Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Autorregulação e gestão emocional em 1ºCEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CARINA_LOPES.pdf82.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final emerge do trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico e apresenta o estudo realizado em contexto de estágio curricular, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, com uma turma de 1º. ano constituída por 18 alunos. Este estudo resulta da implementação de um projeto de investigação-ação com o intuito de promover a autorregulação e gestão emocional dos alunos em sala de aula. Após observação e registo do clima emocional e dos comportamentos em sala, verificou-se a existência de comportamentos desajustados, por parte dos alunos, face a diversas situações. Com base neste facto, foram exploradas e implementadas diferentes estratégias de gestão emocional, primeiramente estratégias intrapessoais e, posteriormente interpessoais, de modo a contribuir para a alteração desses comportamentos e, consequentemente, contribuir para um clima emocional positivo na sala de aula. Terminado o processo e após implementar as estratégias, as mudanças foram evidentes, tanto na compreensão e gestão das emoções, como na autorregulação e sociabilização harmoniosa entre pares. Percecionou-se de forma clara, um impacto positivo no ambiente da sala e nos comportamentos dos alunos, que passaram a demonstrar competências socioemocionais.

Description

Keywords

Desenvolvimento socioemocional Gestão de conflitos Autorregulação Estratégias de mudança comportamental Trabalho cooperativo Competências sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue