estar de pessoas com demência. Este estudo teve como objetivo implementar um programa de estimulação cognitiva digital para idosos com demência e avaliar o seu impacto na cognição e autonomia dos residentes de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). Materiais e Métodos: A metodologia seguiu as diretrizes de Filho, Ferreira-Borges e Frasquilho (2008), com o projeto desenvolvido em várias etapas. Os critérios de inclusão para os participantes foram: idade superior a 65 anos, residência numa ERPI, interesse em participar, diagnóstico médico de demência nas fases iniciais, e capacidade de leitura e escrita. A avaliação inicial dos participantes foi realizada utilizando o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para a função cognitiva e o Índice de Barthel para a autonomia nas atividades de vida diária. Entre março e abril de 2024, foi implementado o programa de estimulação cognitiva digital siosLIFE, conduzido por um Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP). Este programa incluiu intervenções personalizadas e estruturadas, visando estimular áreas cognitivas como orientação, concentração, atenção, memória e pensamento abstrato, através de técnicas como orientação para a realidade, terapia de reminiscência, estimulação social, exercícios físicos, autocuidado, entre outros. Após a implementação, os instrumentos de avaliação foram reaplicados, juntamente com um questionário de satisfação para os participantes e stakeholders. Todos os princípios éticos relevantes foram respeitados. Resultados: O programa foi aplicado durante seis semanas, com vinte sessões estruturadas e personalizadas realizadas para dez idosas, com uma idade média de 82,80 anos (DP = 7,81). Houve uma melhoria significativa na função cognitiva de todos os participantes, com um aumento médio de 10,10 pontos no MoCA. Observou-se também uma melhoria na autonomia dos idosos, com um aumento médio de 3,5 pontos no Índice de Barthel. Todos os participantes consideraram a experiência "muito satisfatória", destacando a importância de "ocupar a mente" e "estimulá-la". Os stakeholders identificaram como principais pontos fortes do projeto "a inovação", "a socialização dos idosos", "a melhoria cognitiva" e "a acessibilidade às plataformas digitais". Conclusão: O programa de estimulação cognitiva digital demonstrou eficácia na melhoria das funções cognitivas e da autonomia dos idosos com demência em ERPIs. Os aumentos nos scores do MoCA e no Índice de Barthel, juntamente com a elevada satisfação dos participantes, enfatizam a relevância do uso de tecnologias digitais como ferramenta de intervenção cognitiva para idosos institucionalizados.
- Estratégias pedagógicas inclusivas: intervenção com um aluno com necessidades específicasPublication . Ribeiro, Margarida Alexandra Roque Garcia; Costa, Sónia Teresa Simões daEste estudo tem como objetivo principal identificar estratégias pedagógicas inclusivas utilizadas para desenvolver competências cognitivas e sociais de um aluno com necessidades específicas, que comprometem o seu sucesso académico. O estudo empírico é baseado numa abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo de entrevistas a pessoas que intervêm diretamente com o aluno, nomeadamente a Professora de Educação Especial, a Terapeuta da Fala e a Encarregada de Educação. Procedeu-se à identificação das barreiras e facilitadores à aprendizagem do aluno, a fim de implementar atividades com estratégias inclusivas que criem ambientes propícios para a aprendizagem. A partir da intervenção realizada, são identificadas várias estratégias pedagógicas que ajudam o aluno, incluindo o uso do computador, a criação de material específico para promover competências cognitivas, o trabalho colaborativo entre pares e jogos voltados para o desenvolvimento das suas potencialidades e colmatação das suas dificuldades. Pretende-se que este estudo contribua para que os professores adotem estratégias pedagógicas inclusivas cada vez mais diversificadas, promovendo o sucesso de TODOS os alunos.
- A ascensão do populismo de extrema direita nas redes sociais: André Ventura e Chega nas eleições legislativas 2024Publication . Dias, Nathanny de Matos; Baptista, Gil António Baptista, 1971-O trabalho busca entender a linha discursiva de André Ventura e o Partido Chega como fenômeno da direita radical em Portugal, com destaque para o período das eleições legislativas de 2024. A pesquisa buscou analisar o conceito de populismo, a retórica populista utilizada pelo Chega e seu líder André Ventura e como as redes sociais podem influenciar na propagação desses discursos. Além disso, foram analisadas as publicações do Chega e Ventura no X e Instagram de 05 de fevereiro a 08 de março focada em três eixos principais: Ameaças Externas, Crítica às Elites e Valorização do Povo
- Construção de um programa psicoterapêutico de enfermagem promotor do coping na pessoa adulta com doença oncológica: Caedo - coping cancerPublication . Ana Raquel Soares Pereira; Lourenço, TâniaIntrodução: O distress nas pessoas com doença oncológica impacta negativamente a sua qualidade de vida e bem-estar. Há uma lacuna na existência de programas psicoterapêuticos de enfermagem que promovam de forma eficaz, o coping em adultos com doença oncológica. Objetivo: Construir um programa psicoterapêutico de enfermagem promotor do coping na pessoa adulta com doença oncológica. Materiais e métodos: Estudo estruturado em quatro etapas. Na Etapa I, foi realizada uma scoping review de acordo com a metodologia Joanna Briggs Institute que mapeou a evidência assente na intervenção do enfermeiro na promoção do coping na população em estudo. As Etapas II e III envolveram estudos exploratórios qualitativos independentes com um grupo focal de utentes (n=8) e três grupos focais de enfermeiros peritos (n=16) para aferir os elementos-chave a integrar no programa, sendo os dados tratados com o MaxQDA24. Na Etapa IV foi realizada a modelagem efetiva do programa triangulando os resultados das etapas anteriores. O estudo obteve o parecer favorável de uma comissão de ética (Parecer nº002/23). Resultados: Na Etapa I, dos 1547 registos obtidos foram extraídos 18 para análise, destacando-se as intervenções cognitivo-comportamentais com programas compostos por 6 a 12 sessões de 45 a 90 minutos. Na etapa II foi destacada a importância de iniciar o programa desde o diagnóstico, com sessões de 45 a 60 minutos, que abordassem as necessidades físicas, emocionais e sociais identificadas. Na etapa III, os peritos sugeriram um programa de intervenção mista com 8 a 10 sessões, centrado principalmente na relação de ajuda incorporando técnicas psicoterapêuticas adicionais. Na etapa IV foi elaborada a versão preliminar do programa psicoterapêutico de enfermagem proposto, composto por 10 sessões (5 individuais e 5 de grupo) ao longo de seis meses, cujas intervenções visam dar resposta aos diagnósticos de enfermagem: disponibilidade para coping efetivo, ansiedade, medo e falta de conhecimento sobre a doença. Conclusão: O programa psicoterapêutico desenvolvido apresenta uma abordagem estruturada para promover o coping em adultos com doença oncológica, integrando intervenções individuais e em grupo com base em evidências e necessidades identificadas.
