Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
82.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final emerge do trabalho desenvolvido ao longo do
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico e apresenta o
estudo realizado em contexto de estágio curricular, no âmbito da unidade curricular de
Prática Educativa Supervisionada, com uma turma de 1º. ano constituída por 18 alunos.
Este estudo resulta da implementação de um projeto de investigação-ação com o intuito
de promover a autorregulação e gestão emocional dos alunos em sala de aula. Após
observação e registo do clima emocional e dos comportamentos em sala, verificou-se a
existência de comportamentos desajustados, por parte dos alunos, face a diversas
situações. Com base neste facto, foram exploradas e implementadas diferentes
estratégias de gestão emocional, primeiramente estratégias intrapessoais e,
posteriormente interpessoais, de modo a contribuir para a alteração desses
comportamentos e, consequentemente, contribuir para um clima emocional positivo na
sala de aula. Terminado o processo e após implementar as estratégias, as mudanças
foram evidentes, tanto na compreensão e gestão das emoções, como na autorregulação
e sociabilização harmoniosa entre pares. Percecionou-se de forma clara, um impacto
positivo no ambiente da sala e nos comportamentos dos alunos, que passaram a
demonstrar competências socioemocionais.
Description
Keywords
Desenvolvimento socioemocional Gestão de conflitos Autorregulação Estratégias de mudança comportamental Trabalho cooperativo Competências sociais