Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-23"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Autorregulação e gestão emocional em 1ºCEBPublication . Lopes, Carina Alexandra Ventura; Vale,, Vera Maria Silvério do, 1961-O presente Relatório Final emerge do trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico e apresenta o estudo realizado em contexto de estágio curricular, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, com uma turma de 1º. ano constituída por 18 alunos. Este estudo resulta da implementação de um projeto de investigação-ação com o intuito de promover a autorregulação e gestão emocional dos alunos em sala de aula. Após observação e registo do clima emocional e dos comportamentos em sala, verificou-se a existência de comportamentos desajustados, por parte dos alunos, face a diversas situações. Com base neste facto, foram exploradas e implementadas diferentes estratégias de gestão emocional, primeiramente estratégias intrapessoais e, posteriormente interpessoais, de modo a contribuir para a alteração desses comportamentos e, consequentemente, contribuir para um clima emocional positivo na sala de aula. Terminado o processo e após implementar as estratégias, as mudanças foram evidentes, tanto na compreensão e gestão das emoções, como na autorregulação e sociabilização harmoniosa entre pares. Percecionou-se de forma clara, um impacto positivo no ambiente da sala e nos comportamentos dos alunos, que passaram a demonstrar competências socioemocionais.
- Alimentação da criança até aos dois anos de vida: Contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Jesus, Cátia Alexandra Guerreiro de; Chora, Maria AntóniaA alimentação nos primeiros dois anos de vida desempenha um importante papel na saúde, crescimento e desenvolvimento adequado da criança. Além disso, contribui ativamente para a adoção, modelação e consolidação de hábitos e estilos de vida saudáveis, por sua vez determinantes para a saúde em todo o ciclo vital e para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis como a obesidade, a diabetes mellitus, a hipertensão arterial ou o cancro. O presente relatório visa, em retrospetiva, refletir sobre as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e de Mestre, adquiridas e desenvolvidas ao longo do Estágio Final, resultantes do percurso nos diferentes contextos clínicos e da implementação do projeto de intervenção neste período. Com recurso à metodologia de trabalho de projeto, foram desenvolvidas atividades que procuram atender ao problema previamente identificado. Pelas competências acrescidas e diferenciadas, bem como pela posição privilegiada junto da criança-família, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica desempenha um papel fundamental na promoção de uma alimentação saudável da criança desde o nascimento, visando a maximização do seu potencial de saúde na infância.
- Manual de Acolhimento ao Estudante: uma Ferramenta de Comunicação e IntegraçãoPublication . Paiva, Magda; Borges, AnaEnquanto responsável pelos Serviços Pedagógicos do ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, apercebi-me da inexistência de um manual de acolhimento ao estudante que contribuísse para o processo de integração de novos estudantes na Cultura e Valores da organização. O Manual de Acolhimento e Integração para o Estudante do ISAG desenvolvido é teoricamente estruturado em quatro pilares: Gestão de Relacionamento (subdivido na Gestão de Relacionamento com o Cliente e na Jornada do Cliente); Comunicação Empresarial; Relações Públicas e Procedimento de Acolhimento e Integração. A elaboração do Manual foi antecedida do estudo e diagnóstico de situação decorrente da necessidade de o enquadrar no Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISAG. Desenvolvemos ainda um estudo estatístico com o objetivo de validar as questões que emergiam do trabalho técnico-científico e concluímos com a apresentação do Programa de Ação que operacionalizou e materializou o nosso objetivo: a implementação do Manual de Acolhimento no Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISAG.
- Estamos comprometidos e satisfeitos? O impacto das PGRH no setor da restauraçãoPublication . Silva, Bruna Gonçalves; Antunes, Maria ArmandaEste estudo teve como objetivo investigar o impacto do comprometimento organizacional na relação entre as práticas de gestão de recursos humanos (PGRH) e a satisfação laboral. Com a globalização, o avanço tecnológico e o recente contexto da pandemia, a forma como é encarada a GRH mudou particularmente e, consequentemente, as suas PGRH também. Por outro lado, o comprometimento dos colaboradores e a sua satisfação para com a organização tiveram um impacto muito grande, pois os colaboradores começaram a valorizar mais estes temas. A recolha de dados foi efetuada através de uma metodologia de natureza quantitativa, com recurso a questionário. Contou com uma amostra de 132 participantes, de diferentes funções, de uma empresa do setor da restauração. Os resultados apurados indicam que as PGRH impactam na Satisfação Laboral e no Comprometimento, e o Comprometimento impacta na Satisfação Laboral. Estes resultados têm o potencial de contribuir para a implementação de políticas mais eficientes e eficazes para a organização.
- O silêncio do estigma internalizado : Intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica em comportamentos aditivos e dependênciasPublication . Flórido, Andreia Jeremias; Valentim, OlgaA Perturbação de Uso de Substâncias tem um impacto significativo em todas as vertentes da vida da pessoa que é dependente destas, consistindo numa perturbação mental que afeta o cérebro e o comportamento, causando incapacidade em controlar o seu uso. Inerente a esta perturbação destaca-se o estigma internalizado, que é proposto como um obstáculo ao tratamento e reabilitação social de pessoas com comportamentos aditivos e dependências (CAD), estando associado negativamente com a autoestima. Este Relatório enquadra teoricamente a problemática do estigma internalizado e dos CAD, com a análise da relação entre estes e a autoestima. Com o objetivo de promover uma prestação de cuidados mais eficaz, baseada em evidência científica, dirigida às pessoas afetadas por estas condições de doença mental, foi realizada uma revisão scoping, que serviu de suporte ao desenvolvimento de um Programa de Intervenção. Este mobilizou técnicas psicoeducativas e cognitivo-comportamentais, em seis sessões individuais, presenciais, semanais, avaliado antes e após, com seis clientes. Os resultados indicaram ganhos em saúde no que diz respeito à consolidação da experiência subjetiva de ser um membro da sociedade e de resistência ao estigma internalizado. Para além disso, este relatório tem como objetivo representar o percurso do mestrado, orientado para a aquisição e desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP) e de Mestre. Através dos diferentes contextos de estágio, tive a oportunidade de aprofundar o autoconhecimento, analisar crítica e reflexivamente a minha prática profissional, fortalecer capacidades comunicacionais e relacionais, baseadas no Modelo Teórico de Tidal, adquirir competências para a intervenção na otimização e recuperação da saúde mental e desenvolver competências de mobilização de intervenções psicoeducacionais, sócio terapêuticas, psicossociais e psicoterapêuticas.
- A intervenção do enfermeiro especialista no cuidado à pessoa em últimos dias e horas de vidaPublication . Franco, Alexandra Filipa Ferreira; Alves, Patrícia VinheirasOs Cuidados Paliativos destinam-se a pessoas com doenças incuráveis e progressivas e suas famílias, visando proporcionar cuidados de alta qualidade em toda a trajetória de doença, incluindo o fim de vida, focando-se na prevenção e alívio do sofrimento físico, psicossocial e espiritual, no sentido de melhorar a qualidade de vida da pessoa/família. A fase de Últimos Dias e Horas de Vida (UDHV) é pautada por uma deterioração progressiva e, por vezes, com sintomas associados, com necessidade de cuidados intensificados, incluindo medidas de conforto e suporte à família. O enfermeiro desempenha um papel crucial na prestação de cuidados devido à proximidade com a pessoa/família. Surge assim a questão de partida do Projeto de Aprendizagem: “Qual a intervenção do Enfermeiro Especialista no cuidado à pessoa em UDHV?”. O percurso realizado teve como finalidade desenvolver competências comuns de enfermeiro especialista e específicas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa e também de Mestre, e contribuir para melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem, tendo incidido na área do cuidado à pessoa nos Últimos Dias e Horas de Vida. O presente Relatório, que se insere no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de intervenção à Pessoa em Situação Paliativa, apresenta uma descrição e análise fundamentada na literatura sobre as atividades e as competências desenvolvidas nos dois estágios, Ensino Clínico na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos e na Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos. Neste percurso foi utilizada a metodologia de Projeto. As estratégias utilizadas foram: consulta de documentos dos serviços; realização de reflexões críticas sobre a prática adotada; pesquisa bibliográfica; elaboração de uma Revisão Scoping; observação da prática clínica; prestação de cuidados; consulta de registos de enfermagem; elaboração de documentos de apoio à prática clínica; consulta de peritos; sessões de formação/ discussão às equipas. Com este percurso considero que atingi a finalidade a que me propus, encontrando-se explicito neste Relatório os resultados obtidos.
- Intervenção Especializada de Enfermagem na Vigilância e Prevenção de Lesões OcularesPublication . Raposo, Anabela Rodrigues Carvalho; Teixeira, Joana Moreira FerreiraO presente Relatório surge no âmbito do 1.º Mestrado de Enfermagem de Médico- Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Tem como objetivo evidenciar a análise reflexiva do percurso académico no desenvolvimento de competências de mestre e especialista (comuns e específicas), na área de especialização de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A escolha do tema “Intervenção especializada de enfermagem na vigilância e prevenção de lesões oculares”, na Pessoa em Situação Crítica, surge duma inquietação pessoal vivida no meu percurso profissional no cuidado à pessoa com necessidade de intervenção ocular especializada, constatando que a incidência de lesões oculares da pessoa em situação crítica é frequente. Neste sentido, este tema, surge como meio para o meu desenvolvimento de competências de mestre que trará benefícios para a pessoa e família, quer a nível pessoal, familiar, profissional, organizações de saúde e na sociedade em geral. A vigilância e prevenção, são a base da prestação de cuidados de enfermagem, pois permitem o agir de forma atempada, prevenindo complicações, conforme preconizado pela Teoria de Vigilância de Meyer e Lavin, que sustentou o cuidado à Pessoa nesta área. Para tal, foram desenvolvidos estágios em Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos e, bem como outras atividades no sentido de dar resposta a objetivos gerais e específicos de aprendizagem e que serão explicitadas e analisadas ao longo deste relatório.
- Intervenção de Enfermagem no Apoio ao Luto Antecipatório do Cuidador Familiar da Pessoa com Doença Oncológica em Situação PaliativaPublication . Ângelo, Ana Rita dos Santos; Alves, Patrícia VinheirasO Cuidador Familiar da Pessoa com Doença Oncológica em Situação Paliativa apresenta necessidades específicas ao longo da trajetória de doença, nomeadamente de apoio na vivência do luto antecipatório. Este processo acarreta um elevado distress emocional, colocando o cuidador numa posição de maior vulnerabilidade, podendo acarretar deterioração da sua saúde global. Nesta perspetiva, sabe-se que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, pela prestação de cuidados a um nível avançado e competência, apresenta um papel preponderante no apoio aos cuidadores, possibilitando a identificação das suas necessidades neste processo e intervindo em colaboração com a equipa interdisciplinar, com vista ao alívio do seu sofrimento e prevenção do luto prolongado. O presente Relatório visa descrever e analisar, de forma fundamentada, o percurso formativo realizado e o desenvolvimento de competências específicas especializadas no cuidado à pessoa em situação paliativa e aos seus cuidadores, competências comuns de Enfermeiro Especialista e de Mestre, em dois locais de estágio - Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos e Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos. Os referenciais teóricos da disciplina de enfermagem- Teoria das Transições de Afaf Meleis e Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson- foram mobilizados e suportam o presente relatório. Para a sua consecução foi utilizada a Metodologia de Projeto, que pressupôs uma prática reflexiva contínua. Foram utilizadas várias estratégias: pesquisa bibliográfica; realização de uma revisão scoping; elaboração de documentos de apoio à prática; auscultação de peritos acerca do problema em estudo; observação da prática clínica; prestação de cuidados; reflexão sobre a prática e realização de sessões de formação. Considero que consegui alcançar os objetivos propostos, tendo o percurso descrito contribuído para o desenvolvimento das competências referidas e para a contínua melhoria da qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação paliativa e à sua família.
- Intervenção especializada de enfermagem à pessoa em situação crítica na prevenção da pneumonia associada à intubação.Publication . Almeida, Daniela Fradinho; Teixeira, Joana Moreira FerreiraAs infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) são eventos adversos que afetam a pessoa em situação crítica (PSC), especialmente quando internada em unidade de cuidados intensivos (UCI), sendo a mais prevalente a pneumonia associada à intubação (PAI), área esta sensível aos cuidados de Enfermagem. Assim, a implementação de estratégias de prevenção e controlo de infeção, concretamente da PAI, promovem a prevenção de complicações e a segurança do doente, sendo fundamental na educação e prática de enfermagem. O desenvolvimento da temática em estudo, serviu de fio condutor neste percurso e foi sustentada na Teoria dos Sistemas de Betty Neuman, que considera a pessoa em constante relação com o meio, sendo a PSC vulnerável pela quebra nas suas linhas de defesa, e a intervenção de enfermagem crucial na prevenção da PAI, mitigação do seu impacto e promoção da sua recuperação, de acordo com os três níveis de prevenção por si preconizados. Para desenvolver competências de mestre e especialista na área da pessoa em situação critica, tendo por base o modelo de Dreyfus, adaptado por Benner, foram realizados estágios em contexto de urgência, unidade de cuidados intensivos e Unidade local de Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos. Para cada um deles, foram traçados objetivos gerais, específicos e atividades para os concretizar e que permitiram o culminar de um processo de desenvolvimento de competências de mestre e especialista na área de enfermagem à PSC, num estádio superior ao do início deste percurso.